Filmes Comentários

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Pergunta Socrática

Ricardo Líper

Não sei se foi Sócrates que perguntava o óbvio. Mas aqui o seu método de perguntar significa isso.
1 - Deixo claro que as manifestações me deixaram entusiasmado.
2 - Mas cabe a pergunta: onde estavam os manifestantes na hora de votar? E votaram em quem?
3 - No meu entender é e foi bonito e revelou a violência dos governos, o que era de esperar. Mais grave ainda porque foram de pessoas que apanharam também na época da ditadura. Por isso é melhor criar um cachorro do que uma criança. O cachorro ou o gato nunca farão uma coisa dessas. Não decepcionam. Ou não criar nada vivo. Sou mais radical ainda. Ser gente é isso: tendo poder o exerce e sem limites. Só existe um teórico político que sobrevive e é confirmado todos os dias: Maquiavel. O resto é apenas papel de biblioteca. Por isso você fica tão chocado e raivoso. Não perca tempo. Use apenas o voto. Não funciona também não. Mas vai lhe dar prazer. É o voto prazeroso.
4 - Minha proposta é o voto. O voto contra e o sorriso nos lábios. Botar o profissional do poder, um tempo fora, sem poder exercer o poder nem mamar. Tá com raiva?  Vote contra a quem você tá com raiva. Faça campanha, dentro das leis, contra o opositor. Vai resolver? Não vai, mas é mais eficiente do que a vaia que você demonstra que não está gostando. Satisfaz suas emoções, mas não atinge quem você quer. A cara de pau é  um dos instrumentos do profissional do poder. A única coisa que o faz ficar um pouco abalado, um pouco, os que estão de barriga cheia, é ser derrotado nas urnas. Você o desemprega. Só isso. Como diz o povo, aplauda, para seu inimigo ficar crente que está abafando e depois vote contra ele.

5 - Eu espero que vocês não esqueçam do gás de pimenta na hora de votar. Ou meu Deus, eu sei que muitos vão esquecer... Eu já estou em campanha política para tirar do poder quem me multou. Vou pagar porque não adianta você recorrer. Anda tudo quebrado. Podem fotografar seu carro por está quebrado o aparelho. Aqui é o fim do mundo. É, pode tudo. Até, por defeito, fotografar seu carro. Eu encarei como se tivesse sido assaltado por um sacizeiro. Pago. Mas já estou em uma discreta campanha para tirar do poder por um tempo, quem me traiu, quem me sacaneou, quem quase me espancou  quando meu carro velho foi detido e tive de provar  que tinha documentos de pagamento dessas taxas e extorsões vigentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário