Filmes Comentários

terça-feira, 9 de julho de 2013

ESPIONAGEM DE BRASILEIROS PELOS EUA: O IMPOSSÍVEL PONTAPÉ NA BUNDA DOS EUA PELO BRASIL

JORNAL COMENTADO 134
6:54 – 09.07.2013 – Terça-feira

Tony pacheCO*

“Planalto discute estratégia para lidar com espionagem dos Estados Unidos”
(“Tribuna da Bahia”)
"Começam a aparecer nomes das empresas”
(“Folha de S. Paulo”, On Line)
“Espionagem: Anatel vai investigar empresas de telefonia brasileiras”
(“Correio”)
                                 Obama: "(Ele é o) Grande Irmão (que) está espionando você"

Na semana passada falávamos, aqui no Jornal Comentado, sobre Edward Snowden, o funcionário terceirizado que trabalhava para a Agência de Segurança Nacional (NSA) e para a Agência Central de Inteligência (CIA), ambas dos EUA, e sugeríamos que ele fosse candidato ao Prêmio Nobel da Paz por denunciar não só os EUA, mas também o Reino Unido (Inglaterra), por estarem espionando ligações telefônicas e comunicações pela Internet de cidadãos de TODO O MUNDO, inclusive de nós, os brasileiros. A mídia nem estava levando isso muito a sério. Mas começou a levar esta semana, depois que “O Globo” publicou que a espionagem contra os brasileiros é de mais de 10 anos. Agora, o assunto é notícia todo dia. Graças aos deuses! Aliás, sobre a mania de nossa mídia de não dar importância ao que é realmente sério, é bom lembrar que o ministro PAULO BERNARDO, das Comunicações, denunciou esta espionagem americana de nossos cidadãos HÁ MAIS DE UM MÊS. Contudo, ninguém no governo federal do PT deu a menor bola ao ministro. Pelo contrário, um governo que tenta nos seus subterrâneos um controle da mídia (censura igualzinha à da ditadura militar, mas disfarçada de “controle social”), realmente não tem a menor simpatia por Edward Snowden, muito menos quer briga com os Estados Unidos por estarem espionando a Internet e a telefonia.

“O Brasil não tem intenção de receber esse cidadão aqui.”
(Antonio Patriota, ministro de Relações Exteriores, que nunca foi contra o recebimento do assassino italiano Cesare Battisti, que só fez matar pessoas, mas é contra o recebimento de Edward Snowden, que só fez o bem para a Humanidade ao denunciar os EUA por violarem as comunicações dos cidadãos de todo o mundo)

Ao contrário de Venezuela e Bolívia, que levam a briga com os EUA a sério, o Brasil vive a esquizofrênica relação de filho pirracento e ao mesmo tempo filho puxa-saco de Washington. Enquanto se fazem discursos mundo afora combatendo o “imperialismo americano”, nos bastidores, Patriota “conseguiu”, por exemplo, uma “visita oficial” de Dilma Rousseff aos EUA em outubro, com todos os salamaleques de fotinhas com Barack Obama na Casa Branca,  justamente o presidente americano que teve a coragem histórica de ESPIONAR O MUNDO e não só os cidadãos americanos.
Por esta esquizofrenia do atual governo brasileiro e, ao mesmo tempo, por suas tentativas de controlar a imprensa (com foco principal em TVs e rádios, mas espraiando-se para mídia impressa e cibernética), NINGUÉM PODE ACREDITAR na reação oficial brasileira contra o programa de espionagem dos EUA. No fundo, no fundo, Brasília pensa que é até um “avanço” (para usar um jargão marxóide), que os EUA deixem de ser um país “bonzinho” e passem a assumir que controlam, sim, o que os seus cidadãos pensam e falam. Isto vem ao encontro da mesma mentalidade totalitária que povoa a cabeça de boa parte dos nossos governantes, talvez com as honrosas exceções da própria presidente Dilma Rousseff e do ministro Paulo Bernardo. Mas, duas andorinhas não fazem verão diante de um bando de gaviões ávidos de comer as outras frágeis andorinhas da liberdade.
Vamos ver no que isso vai dar.

