Filmes Comentários

quinta-feira, 2 de maio de 2013

USINEIROS FELIZES COM MAIS ÁLCOOL NA GASOLINA. AGUARDEM REVOGAÇÃO DA LEI ÁUREA



JORNAL COMENTADO 97



02.05.2013 – 6:37 – Quinta-feira

MAIS ÁLCOOL NA GASOLINA PARA USINEIROS GANHAREM R$2,9 BILHÕES.


“Mistura de etanol na gasolina muda e produtores faturam R$ 2,9 bi a mais”
(“O Estado de S. Paulo”)

“Percentual de álcool na gasolina sobe para 25%”
(“Tribuna da Bahia”)

“Gasolina passa a ter 25% de etanol e governo espera queda no preço”
(“Correio”)

Em tempo de mentiras universais, dizer a verdade é revolucionário, assegurou George Orwell e Abraham Lincoln já antevia isso no séc. XIX, garantindo que não se pode enganar todo mundo o tempo todo e por isso O BRASILEIRO DEIXOU DE CONSUMIR ÁLCOOL NOS CARROS. A punição do governo está vindo agora, A GASOLINA PASSA A TER 25% DE ÁLCOOL, EM VEZ DE 20% como era desde outubro de 2011. Com isso, os usineiros (todos aliados do governo do PT; antes aliados do governo do PSDB; antes aliados do governo do PMDB e muito antes aliados da DITADURA MILITAR) não param de ganhar e “reganhar”.
Em 2012, foram consumidos apenas 9,9 bilhões de litros de álcool combustível (que, agora, é “obrigatório” chamar de etanol), isto é, 40% A MENOS que em 2009.
Já no mesmo ano de 2012, foram consumidos 40 bilhões de litros de gasolina, ou seja, 56% A MAIS que em 2009.
É que o brasileiro entendeu três verdades incontestáveis:
1) o carro flex movido a álcool é 30% MENOS EFICIENTE que o carro a gasolina e, portanto, se o preço do álcool na bomba não for menos que 70% do valor da gasolina, não vale a pena e, por isso, ninguém mais usa álcool puro, mesmo nos carros flex;
2) o carro flex sai de fábrica calibrado para uso da gasolina e, portanto, acaba sendo MAIS POLUIDOR do que o carro movido apenas a gasolina, portanto, o APELO VERDE foi para as cucuias;
3) TEM ÁGUA DEMAIS NO ÁLCOOL. Enquanto o etanol anidro vendido nos EUA e Europa tem entre meio (0,5) e um (1%) de água, o nosso álcool chega a ter até 4,9% de água, FORA AS MUTRETAS QUE DONOS DE POSTOS E DISTRIBUIDORAS VIVEM FAZENDO ADICIONANDO MAIS ÁGUA AINDA NOS COMBUSTÍVEIS. E, assim, nossos carros vivem enguiçando nas ruas.
Por causa disso, o brasileiro parou de usar o álcool e para os usineiros não ficarem no prejuízo, já que o dono de carro não coloca álcool, o governo meteu álcool na gasolina NA TORA.


“Pode-se enganar todas as pessoas por algum tempo e algumas pessoas durante todo o tempo. Mas não se pode enganar todo o mundo por todo o tempo.”

(Abraham Lincoln, 1809-1865)


O QUE OS ESPECIALISTAS DIZEM

A revista “Superinteressante”, da qual sou colecionador, tem um texto ótimo sobre veículos flex. Vejam:

“Ainda que o etanol seja uma fonte de energia renovável, ele não parece ser garantia de um futuro livre de problemas ambientais e ameaças à saúde. Pelo menos é o que sugere um estudo feito por pesquisadores americanos em 2007. Usando um complexo modelo de computador que levou em conta variáveis como temperatura, intensidade da luz solar e índices pluviométricos, eles simularam a qualidade do ar em 2020 e descobriram que os níveis de ozônio - danoso ao sistema respiratório humano - aumentariam perigosamente em certas áreas dos EUA se todos os automóveis fossem movidos a álcool.



