Filmes Comentários

terça-feira, 28 de maio de 2013

MAIS UM PM MORTO. BAHIA É O SEGUNDO ESTADO EM ASSASSINATO DE POLICIAIS.

JORNAL COMENTADO 112

6:23 – 28.05.2013 – Terça-feira

tonY PAcheco*

HERÓI DE UMA GUERRA NÃO-DECLARADA: PM MORTO APÓS MATAR ASSALTANTE.

"Sepultado PM assassinado dentro de pizzaria em Sto. Amaro"
("Tribuna da Bahia")

"PM reage a assalto, mata assaltante e é morto em Sto. Amaro"
("Correio")

 Nem bem estavam recuperando-se do assassinato do capitão PM Anativo, em Salvador, quando ia lavar seu carro, e os policiais receberam a notícia do assassinato do soldado Valmir do Carmo Espírito Santo, em Santo Amaro, no último domingo, quando comia uma pizza com a esposa. Há uma guerra declarada no Brasil e as forças policiais, obviamente, são um lado desta guerra. Manter contingente incompatível com as recomendações da ONU, desarmar policiais ou armá-los insuficientemente frente à sofisticação e quantidade das tropas marginais, é entregar o País à bandidagem ou nos manter em PERMANENTE SOBRESSALTO, como ensinou Maquiavel aos políticos há séculos...
A Bahia já é o segundo estado brasileiro em assassinato de policiais. Em 2012, foram 16 assassinatos de policiais. Só fomos superados por São Paulo, com 98 (sendo 88 PMs). Só tem um detalhe: SÃO PAULO É O MAIOR ESTADO DO BRASIL EM POPULAÇÃO (41 milhões) E A BAHIA É O QUARTO (14 milhões). Em termos proporcionais, estamos matando tantos policiais quanto São Paulo.
Na França, nos últimos 40 anos, foram assassinados 620 policiais. Em 2012, foram 6 (seis) policiais mortos. No Brasil, SÓ EM 2012, FORAM ASSASSINADOS 250 POLICIAIS. Metade dos policiais mortos é de São Paulo, embora o estado só tenha 21% da população brasileira. A França com 66 milhões de habitantes matou meia-dúzia de policiais e a Bahia, com apenas 14 milhões de habitantes, matou 16 em 2012. Alguma coisa tá errada aí...
Em São Paulo, as polícias Civil e Militar estão proibidas de socorrer pessoas feridas nas ruas, pois estão sob suspeita generalizada. Quer dizer, para o governo do PSDB paulista, o policial é, a priori, um bandido de farda e, com isto, os bandidos entendem: “ESTAMOS EM LUTA CONTRA COLEGAS DE BANDIDAGEM”. Resumo: o governo paulista já assumiu um lado na guerra, o lado dos bandidos.
O Governo Federal, que é do PT, segue praticamente a mesma linha do PSDB paulista: o ministro da Justiça nos últimos dias, por exemplo, declarou que as prisões (pelas quais ele é responsável), são “escolas de criminalidade” e que não pode baixar a idade penal no Brasil de 18 para 16 ou 14 anos, porque não tem onde colocar os presos, daí a política atual de “serviços à comunidade”, que é um escárnio com as vítimas da guerra civil brasileira.
O Brasil tem 50 mil assassinatos por ano e a Bahia tem “ajudado” bastante nestas estatísticas, com um aumento de 195% no número de assassinatos entre 2001 e 2010.

“Há alguma coisa profundamente errada com um país que engole passivamente o assassínio quase diário de seus policiais – e, com isso, diz em voz baixa aos bandidos que podem continuar matando à vontade, pois, no fundo, estão numa briga particular com “a polícia”, e ninguém vai se meter no meio. Essa degeneração é o resultado direto da política de covardia a que os governos estaduais brasileiros obedecem há décadas diante da criminalidade.”
(APRA – Associação de Praças do Paraná)


