Filmes Comentários

segunda-feira, 10 de junho de 2013

VOCÊ SERÁ INQUILINO EM SUA PRÓPRIA CASA PRÓPRIA

JORNAL COMENTADO 118

6:47 – 10.06.2013 – Segunda-feira

toNY pacHeco*

Salvador, uma cidade de inquilinos. Será que transformarão o IPTU em aluguel de nossa própria casa própria?

“Baiano reage a aumento do IPTU”
(“Tribuna da Bahia”)

“Prefeitura prepara projeto para alterar o cálculo do IPTU”
(“A Tarde”)
Aqui, e somente aqui, você pode ter casa e 3 automóveis e não pagar IPTU. Se for na Barra ou Pituba, prepare-se para pagar aluguel de sua própria casa própria...

Ninguém entendeu nada, mas a lua-de-mel entre o prefeito e o governador acabou gerando a aprovação da Reforma Tributária municipal, pela qual a Prefeitura, em vez de trabalhar para que TODOS PAGUEM IMPOSTOS, resolveu ATOCHAR NAQUELES QUE JÁ PAGAM HÁ DÉCADAS. 
Sim, porque são 1 milhão de imóveis aptos a pagar IPTU em Salvador, só que a Prefeitura CADASTROU APENAS 400 mil. Preguiça? Incompetência histórica? E, destes 400 mil, metade paga rigorosamente em dia. Quer dizer, novamente, a classe média vai pagar mais caro para que 800 mil NÃO PAGUEM NADA.
Mas, o quê está por trás desta aprovação da Reforma com apoio dos “inimigos” PT e DEM?
Da parte do DEM, não há novidade. É, sim, um partido sem lastro financeiro e, portanto, tinha mesmo que partir para uma reforma que desse mais dinheiro à Prefeitura para fazer alguma coisa pela cidade, pois, até agora, seis meses depois, nada foi feito para OS ELEITORES QUE ELEGERAM O PREFEITO. Mas, é compreensível a tentativa de tirar mais dinheiro da população.
Agora, e o PT e as “forças progressistas”?
Para estes, o buraco é mais embaixo.
Partidos de orientação marxista são, claro, seguidores do maniqueísmo que permeia toda a obra de Karl Marx e Friedrich Engels. Mani é o deus persa cuja religião dividiu o universo entre a luta das forças do Bem e do Mal. O PT pensa assim, de maneira religiosa, maniqueísta. Como o povo de Salvador, pela terceira vez, RECUSOU ELEGER UM PREFEITO DO PT, que, para eles, é sempre O ÚNICO candidato que é bom, então, agora vem, de novo,  O CASTIGO.
Com a eleição de João Henrique, por duas vezes, o PT, mesmo participando da administração no primeiro mandato, boicotou o prefeito de tal sorte que ele não conseguia fazer nada, a não ser pintar meio-fio. No segundo mandato, com a entrada no PMDB, conseguiu fazer duas revoluções urbanas pontuais: na Centenário e  no Imbuí. Mas o metrô, que era a jóia da coroa, o PT, no governo do estado e lá em Brasília, foi resolvido que NÃO IRIA RODAR E NÃO RODOU. É por isso que o atual prefeito sinaliza aderir logo ao governo Dilma, pois sabe que irão travá-lo totalmente se não for obediente.
Agora, vem o novo castigo. Desta vez, vem com muita mais malvadeza: a “oposição” petista e filopetista, deixou a Reforma Tributária andar na Câmara de Vereadores e ABRIRAM AS PORTAS DO INFERNO PARA A CLASSE MÉDIA QUE ELEGEU NETO, pois os petistas vão deixar a Prefeitura fazer o que quiser com o IPTU, inclusive, é o que se especula, transformá-lo num ALUGUEL, de tão alto.
É assim que os maniqueístas do PT agem: não votamos neles, então, vão entregar nossos pescoços aos vampiros.

PAGUE ALUGUEL DE SUA PRÓPRIA CASA

Se você é classe média em Salvador, prepare-se: se você mora num apartamento, que paga 1.000 reais mensais de condomínio, prepare-se para pagar, pelo menos, 300 reais mensais de IPTU, pois o que se pretende, segundo se especula, é que o imposto municipal será cobrado pelo VALOR DE MERCADO do imóvel e não mais pelo VALOR VENAL . Isto é, se você pagava, 800 reais de IPTU por um imóvel de valor venal de 125 mil reais, muito provavelmente, em 2014 você pagará 4 mil reais de IPTU, o que dá um verdadeiro aluguel à Prefeitura de 333 reais mensais.
E tudo com base em pura especulação, pois qualquer corretor de imóveis em início de carreira vai lhe explicar que Salvador tem O METRO QUADRADO MAIS BARATO DAS CAPITAIS BRASILEIRAS. Estes valores que você vê publicados em jornal são aqueles destinados a financiamentos em 20, 30 anos, por isso são tão altos. Na verdade, se você comprar um imóvel "in cash” (à vista), o valor dele é a metade daquele que é chamado o “Valor de Mercado”. É tudo um jogo de ilusões, só que a Prefeitura, SE FOR DADA A ELA A LIBERDADE DE COBRAR IPTU PELO “VALOR DE MERCADO”, vai tomar como parâmetro os valores que a especulação imobiliária apresenta e não O VALOR REAL DO IMÓVEL EM CASO DE VENDA à vista.
Se a classe média ficar INDIFERENTE, COMO ESTÁ, será ela toda inquilina de suas próprias casas próprias...

