Filmes Comentários

segunda-feira, 27 de maio de 2013

O médico

Ricardo Líper


Depois de um exame de sangue, uma senhora um pouco acima do peso, mostrando no rosto redondo que tinha sido na juventude  muito bonita, estendeu resoluta o exame ao doutor. 
O médico olhou sério o exame, a olhou contraindo as sobrancelhas e escreveu uma receita e entregou a ela  que ficou um tanto quanto apreensiva devido ao olhar sério do doutor. Enfim ele falou:
- Seu colesterol está alto e a glicemia passou dos 100. Não é diabetes ainda mas é pré-diabetes. 
Ela leu na receita. 
Estava escrito: Salvador.
- Doutor o senhor não colocou quantas vezes eu tomo o remédio Salvador. 
Não é um remédio convencional. 
-  A senhora vai passar três meses em Salvador. Vou lhe dar a licença médica. 
- Mas eu não posso viajar agora doutor.
- É o que tem de melhor a fazer. Lá em Salvador só tem dois tipos de transportes. Ônibus e táxi. 
Ela o olhava com os olhos esbugalhados.
O médico continuou:
- E não adianta ter nenhum nem outro. Porque os primeiros muitas vezes passam sem parar nos pontos. E os segundos não adianta tomar porque a cidade vive quase toda engarrafada. A senhora então vai ter de andar. Andar, andar, andar. -  Ele parecia se deliciar ao falar. Ele levantou uma perna e mostrou o tênis esbagaçado. Voltei de Salvador ontem. 
- Três meses andando, obrigado a andar querendo ou não. É uma excelente terapia. Só de dia. Jamais atravesse uma praça a qualquer hora da noite que pode ser morte certa. Não use jóias e ande sempre com um dinheirinho em um lugar que possa rapidamente entregar ao assaltante: 17 horas se recolha. Três meses lá em Salvador e está tudo resolvido. A senhora gosta de toucinho, manteiga, bacon? Coisas fritas, sorvete?
Ela balançou acanhada a cabeça.
- Quando a senhora voltar de Salvador eu vou lhe receitar tudo isso porque seu colesterol e glicemia estarão tão baixos que vão prejudicar seus hormônios. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário