Filmes Comentários

quinta-feira, 6 de junho de 2013

VAI TUDO BEM NO BRASIL, NA BAHIA E EM SALVADOR!

JORNAL COMENTADO 117

7:28 – 06.06.2013 – Quinta-feira

tonY Pacheco*

UM DIA DE PANGLOSS, CÂNDIDO E POLLYANNA

Começo o dia e vejo um internauta (ou uma...) “metendo di cumforça”, me chamando de “pessimista” e insinuando que tenho uma “doença” (mental?), pois não vejo as maravilhas de nosso Brasil atual nem tampouco da nossa Boa Terra, a Bahia.
Pois, hoje, tirarei o dia para ser as personagens de Voltaire: serei Cândido e seu mentor, Pangloss. Serei Pollyanna, a menina que queria ganhar uma boneca e ganhou um par de muletas, e como não era aleijada, fica triste, e o pai lhe diz: “Pois fique feliz, pois você é saudável e não precisa de muletas”. Serei assim, hoje, verei rosas onde só há espinhos.


“O mapa da violência no interior da Bahia”
(“Correio”)

O jornal quer nos convencer que o interior do estado vive mergulhado em violência. “Menas” verdade. Imagine, o internauta, comparar a Bahia com o interior da Síria. O interior do Afeganistão. O interior do Congo. Ou o interior daquelas ilhas medonhas da Indonésia, onde você pode, inclusive, não APENAS SER MORTO, MAS DEGUSTADO por aborígenes que entendem, até hoje, que a carne do estrangeiro lhe dará força, coragem e uma vida melhor.
Ora, comparada com as emboscadas no Congo, onde se muda de cidade e chega-se em território inimigo e se é triturado por metralhadoras, A BAHIA É UM PARAÍSO.
Festejemos nossa Bahia, que não tem o grau de violência e opressão do Afeganistão.

“Bahia ganha duas novas universidades federais”
(“Tribuna da Bahia”)

É o que podemos dizer, como Pangloss, “vivemos pelo melhor no melhor dos mundos”.
É a Educação de nossos jovens em primeiro lugar. É a construção de um Brasil melhor, não no futuro, MAS JÁ, com a força e a inteligência de nossas Catarinas de Médici e de nossas Catarinas, A Grande, que governam pensando no Brasil potência fazendo tudo agora, no plano federal, no plano estadual e no plano municipal.
Duas universidades no interior? Ao mesmo tempo? E tem gente, como o despeitado senador Christovam Buarque, que insiste em criticar o atual governo dizendo que ele não se preocupa com Educação. Se preocupa, sim. E muito.

“Bahia detona Botafogo”
(“Tribuna da Bahia”)

“Virada tricolor”
(“Correio”)

E mesmo no futebol, quando os adeptos do pessimismo diziam que o Bahia ia cair para a ÚLTIMA e não para a Segunda Divisão, eis que pela segunda vez, em pouco tempo, o “Esquadrão de Aço” mostra seu valor, e, de quebra, mostra o valor de MARCELINHO, O Grande Timoneiro do Bahia.
Agora, não há mais quem segure. A não ser, segurar a taça e correr para o abraço: “BAÊA, MINHA PORRA!”

“Cratera na BR”
(“Tribuna”)

Mente quem diz que uma cratera como aquela na altura do Portoseco Pirajá é uma característica de nossas obras de Engenharia. Nanananinha!
Pontes já caíram nos Estados Unidos e até a Torre de Pisa é torta e só não cai porque milhões de dólares são gastos pela Itália para mantê-la de pé. E Veneza? Aquela zorra só não afunda porque até a ONU gasta dinheiro ali para manter as coisas secas.
Portanto, paciência e em vez de passar pelo Portoseco, pegue o Iguatemi, no Acesso Norte, siga pela Av. Luiz Viana, a Paralela, depois vá até São Cristóvão, dali pegue a BA e chegue de novo à BR-324 na altura de Simões Filho.
Pronto, seja como Cândido, seja como Polyanna, veja o lado bom das coisas: fazendo o novo trajeto, você conhecerá partes de Salvador que ainda não conhecia, vivendo a sua vidinha de todo dia ir pra lá e pra cá na BR. Poderá, inclusive, conhecer novas pessoas, fazer novos amores e novas amizades se pegar uma modesta RETENÇÃO de trânsito. Tudo tem um lado bom. Tudo!

 COMENTAMOS COMENTÁRIOS

“Cresce a crueldade no País”
(coluna de Alex Ferraz, na “Tribuna”)

Eu até admiro Alex Ferraz, mas, para quê tanto pessimismo?
Sim, um rapaz ali, outro acolá, joga o cadáver do atropelado na caçamba. Mas, Jesus! O que se pode fazer com cadáveres? Ressuscitá-los? Acariciando-os? Só Jesus pode fazer isso. O pobre rapaz não podia ressuscitar ninguém.
De mais a mais, um rapaz aqui, outro acolá, não mostra a nossa VERDADEIRA ÍNDOLE BRASILEIRA.
Sr. Alex, lembre-se de Irmã Dulce, um Anjo Bom que deu a vida pelos pobres e desvalidos. Brasileira da gema. Não esqueça isso antes de dizer que os brasileiros são cruéis. A maioria tem uma Irmã Dulce dentro de si. Como diz Sérgio Buarque de Hollanda (sim, é parente do cantor): “temos a natureza cordial”.


* tonY Pacheco é jornalista-radialista profissional, já estudou Economia e Psicanálise e, pelo visto, tem traços claros de oligofrenia e é muito idiota certos dias...

4 comentários:

  1. Ok. Somos todos "inimigos do rei!"

    Alexandre Seixas alexandre.raulcover@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Faltou dizer que o paraíso é uma droga porque é monótono, não tem crimes, nem buracos nas nuvens, nem sindicatos para reivindicar nada, nem Arena Fonte Nova, para você passar noites insones procurando defeitos, nem bolsa família, nem desemprego, para você entrar na fila só para ter o que escrever neste blog de merda....

    ResponderExcluir
  3. Vocês são inteligentes e agora estão se mostrando cada vez mais bem-humorados. Quem está no poder deve estar odiando.
    Continuem assim.

    ResponderExcluir