Filmes Comentários

terça-feira, 7 de maio de 2013

MÁFIA DE BRANCO X MÉDICOS CUBANOS


JORNAL COMENTADO 100

TOny PAcheco* 

07.05.2013 – 6:09 – Terça-feira

"Brasil vai importar 6 mil médicos cubanos para atender áreas carentes"
("Tribuna da Bahia")

O Ministério da Saúde do Brasil adverte: há um déficit de 160 mil médicos no País e isso só será resolvido (com a quantidade atual de cursos de Medicina) em 2035. Mas, o pior não é isso, os médicos já saem formados dentro da concepção que estão numa profissão elitista que os levará, necessariamente, À RIQUEZA RÁPIDA. Daí, nenhum médico recém-formado no Brasil querer trabalhar nos AÇOUGUES em que se transformaram os tais postos de saúde do SUS nas periferias miseráveis das nossas metrópoles. Muito menos querem trabalhar nos municípios do interiorzão brabo do Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Só querem clínicas do Sul e do Sudeste, de preferência particulares e, aí, ABRIRAM AS PORTEIRAS PARA O GOVERNO FEDERAL TRAZER OS MÉDICOS CUBANOS, famosos por suas mil e uma utilidades. Na Venezuela, por exemplo, estão nas Forças Armadas, controlam postos de fronteira, comandam a DOUTRINAÇÃO da população carente nas periferias de Caracas, Maracaibo, Barquisimeto entre outras cidades venezuelanas. São confiáveis quinta-colunas que só obedecem. Não discutem ordens. E por que? Livraram a cara de ficar numa ilha comandada por déspotas de uma mesma família e estarão ganhando mais em países com mais liberdade. É o paraíso para eles.
Um médico cubano ganha, na sua ilha natal, 50 dólares por mês, em média. Isto mesmo: 50 DÓLARES POR MÊS. Então, se vier pra cá, trabalhar numa cidadezinha do interior do Nordeste e ganhar 2 mil reais, isto significará 1.000 DÓLARES MENSAIS.
Eles ficarão tão felizes que doutrinarão quem o governo mandar.
Agora, vá mandar um médico de Salvador ir para um vilarejo seco perto de Irecê clinicar por 2 mil reais... Ele preferirá se enforcar a fazer esta viagem.
E, aí, temos o quadro final. As entidades médicas brasileiras (a famosa "Máfia de Branco" de que nos falava o jornal "PASQUIM" nos anos 1970...)  lutarão contra a vinda dos 6 mil médicos cubanos. E o povo sofrido das periferias das nossas metrópoles e das cidadezinhas paupérrimas da maior parte do Brasil lutarão pela vinda dos médicos cubanos doutrinadores.
Quem vencerá esta batalha?

"...em Cuba erraram o diagnóstico e o tratamento de Chávez" — disse o especialista em pneumologia e médico José Rafael Marquina em entrevista ao jornal venezuelano “El Nacional”, e complementou: "O tumor não foi tratado como deveria. Deram [a Chávez] medicamentos de quimioterapia para o câncer de cólon. O rabdomiossarcoma responde muito melhor à radioterapia do que à quimioterapia. Ao alterar o tratamento, há riscos de que ocorra uma mutação no tumor e que ele se torne resistente. O tratamento inicial não serviu para nada. Houve uma recidiva em tempo recorde".


ESTÁ MUITO FÁCIL GOVERNAR

Agora, analisando estratégias e táticas presentes na política brasileira de 2003 para cá, está fácil demais governar o Brasil.
1)    Todo o grande empresariado foi cooptado. Os bancos brasileiros são os mais lucrativos da América Latina. Os banqueiros não querem nem ouvir falar em mudança de comando no Planalto. Já as empreiteiras recebem obras megalômanas por minuto e não precisam entregar tais obras, como as ferrovias que nunca ficam prontas, os metrôs que nunca ficam prontos, a transposição do S. Francisco que nunca fica pronta: os empreiteiros recebem rios de dinheiro e não precisam entregar as obras e quando entregam é com trilhos que afundam, túneis que desabam, uma maravilha, pois ninguém cobra nada, pois quem deu a obra também pegou "sua ponta". Está todo mundo feliz.
2)    Sindicalistas e movimento estudantil foram cooptados. E com pouco dinheiro. Deram-se cargos na estrutura do governo federal (foram 150 mil servidores públicos contratados nos últimos 10 anos) para os sindicalistas e dinheiro vivo para as entidades estudantis. Não há mais oposição nestes dois setores nevrálgicos. Está todo mundo feliz.
3)    Pegou-se o Bolsa Família da mulher de FHC e multiplicaram-se os benefícios atingindo quase todo o universo miserável do País. Está todo mundo feliz.

Só faltava mesmo calar a boca daqueles que morrem nas filas do SUS. Porque, realmente, não há um cidadão pobre no Brasil que esteja satisfeito com o atendimento do SUS. Não há médicos. Não há medicamentos. Não há vagas nas UTIs. E os médicos brasileiros fazem questão de se dedicar à Medicina mercantilista, o que é um direito deles, pois os pais que investiram neles querem o RETORNO DO INVESTIMENTO. Com isso, criou-se o caldo de cultura para a chegada dos cubanos. Quem sabe, os médicos cubanos não serão, MESMO, a cereja do bolo, a FINALIZAÇÃO de que nos falam os lutadores de MMA???

Quem não gostar de médicos cubanos, que prepare seu passaporte, pois o PROCESSO ESTÁ ACELERANDO. Lembrem-se do que disse o falecido e, agora, eterno, Chávez: "Os governantes latino-americanos precisam de um Viagra político". É, parece que já tomaram...

* toNY paCheco é jornalista profissional (num País onde salário de jornalista é uma mixaria, será que existe um País que pague melhor e aceite jornalista que fale Português? Assim, enquanto os cubanos chegam pra ganhar melhor aqui, nós sairemos em busca de melhores salários, quem sabe na Noruega. Lá eles estão precisando de gente que goste de fazer menino e nisso somos experts hehhehehehehe).

3 comentários:

  1. Taí uma coisa que eu duvido. As associações médicas vão encurralar o governo. Vai ser a primeira reação verdadeira contra os petralhas.

    ResponderExcluir
  2. Uma possível medida para fazer com que os médicos daqui trabalhem nessas regiões é por a atividade como pagamento de horas no currículo universitário, mas é preciso que o governo também tome vergonha na cara e melhore as condições de atendimento e trabalho para esses médicos, se não, não vai adiantar tanto.

    ResponderExcluir
  3. Médicos ganhando mil reais num país com uma população tão pobre é um absurdo. Falta ensinar consciência social para esses médicos. Usufruem do ensino gratuito nas universidades, mas se recusam a devolver o ensino em trabalho para a população. Conselho de Medicina comporta-se como máfia, querem exclusividade para a prática da acupuntura, acupuntura esta que foi classificada anteriormente como charlatanismo pelo mesmo. Agora, não aceitam contratação de médicos estrangeiros, sendo que mesmo países ricos contratam um grande número de médicos estrangeiros.

    ResponderExcluir