Filmes Comentários

sexta-feira, 24 de maio de 2013

A NOVELA DA BICHA MÁ E A SÉRIE DA VIÚVA MACONHEIRA


JORNAL COMENTADO 111

6:59 – 24.05.2013 – Sexta-feira

tonY PachecO*

Quatro Bombons & Uma Bomba - XIV

NA TV
Mateus Solano dá um banho como a bicha má: pense bem antes de reprimir a sexualidade dos seus filhos...

1.    “AMOR À VIDA”, novela da Rede Globo, entrando no ar de segunda a sábado, mais ou menos às 21:15 e terminando às vezes 22:30, às vezes 22:45. Olhe, estes horários da TV aberta são muito doidos. Mas a trama de Walcyr Carrasco, já conhecida como “Novela da Bicha Má”, traz um tema pra lá de atual na vida brasileira: a neurose braba daqueles que têm que disfarçar a sua sexualidade e aí desenvolvem mecanismos de defesa que têm altíssimo poder de destruição. Parece que o escritor direcionou sua artilharia contra duas personagens políticas da atualidade brasileira, que, claro, eu não vou escrever os nomes aqui porque não sou doido de levar um processo daqueles de arrasar quarteirão. Mas, TODO MUNDO SABE quem são as duas personalidades poderosas que INSPIRARAM o autor da novela, mesmo que ele negue. Esqueça isso e veja a trama. Vale a pena e minha bola de cristal diz que vai ser um dos maiores sucessos da Globo em todos os tempos, SE A CENSURA NÃO VIER DOS BASTIDORES AFETADOS pela personagem da bicha enrustida que sai se vingando da humanidade pela vida teatral que é obrigada a levar.
Voltaremos ao assunto.



A bela, gostosa e talentosa Mary-Louise Parker é a viúva do judeu que lhe deixou na miséria. Ela passa a vender maconha para criar os filhos

2.    “WEEDS”. Passa no canal fechado GNT, às segundas-feiras no “c... da madruga”, ou seja, 23:30, horário só para vagabundos como eu e outros. Mas também passa no horário civilizado das 20 horas, aos domingos, no canal A&E. Mas é fundamental. Mary-Louise Parker, uma das melhores atrizes da nova geração do cinema americano, vive na TV uma viúva de um jovem judeu que a deixa sem nada. Ao morrer, ela descobre que o marido não fez seguro, não tem pensão, nem uma poupança. Então, mãe de dois filhos pequenos, ela parte para a venda de maconha no condomínio de luxo onde mora para conseguir sustentar a si e aos filhos. Logo depois, metida até o talo no mundo do tráfico de drogas, ela engravida de um traficante mexicano que é HOMO ENRUSTIDUS, mas também é do tipo bicha má: se o mundo o massacra, ele sai matando deus e o mundo depois que a viúva do judeu rouba o seu filho após assassinar a amante de fachada que ele tinha. A trama tem tantas situações hilariantes e tem tanto a ver com gente que a gente conhece, que você se identificará logo nos primeiros minutos. Parece que você está vendo seus vizinhos dos bairros chiques de nossa Soterópolis...

NO DVD, BLUE RAY OU BAIXANDO NA INTERNET


Cinema inteligente também rende gostosas gargalhadas.

3.    “SETE PSICOPATAS E UM SHIH TZU”/”Seven Psychopaths”, comédia inteligente, mas sem ser chata, escrita e dirigida por Martin McDonagh, com um elenco de estrelas de primeira: Colin Farrell, que é um escritor sem inspiração e que vive na cola do amigo transtornado vivido por Sam Rockwell, um ladrão de cachorros que depois anuncia ter “encontrado” o cachorro que roubou e recolhe a recompensa; tem também o excelente Christopher Walken, vivendo um marido exemplar, cristão, para quem ajudar a mulher com câncer terminal é tudo que lhe interessa e, para isso, ajuda Sam Rockwell a roubar cachorros; e Woody Harrelson, que não faz nenhum esforço (kkkkkkk) para fazer um marginal psicopata que tem seu cachorrinho Shih Tzu roubado pela dupla. Absolutamente imperdível! 2012. 175 minutos. Cotação: **** (4 estrelas de 5 possíveis)
Dois monstros na tela: Susan Sarandon e Richard Gere, ensinando que mentir pra uma mulher pode trazer consequências terríveis

4.    “A NEGOCIAÇÃO”/”Arbitrage”, direção de Nicholas Jarecki, com Richard Gere e Susan Sarandon. Quer aprender como agir no mundo dos negócios, agora que o Brasil está brincando de potência econômica? Este é o filme. Quer aprender como lidar com mulheres, sejam elas a sua esposa ou sua filha ou também a sua amante? Este é o filme. Do primeiro ao último minuto, da amostragem do que é o sistema capitalista e suas tramas até o relacionamento de um empresário que manipula dados e também mulheres, “A Negociação” mostra tudo aquilo no que um homem tenta não se meter, mas se mete todos os dias de sua vida quando esquece alguns “detalhes” da sua convivência marital. Realmente, você verá que viver não tem Manual do Usuário, o aprendizado é todo dia. Susan Sarandon ilumina a tela. Richard Gere está perfeito, talvez, como disse a crítica, “o melhor papel de sua carreira”. 2012. 100 minutos. Cotação: ***** (5 estrelas de 5 possíveis).
Não se iluda com a presença de Gerard Depardieu: é ruim de dar agonia...

5.    “O SUMIÇO DO PRESIDENTE”/”San Antonio”, é uma comédia de Frédéric Auburtin, baseada numa série policial de nome “San Antonio” que vendeu nada mais nada menos que 20 milhões de livros. Aí, com este dado e mais o nome de Gerard Depardieu, um “monstro” do cinema francês e internacional, você vai crente que se divertirá demais. É, não vai não. O filme é tão ruim, tão ruim, mas tão ruim, que termina no Rio de Janeiro, embora seja sobre o sumiço do presidente da França. Pense numa porcaria que só com fórceps vai tirar uma gargalhada de sua garganta. Agora, se gosta de filme “thrash”, este é o seu filme. Você vai rir de como tanta gente se junta pra fazer uma coisa imprestável. Cotação: 0 estrela de 5 possíveis.

* tony Pacheco é jornalista-radialista profissional e estudou também Psicanálise e Economia. Tem uma noçãozinha do que seja bom cinema, mas nada parecido com os mestres Ricardo Líper e André Setaro.

2 comentários:

  1. perfeito, mas o filmee dos ppsicopatas mereceia + 1 estrela. é bom pacas.\
    vc tá sumido da boa viage, o q q tá havendo?

    ResponderExcluir
  2. Noçãozinha? Aqui em JF a gente só ia no cinema nos filmes que vc recomendava, uai!

    Clark (não vou deicar meu e-mail aqui não uashfuashdshddsfds)

    ResponderExcluir