Filmes Comentários

domingo, 16 de junho de 2013

Como a imprensa mente








Ricardo Líper

Chegamos a uma forma ditatorial de governo.  
Não sei se nos países ditatoriais a repressão é tão violenta como foi nas manifestações de adolescentes em S. Paulo contra a passagem de ônibus. 
Aqui em Salvador não existem anarquistas violentos que danifiquem o que quer que seja. Existem intelectuais simpáticos ao pensamento libertário engajados na luta contra o racismo, a homofobia, a libertação das mulheres e temas esses que tratamos aqui sob os xingamentos dos que estão mamando nas tetas do governo. Eu não conheço nenhum desses anarquistas que um órgão de imprensa paulista andou divulgando. Os que ouço falar só fazem conferências sobre anarquistas históricos para alguns gatos pingados em S. Paulo. Este blog visa criticar o poder no sentido de Foucault: as relações de poder disseminados pela sociedade e a semelhança do poder mesmo  se dizendo popular como qualquer outro poder de direita. 
Será que esses manisfestantes são agentes da CIA?
Será que esses manifestantes são de direita?
Será que esses manifestantes são de outro planeta?
Será que esse jornalista preso é a reencarnação de Herzog?
Sim, adolescentes gostam de se manifestar. Sim, existe oposição como o PSOL e PSTU. Sim os preços estão subindo, mas não podemos dizer que é inflação, temos de engolir calados senão somos de direita, somos o diabo a quatro. Tudo é metafísica para defender a tradicional repressão. 
A única imprensa livre que existe é na Internet. A outra recebe dinheiro para calar a boca. Por isso reagem tanto, os poderosos,  contra a Internet. Por isso tudo agora que os poderosos querem reprimir  citam o Facebook. Acho o Face, como os adolescentes o chamam, um brinquedo no qual eles falam de suas tolices o tempo todo. Eles têm um espaço para  paquerar, para dizer o que comeu, quem comeu, postar seus retratos que só saem na imprensa quando estão tomando porrada da polícia quando protestam contra qualquer coisa ou quando roubam e matam e são pobres e não podem comprar o jornal como os papais fazem para a filhinha psicopata não sair com a cara estampada. Eles aí  colocam  seus retratos no Face. E todo mundo vê eles. O fortalecimento da Internet é hoje a maior ação política que existe. Eu demorei entrar no Face. Acho ele complicado, penso até em cancelar, mas agora vou pensar duas vezes devido à quantidade de mentiras que li sobre essas manifestações de adolescentes em S. Paulo descaracterizada e acusada de coisas que não me parecem ser verdadeiras. Fui tomado de surpresa. O poder é uma coisa, e Maquiavel percebeu e disse muito claramente no Príncipe, que tem regras próprias. Ninguém escapa. O livro de Maquiavel parece uma piada. Parece que ele está ridicularizando o poder. Pode ser, nunca vamos saber. Mas ele disse a verdade. Até Jesus, se tivesse o poder, faria o mesmo que os governos sempre fizeram: mentir e oprimir. Por isso mesmo, se não me engano, Jesus disse: o meu reino não é desse mundo. E Maquiavel mandou o Príncipe não ter nenhum escrúpulo. Descer a porrada e culpar  quem está apanhando de tudo que puder para enganar as massas e as alienar. 
O problema do Face e outros instrumentos da Internet é que toda ditadura quer que as pessoas não se reúnam, não se comuniquem, não tenham meios de dizer o que pensam porque a imprensa é comprada e elas não têm dinheiro para poder chegar até ela. Aí surgiu uma tecnologia que permite o adolescente ou qualquer um anônimo ser visto e lido no mundo todo. Um Joãozinho qualquer pode dizer que comeu ontem pizza com a namorada e mostrar seus músculos, às vezes tão pequenos, que ele conseguiu depois de ir a uma academia de ginástica. Acho isso um grande momento revolucionário da humanidade. E quem fica dizendo que é lixo, que é besteira, quer mesmo é ficar lendo os artigos encomendados por poderosos dos jornais que estão, durante séculos, recebendo dinheiro para mentir e alienar o povo. Por isso receberam o castigo dos deuses do Olimpo e estão sendo superados pela maior enciclopédia do mundo, pela maior forma de comunicação atual que é a Internet e parece que ela é muito difícil de ser controlada ou reprimida porque os esforços dos poderosos  para isso estão sendo hercúleos. Pois eu acho ótimo que Joãozinho ou Mariazinha possa ter uma página na Internet para dizer ao mundo "comi ontem um hot dog muito apimentado". E mostrar a hora porque tirou a foto de seu celular e postou no Face comendo o cachorro quente. Isso é democracia. Isso é permitir às pessoas, todas, não só aos doutores, às autoridades, às estrelas disso ou daquilo, falar. O ato é que é o mais importante. O ato livre. O que se diz é o direito de cada um de dizer.  TODO MUNDO PODE DIZER O QUE QUISER PARA MILHARES OU MILHÕES DE PESSOAS DO MUNDO TODO COM UM CLIQUE SEM NENHUM CUSTO. ENFIM, A TECNOLOGIA OBRIGOU OS PODEROSOS FAZEREM MISÉRIAS PARA ELIMINAR ESSA IMPRENSA LIVRE. Tomara que nunca consigam. 
E tem mais, ontem comi torta de banana antes de ver um filme, encontrei uma prima minha que conversamos antes e depois do filme. Quem achou besteira isso não entende nada de democracia. Enfim, não entende nada do mundo em que vive. Poste o que quiser. Só não minta ou ofenda os outros, mas fale sim para o mundo todo sem censura. VIVA. Nos dois sentidos: o de viver e dar vivas para você mesmo. Pois é, comi torta de banana e só não boto foto porque o meu celular não fotografa, mas vou comprar um para botar eu comendo torta de banana, comendo caqui e serei visto até na Rússia, porque este blog é lido no mundo todo por uma cacetada de gente.  

Um comentário:

  1. O que voces ainda não entenderam ou não tem coragem de entender ou de dizer é que o Brasil está nas mãos de quadrilhas de 1985. Substituiram a ditadura por uma sucessão de quasdrilhas, todass elas com os mesmos vicios. Vejam que erles nao mexem em nada. SDeja o PmDB o PSDB e agora o P?T, todos nas mãos de donoxs de empresasd de onibus. Não existe metro no Brasil porque as empresas de onibus não deixam e o povo que se lenhe. Não existe ferrovia no Brasil porque os donos das fabricas de automóvel não deixam. E o povo que se lenhe. Ddiga isso inimigos do rei.

    ResponderExcluir