Filmes Comentários

sexta-feira, 28 de junho de 2013

BOLA ESTÁ COM CARIOCAS: DOMINGO É O DIA DE SE MANIFESTAR CONTRA A COPA.

JORNAL COMENTADO 128
6:24 – 28.06.2013 – Sexta-feira

tony Pacheco*

“Manifestações acontecem em pelo menos 65 cidades do Brasil”
(“Correio”)

“Lula não é alternativa, é causa da revolta popular”
(“Tribuna da Bahia”, coluna “Em Tempo”, sobre os petistas que se aproveitam das manifestações para sugerir Lula para 2014 )

"Tenho certeza que o governador vai mostrar o porquê de ter sido gasto tanto dinheiro."
(Ex-craque baiano Bebeto lamentando as críticas do deputado federal Romário contra os gastos bilionários da Copa e já DESCULPANDO POR ANTECIPAÇÃO o governador Cabral, do Rio, por ter gasto 1 BILHÃO E 300 MILHÕES DE REAIS no Maracanã)



Neste domingo, quando a seleção brasileira de futebol enfrentar o selecionado espanhol, será a melhor oportunidade do movimento “Vem Pra Rua” mostrar para o planeta toda a sua indignação contra os gastos bilionários dos governantes brasileiros com a Copa das Confederações e com a Copa do Mundo num País que sofre de problemas crônicos de mobilidade urbana (ônibus, trem e metrô), com saúde de péssimo atendimento, de insegurança generalizada nas ruas e de uma educação pífia, com nossos estudantes sendo sempre reprovados nas pesquisas de desempenho que são feitas mundo afora. Pra se ter uma ideia de como nossos filhos estão nas escolas públicas e privadas, na terça-feira, dia 25, o Movimento Todos Pela Educação, denunciou que “mais da metade (55,4%) dos alunos do 3º ano do ensino fundamental no país não leem e não interpretam um texto de forma correta”, de acordo com a pesquisa intitulada “Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização”, também conhecida como “Prova ABC”.
Felizmente, já estão programadas para o domingo, no Rio de Janeiro, duas manifestações para a final da Copa das Confederações. Às 9 horas da manhã, haverá uma caminhada saindo da Praça Saens Peña, no bairro da Tijuca, até o estádio do Maracanã chamada pelo Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas, que denuncia os gastos com a Copa, exige a anulação da privatização do estádio e o fim das remoções de comunidades pobres do entorno do Maracanã, exigência que parece ter partido da FIFA que não gosta de pobre dentro nem perto dos seus estádios bilionários. Já às 15 horas do domingo, o chamado às ruas vem do Fórum de Lutas, que pretende fazer o mesmo itinerário da passeata do turno da manhã. O alvo é o Maracanã.
Ao contrário do que pensam jogadores como Bebeto, Ronalducho e Pelé, os brasileiros não entendem mais a seleção como “pátria de chuteiras” e isso nós temos mostrado nas ruas. Seria bom torcer pelo Brasil SE O BRASIL ESTIVESSE FAZENDO O DEVER DE CASA PARA COM OS BRASILEIROS, dando Educação de qualidade, Saúde, Segurança e Transporte digno para todos os brasileiros. Do jeito que está, não dá pra torcer e quem torce é porque: 1) ESTÁ GANHANDO MUITO DINHEIRO COM ESTE NEGÓCIO DE COPA (empresários e políticos); 2) é alienado, sem nenhuma noção de como está insuportável a vida da maioria dos brasileiros, afundados em dívidas porque o que se ganha não dá mais para enfrentar os gastos do dia a dia, nem pessoais nem familiares.
Aqui em Salvador, não se sabe ainda ao certo o que os manifestantes farão no jogo da disputa do terceiro lugar entre Itália e Uruguai. No Rio, seleção brasileira e seleção espanhola disputam o título no Maracanã e, domingo, portanto, é o dia de os cariocas chamarem a atenção da imprensa internacional sobre o que está ocorrendo no Brasil: o povo brasileiro acordou e não quer mais viver num País que vive anunciando que entrou na lista das nações mais ricas do mundo enquanto o povo é assaltado em cada esquina e se fica entre 3 e 6 horas dentro de um ônibus velho todos os dias, a depender da cidade. Ninguém nasceu para viver dentro de ônibus muito menos dentro do cubículo que é um carro. Isso desperta neuroses de claustrofobia no mais equilibrado dos seres humanos. Não dá mais pra viver assim e é bom que os cariocas mostrem isso ao mundo cercando o Maracanã neste domingo.
Se eu tivesse dinheiro sobrando, pegava um voo até o Rio, mas, como todo brasileiro, estou contando centavos também, vou correr da Polícia aqui em Salvador mesmo.


* toNY pacheco é jornalista-radialista profissional formado pela UFBA e registrado no Ministério do Trabalho. 





2 comentários:

  1. Você tem razão: 1) o Brasil nunca sediou uma copa do mundo de futebol, a de 1950 ocorreu em outro planeta; 2) no Brasil não se pratica futebol, ninguém sabe que uma bola é redonda, nem em sonho se cogita a hipótese de se ganhar sequer um título mundial deste esporte.

    A África do Sul não sediou a Copa do Mundo de Futebol de 2010 porque é um país pobre, embora tendo uma grande tradição na prática deste esporte.

    Então vamos sabotar a copa do mundo de 2014, é coisa do PT, e deveria ser sediada nos EUA, meu país e dos INIMIGOS DO REI, nem que eles não nos queiram por lá, mas o que vale é a subserviência e o espírito de vira lata...

    ResponderExcluir
  2. Quando a copa do mundo de 1950 foi sediada em outro planeta, o Brasil não tinha analfabetos e inclusive era um país industrializado, as escolas e as estradas eram uma maravilha, só passavam carros de bois, mulas e cavalos, que não estragavam o asfalto pois este não existia.

    Se lia muito nesta época, inclusive OS INIMIGOS DO REI, um jornal feito por gênios baianos misturado com a humildade e competência de um mineiro, desperdiçado nestas plagas quando deveria estar em Chicago ou Nova Yorque.

    Na copa de 1950, quando o Brasil perdeu para o Uruguai jogando a partida final na puta que pariu nenhum carro era importado e se fabricava tudo aqui, inclusive aviões, cuja matéria prima para fabricação era o pensamento, barata e farta, disponível na mente dos mentirosos, principalmente.

    A África do Sul é um países mais ricos do mundo, perdendo apenas para os EUA, integra o G8 e por isso pôde sediar a copa de 2010. Lá não existem analfabetos nem pobreza, inclusive é um país industrializado, com nível de renda altíssimo para seus habitantes, que praticam muito o futebol, já ganharam vários títulos deste esporte em copas do mundo.

    Evidentemente que os INIMIGOS DO REI e o PIG são contra a copa de 2014 por amor aos pobres e ao Brasil.

    ResponderExcluir