CLASSE MÉDIA BANCA TUDO

Médicos, pequenos e médios empresários, advogados, jornalistas, executivos de empresas poderosas, enfim, a classe média média e média alta, são aqueles que, no Brasil, têm seus impostos RETIDOS NA FONTE. Isto é, simplesmente não têm como deixar de pagar impostos. 
Milionários pagam pouquíssimos impostos, pois têm advogados poderosos que descobrem as brechas por onde não pagar e ainda exigir de volta o pouco que recolhem. Os pobres demais não pagam porque os tentáculos do Estado não os atingem, pois suas atividades econômicas são todas informais. É por isso que num bairro como São Caetano, numa casa que eu frequentava na época em que fui empresário da banda Harmonia do Samba, há 13 anos, uma casa tinha três andares, os moradores (de uma mesma família), tinham cinco automóveis e, no entanto, nem havia cadastro do IPTU: a Prefeitura do Salvador ignorava e continua ignorando que aquele IMENSO IMÓVEL, existe. Não pagam IPTU, mas têm cinco automóveis. Numa casa de três andares, com três grupos de uma mesma família morando, só há um contador de luz, e a conta é de 30 reais por mês, quando, por baixo, se fosse na Barra, a conta seria de 450 a 500 reais.
Em suma: nem o alto nem a parte baixa da pirâmide brasileira pagam impostos. Sobra para a classe média sustentar o Estado. O médico ao cobrar 100 reais numa consulta, já sabe que não pode sonegar, pois, COM CERTEZA, o paciente declarará aquele valor para ter abatimento no imposto de renda. O advogado não pode sonegar, pois o seu percentual nas causas já está inscrito nos documentos oficiais que recolhem os impostos imediatamente com o final das demandas judiciais. O executivo de empresa importante (gerentes de banco, diretores de faculdades etc.), tem seu imposto descontado no contracheque. Nem chega a usufruir o salário inteiro, pois o governo leva o dinheiro de 30 em 30 dias. E os pequenos e médios empresários, agora vão ser cercados pelos milhares de clientes que querem descontos no seu IPTU através das notas fiscais que os empresários serão obrigados a fornecer sob a vigilância de milhões de olhos.
É este contingente de pessoas, a classe média, que paga os impostos e não tem como escapar. E, o mais patético: NENHUM GOVERNANTE DIZ QUE ESTÁ GOVERNANDO PARA A CLASSE MÉDIA. Isto é um pensamento amaldiçoado, governante em país pobre, como o Brasil, está SEMPRE GOVERNANDO PARA “OS QUE MAIS PRECISAM”, que são, primeiro, os próprios governantes e apaniguados, que "precisam" do dinheiro público e, em segundo lugar, os não-pagadores de impostos, que qualquer coisinha ficam felizes. 
Quer dizer, classe média não precisa de nada: nem de educação, nem de segurança, nem de ruas para passar com seus carros, nem de iluminação pública, nem de lazer. Nada.
O sujeito de classe média vota num candidato que diz defender a classe média e depois recebe ruas esburacadas, sem iluminação, perseguição implacável de agentes de trânsito impedindo-o de estacionar seu carro e outros mais implacáveis ainda mantendo-o dentro de casa sob vigilância islâmico-evangélica se tomar uma cervejinha e pegar o seu carro, enfim, o INFERNO QUE O PT IMAGINOU para a classe média como PUNIÇÃO ainda terá, agora, um IPTU que imita um aluguel.
E o PT está certíssimo. “Votô nos hômi, agora guenta!”



 * tony PacheCo é jornalista/radialista profissional e estudou ainda Economia na UFJF  e na UFBA.

Um comentário:

  1. Que falta de caráter, defendeu o Neto do demo e agora critica... Ou então tu é burro. Será que não sabia que governo que se orienta pelo neoliberalismo é assim, arrocha na arrecadação e transfere a grana para os ricos fazendo obras que só beneficiam empresas, detestam programas sociais (chamam o bolsa família (devolução de impostos) de bolsa esmola) e o incremento de serviços públicos prestados pelo Estado aos mais necessitados, pois segundo eles aumentam a folha e os gastos públicos?

    Onde estão teus conhecimentos de economia? Sem caráter, tenta meter o PT na administração de um eleição que ele perdeu e tu admite no começo do texto.

    ResponderExcluir