Filmes Comentários

sexta-feira, 14 de junho de 2013

O homem que enfrentou a Ford e a importância de Eliana Calmon

JORNAL COMENTADO 121

7:14 - 14.06.2013 - Sexta-feira

toNY paCHecO*

Filme: "JOGADA DE GÊNIO"/"Flash of Genius"
(disponível na Internet, locadoras ou no seu "pirateiro")

Entrevista: Ministra Eliana Calmon
(disponível no site da Rádio CBN Salvador, link abaixo)

http://cbnsalvador.com.br/fileadmin/user_upload/cbnfm/podcast/AUDIOS_CBN/CBN8005.mp3

Ao assistir o filme sobre o inventor que enfrentou a Ford Motor Company (uma formiguinha enfrentando um elefante, bem mais do que a história bíblica de Davi enfrentando Golias...), logo após ver o excelente desempenho de Greg Kinnear fazendo o papel do professor doutor Robert William Kearns, fui ouvir a entrevista que a ministra Eliana Calmon, do Tribunal Superior de Justiça (TSJ), deu aos meus amigos Emmerson José e Alex Ferraz no podcast da rádio CBN, da Rede Bahia.
Nesta sexta-feira de mais chuvas (o que é normal, pois abril, maio, junho e julho são os meses em que mais chove em Salvador), aconselho estes dois momentos de reflexão sobre a nossa frágil existência, mas sem perder o bom humor: a ministra é um excelente papo e o filme é uma obra prima que deixará você encantad(a)o.

"JOGADA DE GÊNIO"/"Flash of Genius", direção de Marc Abraham, não é de um diretor extraordinário, mas que parece que carimbou a sua história no cinema mundial filmando uma história emblemática da luta de um cidadão comum contra um dos maiores impérios empresariais do planeta. Curiosamente, depois que a Ford enfrentou Robert Kearns nos tribunais, a sua decadência nunca cessou, indo quase à falência (como toda a indústria automotiva americana) nos anos 2008/2009, quando começou a crise econômica nos EUA que dura até hoje. A Ford, que foi quem criou a produção em larga escala de automóveis, com o seu inesquecível modelo T, é hoje uma pálida imagem do poderio que já teve.
O filme merece ser visto não porque é um caso emblemático da importância da Justiça para o ser humano, mas, também por ser bom e não ser chato, ao contrário, leva você a ficar "doidin" pelo desfecho.
RECEITA DO BOLO
Pegue a HISTÓRIA REAL de um dedicado e inventivo professor universitário de Detroit dos anos 1960, quando Detroit era a capital mundial do automóvel. Junte um "flash" de gênio que este professor tem e resolve um problema que atormentava há décadas a indústria automotiva: o limpador de parabrisa tinha que ser acionado manualmente e não se conseguia que ele fosse mais lento quando a chuva fosse fina, medianamente veloz quando fosse mais ou menos intensa e acelerasse muito quando a chuva fosse torrencial (parece bobagem, mas se você que está lendo é motorista, sabe da importância imensa que isso tem). Junte um invento que cria o limpador intermitente, isto é,  ele limpa com a velocidade compatível com a intensidade da chuva. Agora, adicione a GANÂNCIA E A FALTA DE RESPEITO que só uma grande corporação é capaz de ter, pois o nosso professor de Detroit foi à Ford Motor Company, então a mais poderosa fábrica de carros do mundo, apresentou seu invento e... pimba! Sem quê nem pra quê, a Ford apresentou seu Mustang com o limpador de parabrisa temporizado sem pagar ao inventor pelo invento e sem sequer citá-lo como inventor. Coloque uma pitada de falta de companheirismo de uma esposa que enjoa de tanta luta e segue o velho ditado: "Quando a miséria entra pela porta, o amor sai pela janela". Adicione, agora, uma Justiça que é manipulável por grandes corporações capitalistas e acompanhe o desenrolar de um dos filmes mais instigantes que já vimos.O BOLO ESTÁ FEITO...
Eliana Calmon no estúdio da Rádio CBN

Não é bom que você veja o filme "Flash of Genius" sozinho. Mostre aos seus filhos, aos seus companheiros, aos colegas, aos vizinhos, coloque na sua página do Face. Divulgue, afinal, este filme é justamente sobre pelo que está lutando a ministra Eliana Calmon, a nossa baianíssima magistrada que tem tentado extirpar a banda podre da magistratura, pois, efetivamente, a Justiça é o único dos poderes que não pode ser corrupto, pois ela é O FIM DA LINHA DAS ESPERANÇAS DA CIDADANIA. Se a Justiça não prevalece, o cidadão parte para as armas, para as providências com as próprias mãos. Sem Justiça honesta É IMPOSSÍVEL HAVER DEMOCRACIA.
Este filme, obviamente, quando foi lançado, não o foi nos grandes circuitos, pois ele simplesmente cita uma corporação multinacional poderosíssima, a Ford, como ré num processo milionário. Eu, por exemplo, só descobri nesta semana, por força de indicação de meu amigo Ângelo, da minha locadora preferida.
Ano: 2009. Duração: 120 minutos de puro prazer cinéfilo. Cotação: ***** (5 estrelas, de 5 possíveis).

* toNY Pacheco é jornalista-radialista profissional (registro DRT 966) e se você quer saber tudo sobre cinema com um mestre, acesse a página do professor André Setaro: setarosblog.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário