Filmes Comentários

segunda-feira, 1 de julho de 2013

SNOWDEN: 'TRAIDOR' DOS EUA, HERÓI DA HUMANIDADE.

JORNAL COMENTADO 129
6:23 – 01.07.2013 – Segunda-feira

TONY pacheco*

"A fuga do neodissidente"
("Veja")

"EUA enfrentam pressão de aliados após acusação de terem espionado a União Europeia"
("Folha de S. Paulo", on line)
"Eu não sou nem um traidor, nem um herói. Eu sou um americano".
(Edward Snowden)

O Comitê do Nobel, se for realmente sério,  já tem o melhor candidato ao Prêmio Nobel da Paz 2013, aliás, um dos melhores candidatos de todos os tempos: Edward Joseph Snowden, o jovem analista de informática que trabalhou terceirizado para a CIA e a NSA (Agência Central de Inteligência e Agência de Segurança Nacional, ambas dos EUA) e que revelou, há um mês, ao jornal “The Guardian”, de Londres, que Estados Unidos e Inglaterra mantêm OS MAIORES PROGRAMAS DE ESPIONAGEM DE CIDADÃOS COMUNS DE TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE. Segundo Snowden, Washington e Londres têm espionado telefonemas e têm feito vigilância da Internet não só nos EUA e Reino Unido, mas em todo o planeta, não fazendo distinção entre “suspeitos de terrorismo” e simples cidadãos honestos pagadores de impostos, num processo de vigilância que George Orwell (sempre citado nestas horas, pois foi um profeta deste apocalipse do controle social) já antevia, em meados do séc. XX, em sua obra-prima “1984”. Aliás, é bom que se saiba que o site de vendas Amazon, informou que do início de junho até agora, o livro de Orwell teve um aumento de vendas de nada mais nada menos que 7.000% (SETE MIL POR CENTO).
A revolta maior de Snowden contra o sistema de espionagem para o qual trabalhava terceirizado, é que tudo é feito sem autorização judicial e com a colaboração EXPLÍCITA dos gigantes da informática: o programa americano de espionagem de cidadãos americanos e não-americanos chama-se “Prism”,  e por ele, Washington teria acesso a “arquivos de áudio, vídeo, foto, e-mails, histórico de buscas e conversas de bate-papo” de todos os clientes das gigantes Microsoft (desde 2007), Yahoo! ( desde 2008), Facebook, Google e Paltalk (desde 2009), YouTube ( a partir de 2010), Skype e Aol ( a partir de 2011) e a caçulinha dos colaboradores, a Apple (desde o ano passado). As gigantes do mundo cibernético negaram a colaboração com o governo americano e algumas informaram que só passam informações ao governo quando solicitadas por ordem judicial.
A situação no Reino Unido (Inglaterra), contudo, segundo as denúncias de Snowden, é muito mais grave do que nos Estados Unidos, porquanto pelas ilhas britânicas passam grande parte dos cabos submarinos de fibra ótica do mundo inteiro, que são o veículo das informações telefônicas e de Internet. Por isso, países como a Alemanha, têm protestado de maneira dura contra Washington e têm perguntado publicamente se cidadãos e empresas alemães, por exemplo, têm sido espionados pelos EUA. Parece óbvio que têm sido, mas o governo Barack Obama finge-se de morto e o próprio presidente americano, tal como o nosso ex-presidente Lula sempre fazia quando estourava um escândalo, resolveu viajar pelo mundo para tirar a atenção da imprensa sobre O MAIOR ESCÂNDALO DE ESPIONAGEM DE TODOS OS TEMPOS. Angela Merkel, a “chanceler” (primeira-ministra) alemã, vai ter que esperar muito tempo por uma resposta óbvia...
Outros dois governos que agora já sabem do que os americanos são capazes são os da Rússia e da China, pois Snowden, em sua fuga depois das denúncias que fez, teve que se refugiar uns dias em Hong Kong e agora está em Moscou. Só que, neste caso, não é como em relação aos alemães e aos cidadãos americanos, pois Moscou e Pequim também espionam seus cidadãos e os cidadãos de outros países, inclusive, claro, americanos. Como diz o povo, “bala trocada não dói”.
Pelas leis dos EUA, Snowden, um rapaz de 30 anos completados no último dia 21 de junho, pode ser preso em seu país por “traição”, por ter comunicado a estrangeiros informações sobre segurança nacional americana e “roubo de propriedade do governo”, segundo o ex-vice-presidente do ex-presidente Bush, Dick Cheney, uma das autoridades mais odiadas pelos próprios americanos por seu desempenho e mentiras para justificar a invasão do Iraque. Mas, independente da credibilidade de quem o acusa, Snowden pode mesmo ser preso se nenhum país lhe der asilo.
A bola da vez é o Equador, que já mantém em sua Embaixada em Londres, o fundador do WikiLeaks, o jornalista australiano Julian Paul Assange, também perseguido pelo governo americano, que o acusa de revelar documentos secretos dos EUA. O Equador teria recebido um pedido de asilo de Snowden, mas o governo equatoriano, desta vez, está com medo de asilar, pois Assange é um australiano, contudo, Snowden é cidadão americano. Sobre a exigência de Washington para que o Equador não dê asilo a Snowden, o governo de Quito tem tentado cantar de galo, como na declaração do porta-voz equatoriano dizendo que “nos teria agradado que a mesma urgência exigida para a entrega do senhor [Edward] Snowden, caso ele pise solo equatoriano, fosse aplicada para diversos fugitivos da justiça equatoriana refugiados nos EUA, como os banqueiros corruptos que quebraram o país em 1999, cujas extradições foram reiteradas vezes negadas”. Seria até engraçado o governo norte-americano extraditando banqueiro corrupto, como se existisse algum outro tipo de banqueiro... 
Mas é meio improvável que o Equador tenha coragem de enfrentar os EUA nesta parada e a vida do jovem americano será difícil, mesmo sendo ele um verdadeiro HERÓI DOS DIREITOS HUMANOS de todo o mundo e não só do seu país.

Pelas denúncias de Snowden ao jornal “The Guardian”, só em 2012, Londres espionou 600 milhões telefonemas POR DIA, de cidadãos de todo o mundo, monitorando mais de 200 cabos de fibra ótica que passam pelas ilhas britânicas. O que Orwell colocou como ficção de controle social em “1984”, tornou-se UMA TERRÍVEL REALIDADE em 2013. E se EUA e Reino Unidos, duas das maiores “democracias” (merecem as aspas, depois de Snowden...) do mundo, estão espionando seus cidadãos honestos, imaginem o que países como a China  e a Rússia estão fazendo neste momento.
Agora, veremos como NÓS, os cidadãos deste planetinha rochoso, REAGIREMOS A ISSO, pois não podemos contar muito com a mídia poderosa, pois ela comunga deste desejo espião dos governos. Será uma luta gigantesca: de um lado, 7 bilhões de cidadãos do mundo, de outro, meia-dúzia de espertalhões que comandam nosso mundo.

* tonY Pacheco é jornalista-radialista profissional e estudou também Economia e Psicanálise, mas isto a CIA já sabe kkkkkk

2 comentários:

  1. a CIA tá de olho em voces kkkkkkkkk vão pra guantanamo

    ResponderExcluir
  2. O herói do mundo não conseguiu nenhum país que o abrigue? Só a Venezuela aceitou..... Que nossos e-mails são monitorados eu sempre soube....Muitos atentados (evitando milhares de mortes) foram evitados por causa da monitorização americana. Quem possui segredos, não use a internet. Ao enviar um e-mail a mensagem passa para o provedor que transmite para o destinatário. Uma copia fica lá e pode ser lida por funcionários do provedor. Assim como um carteiro pode abrir uma carta antes de entregar. Ele não deve fazer isso, mas nada impede......O mesmo ocorre com o Facebook. Tudo que apagamos no Facebook, a empresa possui cópia.

    ResponderExcluir