Filmes Comentários

sexta-feira, 5 de julho de 2013

A Essência do Capitalismo

Ricardo Líper



Este texto tem palavrões. Ou você lê escondido ou diz que não gostou e o esculhamba por isso, eu lhe entendo e compreendo suas manhas. O aviso está dado. 
Para início de conversa vamos entender o que é o capitalismo. O capitalismo foi criado pelo homem e não o homem capitalista foi criado pelo capitalismo como pensou Marx. Mas Marx estava certo. Não é que o homem criou, corrijo, no capitalismo ele revela sua verdadeira natureza ou sua capacidade de ser o mais escroto que lhe é possível ser.  O homem nas nossas sociedades gosta de dinheiro. E só gosta e ama mesmo o dinheiro. Primeiro o dinheiro e depois o poder que ele proporciona. O dinheiro dá tudo. Do poder real e todos os prazeres terrenos possíveis, lícitos ou ilícitos. Por dinheiro você faz qualquer coisa, alguns trabalham até. É o único e verdadeiro amor de sua vida. Aí você me diz: eu não penso assim.. Ninguém diz isso com sinceridade. Deixe de hipocrisia. Só uns muito raros, mas muitos raros mesmo, são como um samurai que ficava preocupado com seu nome mais do que com sua vida e no capitalismo não existem samurais. O capitalismo acabou totalmente com isso. Virou todo mundo puta, principalmente os homens, e transformou países inteiros em puteiros. Como eu acho que todos são putas no sentido figurado, a humanidade para mim, na versão atual, não passa de um puteiro. Logo, não há aqui nenhum preconceito com as putas assumidas porque a prática da prostituição, fora da cama, é a regra da humanidade no capitalismo. Aí você me diz, "mas eu sou homem". É nada! O conceito de puta sempre lhe incluiu. O seu conceito de homem é só fazer sexo com mulher e não dar a bunda, não é mesmo? Isso foi invenção dos padres e depois dos crentes copiada por psicólogos, psiquiatras, delegados, juízes no século XIX. Por isso crente está certo em querer "curar" veados. Ele está baseado na psicologia e na psiquiatria do século XIX. Se eles perseguiam quem não fazia o que recomendava a  moral cristã com uma suposta ciência que nasceu avacalhada e nunca foi ciência deram o discurso para ser usado. Esse discurso ficou no arquivo e pode ser reeditado a qualquer momento.  O conceito de homem em todos os povos, desde que a escrita foi inventada, não é esse. Não foi baseado na bunda.
Ser homem é ter coragem, ser honesto e ser honrado. Me aponte dez brasileiros assim. Não tem. Pois é: colocando duzentos mil reais, não falei em euros, hein!, você, se ninguém souber, garantido o segredo, será que não libera o rabo? Libera sim. Se for muito complicado, evangélico etc., um milhão. Se for em dólares ou euros você leva até seu irmão, mais novo, de 20 anos, também para ganhar outro milhão. Diga para você mesmo, sem hipocrisia, liberava ou não? Tem gente que libera por dez reais. Ou menos. A grande maioria dos brasileiros, a totalidade penso eu, só não faz isso porque não tem pagador. Mas para outras coisas tem e ele percebeu isso. O que ele ama não é ele nem ninguém, é o dinheiro. Não ama Jesus, não ama Marx, não ama a Medicina (a arte de matar sem ser punido nem reconhecido), não ama o próximo, não ama nem a si mesmo, sua palavra, sua honra, seja lá o que for,  ele só ama o dinheiro porque nasceu ou desde que se compreendeu no mundo, entendeu que nasceu para  só amar o dinheiro. Muitos antes de dizer papai e mamãe disse: capital.  E muitos dizem que ama até o Diabo, se ele lhe prometer dinheiro. Mas o Diabo é igual a ele. Não libera dinheiro. Quer que ele lute que nem uma puta velha para ganhar o dinheiro e aí, corrompido, ele leva sua alma para o inferno. Mas antes de levar, o desmoraliza, por isso você bebe, cheira, toma remédio para dormir e só tem momentos de felicidade quando está chapado.
Revolucionei, portanto, a Teologia e a Psicologia descrevendo você, sua putinha.
Portanto, a maioria, para conseguir dinheiro, é capaz de usar todo mundo até, e com frequência, Jesus e Marx, que são sujeitos fáceis de se arrecadar capital em nome deles.  Quando vêem uma nota de 100 reais muitos sujeitos ficam de pau duro. Essa é a definição de capitalismo e burguesia: putas em disputa, sem limites, por dinheiro, com pouquíssimas exceções. Ninguém pagaria essa quantia por um cu de nenhum homem porque tem muitos gratuitos e outros bem mais baratos. O problema do cu aqui é uma analogia apenas. Porque a preocupação fundamental dos crentes hoje em dia no Brasil é o cu em vez de louvar Jesus e praticara a caridade. Freud, onde estás que não respondes?
O Brasil é isso. Sempre foi. Desde o Descobrimento até hoje, nesse exato minuto que estou escrevendo. Muda governo, muda tudo, mas isso jamais mudará. E aí o que fazemos? Devemos nos ajustar. Você se lembra das professorinhas e psicologozinhos quando, em uma época recente, falavam em "desajustados"? Alunos desajustados e ajustados? Agora não falam mais nisso. Leia Foucault. Ele explica porque não se fala uma coisa que cientificamente era falada há alguns tempos atrás. Porém, eu quero voltar a esse conceito de ajustamento. O aluno ajustado é aquele menino esperto, dissimulado e falso, que só pensa em ganhar dinheiro, puxar o saco dos poderosos e botar para fuder em cima dos que não têm poder. Uma novela atual... Brasil é novela e futebol. Brasileiro que não vê novela e joga futebol ou grita gooooool não é essencialmente brasileiro. Como luto para ser ajustado à nossa realidade, vamos falar é de novela. Uma novela atual tem um personagem chamado Félix que é o ideal do brasileiro ajustado à nossa realidade. Insensível, criminoso, gosta de todo tipo de putaria, não tem nenhum escrúpulo para ter poder e dinheiro. Mas, tem o seguinte, a maioria dos personagens dessa novela, como na vida real, é assim também. Todos bandidões. Logo, a educação do brasileiro vencedor é ser bandido, o que já todos admiram e querem ser. Não bandido burro que não sabe se relacionar bem com a polícia e as autoridades... Bandido competente, de bons modos, de boas estratégias, maquiavélico, de casaca, de postura séria, carrancuda, mulherzinha e filhinhos impecáveis, na pose, tudo nos conformes e vitorioso, portanto. Félix. Paletozinho e gravata em muitos momentos.  Quem ele fode é o País e os outros que o habitam. Reclamou? Porrada, sem dizer o nome.  Mas ele só ama o dinheiro e o poder que ele lhe dá. Só. O outro não existe para ele, a não ser se puder ser usado para ganhar dinheiro ou lhe dar prazer sexual. Ele é um antropófago nato. Usa todo mundo para gozar e botar para trabalhar para lhe dar dinheiro. Fora isso o outro não existe.  Esse sim é o grande bandido, nunca será pego e ainda será condecorado. E todo mundo o inveja. Depois que eu vi a polícia quebrar no pau os manifestantes mudei totalmente a minha maneira de ver as coisas: os manifestantes foram heróicos, perceberam que estávamos no inferno, coisa que eu até me surpreendi, pensava que só eu percebia que estava vivendo em um inferno, mas tem outros que perceberam. Só que o caminho não é esse. O erro é confiar que vai mudar alguma coisa. Não vai. Não acredito que chegaremos a ficar na situação do Haiti, que terminou como país devido a isso. Entretanto, o Brasil e outros países vão ficar como estão agora e para sempre, isto é, toda a eternidade. O negócio então é como sobreviver nessa realidade. Como diria uma professorinha psicóloga do serviço de orientação educacional poucos anos atrás: se ajustar.
Ser uma pessoa ajustada na bandalheira toda.


2 comentários:

  1. Muito bom o texto; um dos poucos textos bons aqui do INIMIGOS DO REI.

    Vivemos em um mundo de ratos, poucos são os homens, mas também ser homem tem um preço alto, e o menor preço que se paga por qualquer coisa é em dinheiro. Aliás, dinheiro está ao alcance de qualquer rato. Ou principalmente dos ratões...

    Neste mundo de ratos, difícil é pegar nas mãos das pessoas e dar um sorriso... Hoje entendo porque uma pessoa muito querida nunca quis sair da fazenda em que nasceu, é realmente muito desagradável ter que conviver com ratos...

    ResponderExcluir
  2. Vivemos em uma era de cinismo; OS INIMIGOS DO REI estão contaminados também pelo cinismo e pelo desespero, que como se sabe enfraquece o homem. Se ajustem, dêem o cu por dinheiro, entrem no desespero, seja cínicos como todo mundo mas eu não entro nessa. Quem for poder que se quebre...

    ResponderExcluir