Filmes Comentários

segunda-feira, 8 de julho de 2013

BELO HORIZONTE REDUZ ÔNIBUS DE NOVO, AGORA PRA 2,65. E SALVADOR???


JORNAL COMENTADO 132
6:46 – 08.07.2013 – Segunda-feira

TOny paCHeco*

“Prefeito de Belo Horizonte amplia para R$ 0,15 redução da tarifa de ônibus”
(UOL, portal de notícias da web)

“Divergências causam racha no Passe Livre”
(“Correio”)
Ilustração da midiaindependente.org

Logo no início das manifestações de rua,  em junho, a Prefeitura de Belo Horizonte diminuiu o preço das passagens de ônibus de 2,85 para 2,80. Mas, na sexta-feira, resolveu diminuir mais 15 centavos. E baixou para 2,60. Em Salvador, como demonstrou um técnico aqui no blog (veja abaixo o post de quinta-feira http://osinimigosdorei3.blogspot.com.br/2013/07/onibus-em-salvador-era-pra-ter.html ), a tarifa é de 2,80, mas deveria ter sido baixada para 2,63 DESDE AGOSTO DE 2012. 
Nesta quinta-feira, o Movimento Passe Livre, de Salvador, agora dividido por um racha entre aqueles que militam em partidos e os que não militam, vai à Câmara dos Vereadores discutir a situação do transporte por ônibus na capital: desconfortável, sem horários confiáveis e CARO, MUITO CARO.
Mas a diminuição feita pelo prefeito belo-horizontino do PSB (aliado do candidato a presidente Eduardo Campos) não obteve NENHUM DESTAQUE DA MÍDIA AMESTRADA. Aliás, a mídia, nesta questão dos ônibus, tem mostrado as razões pelas quais o PT tem verdadeiro horror a ela. Só que o PT além de estar sem condições morais de criticar ninguém, também apresenta como solução um “controle social” que é a ANTIDEMOCRACIA. A questão é usar a lei anticorrupção para ver quem defende o indefensável; o por quê de estar fazendo isso. Nada que a Polícia Federal não possa fazer em 48 horas e dar nome aos bois.

"Órgão do governo ensaia mais impostos"
(portal "Terra")

Em 2012, os brasileiros pagaram 1 trilhão e 556 bilhões de reais em impostos aos governos federal, estaduais e municipais, isto é, 36% do PIB – Produto Interno Bruto em impostos. É um carga tributária parecida com a dos países escandinavos (Noruega, Suécia e Finlândia), só que com uma DIFERENÇA: naqueles países, Saúde, Educação, Transporte e Segurança Pública SÃO TÃO BONS, TÃO BONS, MAS TÃO BONS, QUE BEIRAM À ABSOLUTA PERFEIÇÃO. Não há filas do SUS, o atendimento médico é domiciliar, a hora que o cidadão quiser. O transporte é subsidiado e é tão pontual e tão confortável, que o cidadão só usa o carro para lazer, principalmente altas horas da noite e nos fins de semana ou ainda para viajar. Só não tem casa própria quem não quer ter casa própria. Na Noruega, o cidadão já nasce sócio da companhia petrolífera do país. A segurança pública é tão perfeita, que se anda nas grandes metrópoles locais (Estocolmo, Oslo e Helsinki) a qualquer hora do dia, da noite ou pela madrugada sem NENHUM MEDO. Então, diante disso, fica a sensação de que O BRASILEIRO É ROUBADO PELO SEU PRÓPRIO GOVERNO, pois dos 12 meses trabalhados por ano, o brasileiro trabalha 5 (cinco) meses só pra pagar impostos e o que tem de volta...? Jatinhos da Força Aérea Brasileira gastando meio bilhão de reais por ano para transportar políticos e suas namoradas para casamentos na orla sul do estado da Bahia. Políticos e seus amigos de cachaça voando com dinheiro do nosso bolso para assistir jogo de futebol.
Num quadro destes, de EXTORSÃO DO POVO POR IMPOSTOS DESTINADOS A NADA, vem um órgão público chamado “Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada”, IPEA,  sugerir que todo proprietário de automóvel passe a pagar um imposto destinado a cobrir o valor da tarifa do ônibus. O “gênio” é o burocrata Carlos Henrique de Carvalho. O CARVALHINHO, em vez de sugerir A DIMINUIÇÃO DA MARGEM DE LUCRO ESTRATOSFÉRICA DOS EMPRESÁRIOS e o FIM DE TODOS OS IMPOSTOS SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO, sugere que os proprietários dos 35 milhões de veículos automotores do Brasil PAGUEM aos empresários para transportar a população. Assim, os DONOS DE ÔNIBUS CONTINUAM MULTIMILIONÁRIOS, os políticos continuam VOANDO DE JATINHO DA FAB e os cidadãos que já trabalham cinco meses do ano SÓ PRA PAGAR IMPOSTOS, pagarão mais um imposto para subsidiar ônibus. O superburocrata, que NÃO DEVE TER UM SALÁRIO BAIXO E O SALÁRIO DELE É PAGO POR NÓS, CIDADÃOS, já deu até nome ao novo imposto: "Tarifação e financiamento do transporte público urbano". Lembram da CPMF da Saúde? O dinheiro ia pra todo lado, todo buraco, todo bolso, MENOS PRA SAÚDE.
CARVALHINHO deve estar querendo ajudar a presidente Dilma a ser derrubada pelas ruas. Aí, presidente Dilma, olhe bem quem está lhe dando sugestões para se jogar no abismo...

“Governo brasileiro vai cobrar explicações
dos Estados Unidos sobre espionagem”
(“Tribuna da Bahia”)

Taí, de onde menos se espera é que sai. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, tido como uma NULIDADE cara (o orçamento do Itamaraty aumentou várias vezes nos governos Lula e Dilma, pois se abriram embaixadas CARÍSSIMAS em países absolutamente inexpressivos como Botswana...), resolveu interpelar o governo dos EUA diante das denúncias do ex-funcionário terceirizado da CIA Edward Snowden. Segundo o dissidente americano, brasileiros estão sendo espionados por Washington há 10 anos. O Brasil irá usar a ONU para exigir uma Internet protegida de governos como o americano, que consideram o mundo como SEU QUINTAL.

Tem todo nosso apoio, Patriota. Pela primeira vez. E esperamos que não tenha feito o anúncio como jogada de marketing, que é só o que se vê nos governos brasileiros dos últimos anos. 
Taí um assunto que é para ser levado SEM DIPLOMACIA, parodiando o meu amigo trocadilhista jornalista Alex Ferraz... É ferro no Sr. Obama, outro produto que veio com defeito de fabricação...

* tonY Pacheco é jornalista-radialista profissional registrado sob o número 966 no Ministério do Trabalho (um dos 39 ministérios do governo). Estudou também Psicanálise e Economia.

Um comentário:

  1. se vcs naum sabe eu vu conta. o mpl de salvador jah tah no bolso de vcs sabem quem hehehehehe agora, descubram a e digam a td mundo

    ResponderExcluir