Filmes Comentários

terça-feira, 23 de julho de 2013

O Papa atual

Ricardo Líper

Aguardo, impaciente, que os cinemas baianos exibam este filme que mostra o clero católico unido ao fascismo para impor um regime de terror após a Guerra Civil Espanhola

Sou a favor de manifestações. Mas vou repetir o bordão: absolutamente pacíficas. Não gosto de violência porque sempre achei ineficiente, social e politicamente falando. Leia o que postei em teoria que vocês vão saber porque.
Parto do princípio de que os católicos e outras religiões têm direito de fazer suas festas livremente. Acho o Cristo interessante, se é que de fato existiu, especulam sobre isso e não sou eu que não estudo o assunto que vou afirmar ou não que é apenas um personagem, e isso não importa. O que importa é que ele tem mensagens muito interessantes, de paz, de democracia, de uma avanço muito grande na maneira de pensar na sua época que o faz, talvez, mostrar que é o próprio Deus em vida. Mas as instituições que dizem lhe representar exercem poderes ditatoriais e têm uma história suja: com traições, corrupção, cinismo, falsidade no que dizem e praticam, enfim,  um esgoto.
Acho que o método melhor de enfrentamento é não ligar para uma instituição que pouca influência tem hoje, devido à sua história, e que não pode mudar o mundo. São poucos, alguns iludidos e outros vivendo dela, que formam o público que a televisão mostra. Enfim, um morto-vivo se arrastando, carregando seus erros, cego e surdo, sem nenhuma relevância no pensar contemporâneo. O resto, como dizem os gays, é "fechação". Uma multidão de gente passeando e dizendo coisas nas televisões, autoridades obrigadas a fazer seu papel. Enfim, circo e mais circo. Não merecem uma manifestação contrária. É dar sentido ao que não tem sentido. Dizem que o atual papa Bergoglio apoiava a ditadura militar argentina. Não sei ao certo, li rapidamente a respeito e não me interessa saber, devido à falta de importância. Agora, para saber quem eles são cabe não deixar de ver, e já recomendei aqui, o filme Ágora, que aqui no Brasil chamou-se Alexandria, que mostra, com dados históricos, toda a face intolerante do catolicismo, em particular, e do cristianismo como um todo. E estou esperando com  ansiedade: A Voz Adormecida.  Não deixem de ver e divulguem. O cinema, assim como toda forma de manifestação, muda também o mundo. E, a Igreja não pode mais nos condenar à fogueira. Eu rezo todo dia para que Cristo os perdoe. Sugiro à nossa presidenta, que veja, se ainda não viu o primeiro, veja o segundo com amigos chegados ou sozinha no cinema do Palácio. Desculpe a irreverência e a ousadia. Mas bons filmes eu recomendo a todos, principalmente às pessoas de quem eu gosto ou que eu, assim ou assado, admiro. Não precisa, Senhora Presidenta, comentar em público os filmes, eles são segredos nossos... Tudo que estou escrevendo é com todo o respeito, porque posso discordar de algumas coisas, aqui e alí, mas respeito totalmente a Presidente eleita democraticamente do meu país. O que escrevi é com absoluta sinceridade. Essa suposta intimidade sem protocolo é a que tenho com as pessoas que gosto.  Não é pelo cargo, como muitos o fazem, mas pela pessoa, pelo heroísmo, pela coragem que admiro que me permito falar de coisas assim  triviais como filmes que são também tão pessoais, quer dizer, que amigos comentam. Com isso não quero nem dizer que sou amigo da Presidenta. Apenas, talvez, um dos mais rebeldes de seus fãs.

2 comentários:

  1. Olá amigo Ricardo e demais amigos do "Inimigos do Rei"
    Como sempre impecável a sua forma de expressar, inteligentemente e condizente com a sua postura. Leitura lisa e de fácil compreensão, assim escreve meu amigo Ricardo Líper.
    Quanto ao texto acima, gostaria de acrescentar um simples comentário, lógico que não com a autoridade de escritor que não me compete, mas com a humilde intenção de expor meu entendimento quanto ao assunto.
    Tenho visto durante toda a minha vida se falar contundentemente em CRISTIANISMO, mas estes pregadores perderam o foco da "COISA". O foco é o CRISTO, que nada ou muito pouco tem a ver com o CRISTIANISMO. O CRISTIANISMO ainda mata até hoje de diversas formas, inclusive com uma GUERRA que contraditoriamente se chama GUERRA SANTA. Já o CRISTO só fez amar.
    O CRISTIANISMO está pra CRISTO da mesma forma que RELIGIÃO está para RELIGIOSIDADE.
    São coisas tão opostamente contrárias, que não cabe comparações.
    Para terminar gostaria de dizer que para mim, de todas as "MULETAS" que nos foram imputadas desde a nossa mais tenra infância, a mais maléfica e perigosa se chama RELIGIÃO. ELA NOS METE E NOS REMETE A TODOS OS TIPOS DE MEDO, DE ESCRAVIDÃO, NOS EXPLORA E NOS DESTRÓI.
    O SER SÓ COMEÇA A SE TORNAR UM "SER HUMANO" QUANDO ELE COMEÇA A SE LIBERTAR DA "MULETA" CHAMADA RELIGIÃO.
    CONSEGUIR ESTA PROEZA É UMA DAS MAIS DIFÍCEIS TAREFAS DENTRE TODAS AS QUE PAIRAM SOBRE NOSSOS OMBROS. ( Como ainda não consegui entender como postar de forma nominativa, postarei da forma "ANÔNIMO", mas segue meus dados: Anderson Ramos Morais - anderson1954@gmail.com ( Se por acaso meu texto for publicado, por favor delete meu endereço de e-mail.

    ResponderExcluir
  2. Petição: Secretaria Nacional dos Povos Indígenas.
    Por um lado, ele se transformou num exemplo de democracia para a América Latina.
    Mas, por outro, persistem situações concretas que nos denigrem
    e que exigem respostas imediatas de governantes e governados.
    Como você pode conviver, na sua consciência sabendo que os Índios são marginalizada a mais 500 anos? E futuro quando netos lhes perguntar....
    Urgente existência de uma Secretaria Nacional dos Povos Indígenas.
    http://www.avaaz.org/po/petition/Secretaria_Nacional_dos_Povos_Indigenas/?fgsJddb&pv=0

    ResponderExcluir