Filmes Comentários

domingo, 21 de julho de 2013

Crítica ao uso da palavra AMIGO no Facebook

O FACEBOOK DEVERIA USAR OUTRO TERMO PARA "AMIGOS"

toNY PACheco*




É muita leviandade você chamar de amigos a pessoas com as quais você nunca teve a intimidade de uma conversa sincera, com as quais você nunca compartilhou pessoalmente uma tristeza ou uma alegria. Pessoas que não acompanham seus momentos de glória tampouco os momentos de queda. Enfim, é VIOLENTAR a palavra AMIGO o que o Facebook faz. 
Deveria ser COLEGA, como colega de escola, colega de trabalho, colega de grupo político. 
Agora, amigo é algo muito especial, e a criança, por exemplo, pode ter 100 amigos, pois não tem maturidade para entender a profundidade da relação; o adolescente pode ter 10 amigos, pois já começa a ver que poucos ficam com ele nos momentos mais determinantes da vida;  mas o adulto, com muita sorte, pode contar seus amigos nos dedos de uma única mão. Só. Já é muito se conseguir ter cinco amigos na idade adulta.
Por isso, o que o Face faz é nos conectar. Mas, só isso. Não faz amigos, pois isso não é possível ciberneticamente.


* tonY Pacheco é jornalista e tem formação em Psicanálise ortodoxa freudiana.

6 comentários:

  1. Justamente por tudo dito acima que nunca quis, nao quero e nem vou querer me conectar nessas malditas "redes socias".
    Brinco sempre com meus pouquissimos amigos que eu devo ser o unico ser deste planeta a nao ter orkut, facebook e outros muitos meios virtuais de achar que se tem um amigo verdadeiro.
    Concorda, COLEGA?

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Toni. Já aconteceu de pessoas me adicionarem, e eu as adiciono porque temos muitos "colegas" em comum. Fico imaginando que ela me conhece, que a gente já se cumprimentou algumas vezes etc, aí adiciono. Depois, passa por mim e nem se recorda que me adicionou, que somos "amigos" no Face. O que faço? Excluo a pessoa! O face deveria mudar sim. Colocar várias categorias: amigos, colegas, conhecidos, avistados etc rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Cocordo com voce, na profundidade a amizade é maior que o que pode haver ciberneticamente, mas mesmo virtualmente tenho laços de amizade com algumas pessoas, mesmo sem as ter conhecido pessoalmente, inclusive de conversarmos por tel, compactuarmos de momentos até dificeis, com palavras fraternas, e edificantes, coisas que as vezes até quem consideramos amigos, na vida real e pessoal , não acontecem. Acho pertinente sua crítica , mas faço esta ressalva, pois tudo tem sua relativuidade e excessões, inclusive através destea rede social , já fiz conhecimentos ao vivo, boas pessoas, e tenho obtido resultados profissionais surpreendentes. Abração Toni e vc sempre foi comigo, uma excelente pessoa e mesmo sem proximidades o considero amigo e o tenho em muita comnsideração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraços, querido Ernesto! E obrigado pela enriquecedora reflexão.

      Excluir
  4. Uma coisa esqueci de colocar, com relação a terminologia amigos, poderia ser substituida por "participantes da rede" e amigos assim como família e etc. seriam sub itens,que teríamos livre arbítrio de colocar, independente de serem amigos mais chegados virtuais ou reais, mas aqueles que assim consideramos, afinal, realmente fica útopico pessoas que só fazem parte da rede e que nem interagem, ou como foi citado, quando se encontra em algum lugar nem nos reconhece, somente participam dela, e as vezes mesmo estando na relação, nem participam pois nunca interagem e assim esse termo amigos, irreal, mal empregado, quando na prática não são.

    ResponderExcluir