GUERRA É RACIAL TAMBÉM


Em dezembro de 2012, uma manifestação nas areias cariocas da ONG “Rio de Paz” mostrou que a guerra civil no Brasil, tem forte conteúdo racial. Embora os negros não sejam maioria entre a nossa população, de cada 3 pessoas assassinadas no Brasil, DUAS SÃO AFRODESCENDENTES, ou seja, 66% dos mortos. Entre as forças policiais se dá mais ou menos o mesmo: a maioria dos policiais assassinados é de afrodescendentes. É um genocídio?
Nas areias da Praia de Copacabana (foto acima), no Rio de Janeiro, foram colocados 500 mil feijões espalhados sobre uma bandeira nacional e faixas de tecido vermelho de 40 metros de largura cada uma. Estes 500 mil feijões representavam os 500 mil brasileiros assassinados entre 2001 e 2010: dois terços feijões PRETOS e um terço feijões BRANCOS. NENHUMA GUERRA NO MUNDO TEM MATADO TANTA GENTE.
E, desde que o povo pediu o livre comércio de armas, dando mais de 60% de votos a esta opção, e que o governo Lula decidiu não obedecer E IMPÔS um Estatuto do Desarmamento frontalmente contrário à decisão do plebiscito, que a violênca só faz crescer, principalmente contra as forças policiais e as camadas mais frágeis da população: pobres, negros, mulheres, homoafetivos etc. e tal.
E, desta política, a que é mais atroz, é a instrução oficial de que todos (policiais ou não), devemos nos render aos bandidos sempre que abordados. Sobre esta rendição incondicional, eu queria terminar este post com uma consideração aos governos federal e estaduais:

E SE OS EUA INVADISSEM O BRASIL?
Se estes superbombardeiros americanos aparecerem nos nossos céus devemos nos render imediatamente?

Suponhamos que o Brasil seja invadido pelos Estados Unidos da América. Eles têm o maior arsenal atômico do mundo: mísseis nucleares, submarinos atômicos etc. e tal. Eles têm aviões de guerra tão modernos que nenhum radar detecta seus voos, isto é, quando a gente vir, eles JÁ POUSARAM AQUI. Eles têm os mais modernos Exército, Marinha e Aeronáutica do mundo. Os EUA são capazes de aniquilar qualquer país (eu disse qualquer país, inclusive a China) sem deslocar uma tropa sequer, só com seu arsenal de mísseis, se a guerra for mesmo pra valer e não estas guerrinhas por poço de petróleo, como no Iraque. Sim, mas voltemos: se os EUA nos invadissem por quererem, por exemplo, controlar nossa Amazônia... Diante da ABSOLUTA INFERIORIDADE de todas as nossas Forças Armadas, DEVERÍAMOS NOS RENDER INCONDICIONALMENTE? Nos esqueceríamos que os camponeses do Viet Nam derrotaram os americanos e os puseram pra correr em 1975?
É o mesmo que se dá com nossa marginalidade. Ela é mais numerosa do que a Polícia e é muito mais bem armada. Por causa disso, policiais e outros cidadãos brasileiros devem ENTREGAR TUDO AOS BANDIDOS?

Ficam as duas questões para serem refletidas.

"Chuva derruba cobertura da Fonte Nova"
("A Tarde")

"Vixe, lascou!"
("Correio")

"Queda de parte da cobertura da Arena foi erro humano"
("Tribuna da Bahia")

O banho que o blog Por Escrito e o site jornaldamidia.com.br deu na questão da cobertura da Itaipava Arena Fonte Nova, levou as Redações a acordarem. Toda a mídia deu cobertura (desculpe o trocadilho, amigo Alex Ferraz...) ao desabamento de uma parte do teto do estádio, o que já havia sido antecipado, em fevereiro, que aconteceria.
Brilhou também o governador Jaques Wagner, PT, que desta vez não comeu "régui" e disse, textualmente: "AQUILO FOI FEITO PARA SUPORTAR QUALQUER CHUVA, NÃO DEVERIA ACUMULAR ÁGUA NENHUMA" e cobrou das empreiteiras uma providência definitiva. Será que as empreiteiras darão uma solução definitiva? Só o tempo dirá, né verdade?, como diria a BigLôra.
Agora, foto boa, mesmo, foi a da capa do jornal "A Tarde", que pegou um ângulo PERFEITO, QUE MOSTRA A GRAVIDADE DO PROBLEMA.
Em tempo, é bom lembrar que este blog osinimigosdorei3, desde quando Lula trouxe estes eventos sorvedores de dinheiro público para o Brasil, denunciou que este calendário de meio de ano é altamente prejudicial para o País, na medida em que, no Nordeste, é o período do ano em que MAIS CHOVE e, particularmente, em Salvador, é péssimo, pois somos uma das cidades em que MAIS CHOVE NO MUNDO.
Ponto final.

* tonY Pacheco é jornalista-radialista profissional registrado no Ministério do Trabalho, além de ser uma chato, agora, "de galocha"...

Um comentário:

  1. E vai morrer muito mais. Só a imprensa não ver, porque num quer ver, que exste uma quase parceria entre autoriades e marginalidade. Os governos da democracia brasileira, dede 1984, vem tendo simpatia pelso bandidos e má vontade com os policiais. Pagam mal, exploram, deixam a gente sem tempo pra viver com nossas familias. Equando um de nós morre, é ntinha num canto de pagina.

    ResponderExcluir