“Comunicado da Assembléia Popular Horizontal” sobre ônibus de Belo Horizonte
(na Internet)

O movimento que mantém ocupação da Câmara Municipal da capital de Minas Gerais ficou satisfeito com a redução do preço da passagem dos ônibus em Belo Horizonte, de 2,80 para 2,65, mas quer saber se isso será debitado das “contas superfaturadas dos donos de ônibus” ou se vai sair do dinheiro público destinado à saúde e à educação, o que os manifestantes não aceitam. O comunicado do grupo de protesto diz:
“Apesar de a redução da passagem ser uma importante conquista do povo belo-horizontino, ainda guardamos anseios quanto à abertura dos contratos e das planilhas de custos das empresas de transporte público, que ainda são mantidos ocultos. É necessário saber se o custo dessa redução será pago pela população ou pelas empresas, ou seja, se o que será reduzido será o lucro superfaturado das empresas ou a redução dos impostos destinados à educação e saúde, por exemplo.”
Na verdade, esta é a grande questão que também estará em aberto no encontro do Movimento Passe Livre, de Salvador, com os vereadores, na Câmara Municipal, nesta quinta-feira. A chamada “planilha de custos”, que se tornou uma caixa-preta,  é a questão que os empresários não querem abrir, muito menos os políticos que lhes dão sustentação e, curiosamente, também a mídia, que não se interessa por um problema que afeta 100% dos seus clientes, os leitores, os telespectadores e os ouvintes...

COMENTAMOS COMENTÁRIOS
"O vestibular sumiu. E agora?"
("Correio")

Não é preciso acrescentar nada à reflexão da colega jornalista Malu Fontes sobre o fim do vestibular na UFBA. Leiam com atenção. Quem vai gostar é aquele professor racista da Faculdade de Medicina que disse que baiano só entende de berimbau, assim mesmo, porque tem uma corda só, pois agora só terá alunos branquelas do Sul e Sudeste... Só quem vai se fu... são os baianos, pobres ou ricos. 
Um texto definitivo. Parabéns, Malu!

“Estudo aponta que 69% dos homicídios são motivados pelo tráfico”
(“Correio”)

E a Polícia Civil do Estado da Bahia publica o número oficial de assassinatos ocorridos em Salvador entre primeiro de janeiro e 31 de março de 2013: 451 assassinatos. Muito provavelmente, em pouquíssimas cidades do planeta Terra tanta gente foi morta violentamente no mesmo período. Mas, o mais curioso dos dados, é que a Polícia Civil colocou a culpa de 69 de cada 100 assassinatos “no tráfico”. Tráfico, esta entidade metafísica que mata pessoas. 
A Polícia Civil só não consegue se lembrar (amnésia seletiva, igual à do ministro da Justiça que acha que nossas cadeias são masmorras medievais?) é que seja pela tráfico ou pelo voo das borboletas, TODO ASSASSINATO É RESPONSABILIDADE DAS AUTORIDADES DE SEGURANÇA PÚBLICA. Seja o cidadão um usuário de maconha, cocaína ou crack; seja o cidadão um político que vive de roubalheiras em obras superfaturadas; seja o cidadão um empresário que constrói prédios que desabam ou seja o cidadão um benemérito das causas nobres que só vive para ajudar os pobres, TODOS SÃO CIDADÃOS, TODOS PAGAM IMPOSTOS DIRETOS E INDIRETOS e, portanto, todos merecem ter suas mortes investigadas quando elas acontecem violentamente.
Este negócio de dizer que “o tráfico matou” é conversinha pra criança dormir.
Que tal, no próximo anúncio, dizer: 69% DOS ASSASSINATOS TIVERAM ORIGEM NO TRÁFICO E NÓS JÁ IDENTIFICAMOS E ENVIAMOS PARA A JUSTIÇA 100% DOS AUTORES DOS ASSASSINATOS e só estamos, agora, esperando que a Justiça deixe de dormir em berço esplêndido e mande os assassinos para a penitenciária, que é o lugar de assassino de usuário de droga e também de assassino de anjos beneméritos.

* tonY Pacheco é jornalista-radialista profissional formado pela UFBA e tem formação ainda em Psicanálise e Ciências Econômicas.


Um comentário:

  1. Esse negocio de crime do trafico eh td conversa mesmo. vcs taum certos. é conversa pra naum investigar nda.

    ResponderExcluir