"Embora a queima do etanol reduza as emissões de dois poluentes cancerígenos, os níveis de outros gases aumentariam", afirma o cientista Marc Jacobson, da Universidade Stanford, um dos responsáveis pelo estudo. "Portanto, alguns tipos de câncer teriam a mesma incidência se a poluição fosse causada por fumaça de veículos movidos a gasolina." A solução, segundo Jacobson, não está no álcool, muito menos na gasolina, mas na conversão dos veículos em elétricos. "Isso eliminaria 10 mil mortes anuais por poluição do ar."


Viram? É assim que funciona. Mas, nós, brasileiros, já desconfiávamos disso e já não estamos abastecendo nossos veículos com álcool há alguns anos. E é uma pena que o que nos disseram sobre a AUTO-SUFICIÊNCIA DE PETRÓLEO NO BRASIL FOI TUDO MENTIRA. Não fomos, não somos e nunca seremos auto-suficientes em petróleo e devíamos ser como o Japão e a China, sermos UMA NAÇÃO FORTE E RICA, mesmo sem auto-suficiência em petróleo. O Japão importa todo o petróleo que consome e é uma economia infinitamente maior e mais eficiente que a nossa. Devíamos aprender com eles.

P.S.: 1. também podíamos obrigar as montadoras brasileiras a investir em pesquisas que REALMENTE transformem o motor flex em algo CONFIÁVEL, ECONÔMICO E POTENTE. Se isso não for possível, é melhor DESISTIR do álcool e investir em VEÍCULOS ELÉTRICOS, como vários países desenvolvidos já estão fazendo.
2. Segundo especialistas, se você não tem um Ford Fiesta hatch ou um Kia Picanto, desista de usar álcool puro. São os únicos realmente eficientes com este combustível.  
3. Para ver se o álcool é melhor pro bolso: divida o preço do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,70, vale a pena abastecer com álcool. Se der exatamente 0,70, tanto faz o combustível. Acima de 0,70, só use gasolina, mesmo “batizada” com 25% de álcool.
4. Governo espera que com mais álcool o preço dos combustíveis baixe. Alô, alô, Senhora Governante: A ECONOMIA NÃO FUNCIONA ASSIM. Se eu tenho chance de ganhar mais, EU VOU GANHAR MAIS. Por que eu ganharia menos?

.............................................................................................................................
AGUARDEM A REVOGAÇÃO DA LEI ÁUREA


“Feliciano coloca projeto de ‘cura gay’ para votação em Comissão da Câmara”
(“O Estado de S. Paulo”)

Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização das Nações Unidas (ONU), tirou a homossexualidade da Lista Internacional de Doenças.
E, agora, um deputado brasileiro resolveu transformar a homossexualidade em doença de novo, para que o Brasil transforme a sexualidade em JABOTICABA, uma coisa que só tem aqui e em nenhum outro lugar.
Agora, eu espero que o deputado Marco Feliciano, com apoio do PT, PSDB, PSB, PCdoB, PMDB, PSC e todos os outros partidos, apóiem o próximo projeto deste genial político: SERÁ RESTAURADA A ESCRAVIDÃO.
Sim, porque o deputado Feliciano, além de ter UM PROBLEMA com homossexualidade, tem também com os negões (se Freud estivesse vivo, faria logo a ilação: NEGÃO, PAUZÃO, VONTADE INCONTROLÁVEL e por aí vai...). Feliciano garante que Deus, através de Noé, amaldiçoou os AFRICANOS. Então, aguardem a REVOGAÇÃO DA LEI ÁUREA. Tenho certeza que ele conseguirá a simpatia de todos as partidos.
E por falar em simpatia: O SILÊNCIO DO MOVIMENTO NEGRO EM RELAÇÃO A ESTE DEPUTADO ESTÁ GRITANDO. É ensurdecedor!

* tonY Pacheco é jornalista profissional formado pela UFBA e ainda tem formação acadêmica (embora não acredite muito nisso...) em Economia (UFJF/UFBA), Psicanálise (SPOB) e Radialismo (registrado no Ministério do Trabalho).

3 comentários:

  1. Curiosamente, após pronunciamento do Excelentíssimo Ministro do TST, a revogação da Lei Áurea virá no bojo da "Atualização da CLT", ou será objeto de PEC específica sobre a matéria? País rico é país sem preconceito e livre da escravidão. A gente pode até pensar na pobreza, depois de amanhã. Pois, hoje, a luta já é árdua o suficiente.

    ResponderExcluir
  2. A frase é de Lincoln ou de Churchill ?

    ResponderExcluir