Filmes Comentários

quarta-feira, 22 de maio de 2013

MARCELINHO VENCE CPI DO FUTEBOL. TELÓ VENCE NOS EUA. CAETANO PERDE COM 'ABRAÇAÇO' RUIM.


JORNAL COMENTADO 109

22.05.2013 – 6:16 – Quarta-feira

tony PacheCo*

O QUE FAZ O SUCESSO DE UM CANTOR OU BANDA???

Michel Teló e sua música perfeita: "Ai, se eu te pego", que nem dele é... Música perfeita é TUDO!

“Billboard Awards 2013; Michel Teló leva prêmio”
(“Folha de S.Paulo”, on line)

“Michel Teló fatura dois prêmios no Billboard Latin Music Awards”
(“Correio”, on line)

“Here we go again”... A gente foge da música, mas a música não foge da gente. Ontem, um jovem músico de 18 anos, exímio violoncelista clássico (“cello”), mas que agora quer ser cantor de MPB,  perguntava-me “por que Michel Teló não pára de receber prêmios internacionais pela música (já agora bem antiga...) “Ai, se eu te pego”???
Teló começou a receber prêmios por esta canção há quase três anos, mas o fato de o craque de futebol Cristiano Ronaldo tê-la dançado para um público de 1 bilhão de pessoas no planeta, levou Teló a vencer  prêmios aqui e lá fora. E continuar vencendo. “Melhores do Movimento Country Brasil 2011”. “Prêmio Billboard Brazil 2011”. “Melhores do Ano 2012 do Faustão”. “Troféu Imprensa SBT 2012”. “MTV Itália TRL Awards 2012”. E, no domingo passado, o “Billboard Awards 2013”, nos Estados Unidos.
A música é boa, mesmo que você não goste de “sertanejo universitário”, como eu, nem goste de Michel Teló. A música é boa, grudenta, não sai da cabeça e é ouvir a gente começa a se mexer.
A música PERFEITA é tão importante na carreira de um artista, que a banda Filhos de Jorge, por exemplo, era um nada até gravar uma música cubana intitulada “Yiri Yiri Boum”, à qual recebeu no Brasil o título de “Ziriguidun”. Nada a ver com nada. Mas, o problema é que a música é grudenta, gostosa, sensual. Pronto. Filhos de Jorge se tornou banda referência e a música cubana foi a Melhor do Carnaval da Bahia 2013 (sic). Se o jogador Messi fosse bom de molejo,  bem promovida por ele internacionalmente, “Ziriguidum” ficaria famosa como “Ai, se eu te pego”.
Quem viaja pelo mundo, pela Internet ou de avião, sabe: “Ai, se eu te pego” é tocada em quase todos os 200 países do mundo, do Canadá à Argentina; de Portugal à Rússia; da Turquia ao Japão; da Tunísia a Botswana; e até nas bases antárticas...
Agora, veja O ERRO, jovem Pedro. Caetano Veloso, com a música totalmente mais ou menos “Abraçaço”, ganhou mais espaço na imprensa (principalmente mídia impressa e Internet) do que qualquer outro lançamento em 2012. Só que a música é ruim. Será comentada porque Caetano Veloso, desde que surgiu com seu cabelão encaracolado nos festivais da Record, sabe manipular, como ninguém, os jornalistas e os donos de jornais, falando as palavras certas para instigar as pessoas a responderem às suas provocações. Mas “Abraçaço” é ruim. E vai continuar ruim. E não vai fazer sucesso algum.
Sucesso, sucesso mesmo, como expliquei ao meu jovem amigo violoncelista, Caetano só teve sucesso verdadeiro, quase unânime, foi com uma música que não é dele: “Sozinho”, do compositor e cantor Peninha. Peninha, o autor, gravou “às vezes, no silêncio da noite...”, em 1997 e ganhou o Prêmio Sharp. Ponto. Nada mais aconteceu.
Dois anos depois, a mesma música "Sozinho", foi gravada por Caetano Veloso e fez parte da trilha sonora da novela "Suave Veneno" da Rede Globo (nem me pergunte, jovem “cello”, porque eu não digo COMO uma música entra em trilha de novela...). Pronto. Espetacular sucesso. Um milhão de CDs vendidos. Disco de Diamante. Primeiro lugar simultâneo em 19 estados do Brasil. Caetano renasceu das cinzas e até eu, que odeio nostalgia, passei a cantar junto com ele e, mais absurdo, fui até uma loja e comprei o CD de Caetano, do qual só ouço a música de Peninha. Claro!
Cantor ou banda que pensa que por seu nome estar consolidado no mercado venderá shows apenas porque tem este nome, está fadado a desaparecer abrupta ou lentamente. “Whatever”. A procura da música tem que ser permanente e obsessiva (na cabeça do artista ou na cabeça dos outros...) ou, então, o artista tem que se contentar com a melancolia do anonimato.
A música, jovem Pedro, a música, É TUDO. A divulgação correta da música junta-se à música e CRIA UMA CARREIRA ARTÍSTICA OU A CONSOLIDA.  

COMENTAMOS COMENTÁRIOS...

“A massa de manobra no baba dos oportunistas”
(“Correio”)

O comentário “A massa de manobra no baba dos oportunistas”, de autoria de Oscar Valporto, no “Correio” de hoje, é extremamente interessante, porque deixa claro que o tal movimento “Bahia da Torcida” é apenas uma tentativa do governo do estado de tomar, “na tóra”, a direção do Esporte Clube Bahia. Embora não diga com estas palavras hehehehehhehehe.

“Deputados retiram assinatura e CPI do Futebol é derrubada”
(“A Tarde”, on line)

“Marcelo Guimarães detona Wagner, Fátima Mendonça, Lídice e Pelegrino.”
(jornaldamidia.com)

“A vitória da artilharia pesada de Marcelinho Guimarães”
(manchete que não deu na imprensa)
                        Como dizia minha mãe, "quando vir gente de olho verde, tenha medo..."

Curiosamente, só mesmo o jornal cibernético jornaldamidia.com.br teve a coragem de colocar todos os pontos nos “i” e todas as cedilhas nos “c” da luta pelo poder no Esporte Clube Bahia.
O que fez Marcelo Guimarães Filho, ao ser acuado pelo movimento “Bahia da Torcida”, liderado por gente ligada estreitamente ao governo do estado? Simplesmente disparou contra o governador Jaques Wagner, a primeira-dama Fátima, entre outras personalidades e arrematou: ótimo, então vamos investigar também os contratos públicos envolvendo futebol, deixando nas entrelinhas os contratos da novíssima Arena Fonte Nova, como lembrou a coluna “Satélite”, de Jairo Costa Júnior, no “Correio”.
Mas ninguém teve a coragem de aprofundar como o jornaldamidia.com.br que, sem sombra de dúvida, torna-se a cada dia um REFERENCIAL EM JORNALISMO na Bahia.
E, aí, deu no que deu. Sem CPI, tudo na paz, o forno de microondas gigante sem acústica continuará funcionando e Marcelinho continuará a fazer o seu controvertido trabalho.

* tonY Pacheco é jornalista profissional e quando crescer quer ser jornalista igual ao pessoal do jornaldamidia.com

2 comentários:

  1. E o jornal da midia vive de que? jornal tem que ter anunciou ou patrocinador. quem patrocina?

    ResponderExcluir
  2. QUAL A RAZÃO DE MARCELO GUIMARÃES LUTAR COM UNHAS E DENTES
    PARA DEFENDER A SUA PERMANÊNCIA NA PRESIDENCIA DO BAHIA?
    É AMOR AO SEU TIME?

    ResponderExcluir