Filmes Comentários

quinta-feira, 20 de junho de 2013

FANTÁSTICO MUNDO NOVO - Gente de todo o mundo seguindo o blog

tonY Pacheco*

Há alguns meses que o blog passou a ser seguido por gente de todo o mundo, de lugares incríveis mesmo, como Vietnam, Romênia, Moçambique, Angola, Islândia, República Tcheca, Andorra. Abaixo, os três que mais acessaram, hoje, dia 20.6.2013, até este momento (16:44). 
E, aí, vou contar uma historinha pra vocês. Quando fazíamos o jornal da imprensa alternativa, nos anos 1970/1980, "O INIMIGO DO REI" (você pode acessar os números antigos no link na barra do próprio blog à sua direita), ainda durante a ditadura militar, só podíamos atingir os EUA, para onde mandávamos dois exemplares de dois em dois meses; Suíça, para o Centro de Documentação, em Genebra; para o jornal da CNT, em Barcelona e para o jornal "A Batalha", em Lisboa. Ao todo, mandávamos bimestralmente, dois exemplares a cada um destes lugares, num total de 8 exemplares ou 48 jornais por ano... ERA CARO DEMAIS O CORREIO, impraticável para estudantes e trabalhadores jovens, que é o que éramos então.
Hoje, como você vê abaixo, só nas últimas horas, 348 pessoas nos EUA, 56 na Rússia e 22 na Ucrânia, além de um número menor em outros países, como 9 em Portugal, já acessaram o blog OSINIMIGOSDOREI3. 
Não deixa de ser emocionante ver como o mundo mudou. Hoje, pessoas no mundo inteiro, brasileiros fugidos de nossa miséria ou estrangeiros que dominam o Português, têm contato DIÁRIO com nossas ideias. E isso é bom demais. O ideal de Bakunin, Proudhon, Kropotkin, Emma Goldman e tantos outros, de um mundo sem fronteiras, está cada vez mais perto, ou, pelo menos, não é mais utópico como era antigamente quando não havia Internet.



Estados Unidos
348
Rússia
56
Ucrânia
22

Nenhum comentário:

Postar um comentário