Filmes Comentários

terça-feira, 21 de maio de 2013

CPI DO FUTEBOL OU ABSOLUTA FALTA DO QUE FAZER


JORNAL COMENTADO 108

21.05.2013 – 6:25 – Terça-feira

Tony pacheco*

“OAB recomenda instalação de CPI do Futebol e Marcelo Nilo define hoje”
(“Tribuna da Bahia”)
                                                                       Ilustração do www.pimenta.blog.br

A primeira reação que tive ao ler esta notícia foi dar risada, mas depois lembrei que escrevemos aqui, nesta semana, sobre a excessiva preocupação do brasileiro com o assunto futebol, que nos priva de cuidar de coisas mais sérias para nossas vidas, como a saúde precária; a educação mambembe de nossa juventude; a insegurança generalizada nas grandes cidades e, agora, também nas pequenas; a nossa infraestrutura caquética e a corrupção generalizada nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Mas, como nada está tão ruim que não possa piorar, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que liderou momentos memoráveis na História do Brasil, resolveu que futebol é assunto MAIS IMPORTANTE que Educação, Saúde, Segurança etc. e pediu, “por unanimidade”, como garante o jornal, que seja instalada imediatamente na Assembleia Legislativa da Bahia uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre o quê rola nos bastidores do futebol baiano (leia-se, Esporte Clube Bahia, um time sobre o qual até as ridículas pedras portuguesas do Centro Histórico sabem o quê rola por trás... Rola por trás, ops!).
Esta é a mesma OAB que liderou a campanha pelas Diretas Já e pôs um fim à ditadura militar e é também a mesma que lutou bravamente pelo “impeachment” do ex-presidente Collor (este mesmo Collor que é hoje um prócer da República Lulista).
Em respeito, portanto, ao passado da OAB, resolvemos sugerir algumas outras CPIs para que a Ordem recupere sua imagem antes que ela vá para o lixo:
1.    Que tal a OAB lutar por uma CPI da Saúde Pública e Privada da Bahia? Sim, porque é um verdadeiro inferno o quê a população pobre do estado sofre nos hospitais municipais e estaduais de Salvador. E, agora, também os ricos baianos, como o cantor Netinho, caíram no samba: o pobre do rapaz, vítima de um suspeito erro médico no hospital onde estava internado, teve que ser levado para o Sírio e Libanês em S. Paulo para que sua vida fosse salva. Quer dizer, a OAB, com esta CPI, melhorará a vida de 100% dos baianos (pobres e ricos), em vez de cuidar da “torcidinha” do Bahia;
2.    Que tal lutar por uma CPI do Transporte Público de Salvador? O prefeito ACM Neto criou o “Domingo é Meia”, para que as camadas mais pobres de nossa população pudessem pagar apenas meia passagem aos domingos, só que os ônibus não são colocados nas ruas e aí é o vexame, pois as pessoas acabam tendo que fazer baldeação de ônibus e o programa municipal virou “Domingo é Em Dobro”. Isto é bem mais útil à imagem da OAB que descobrir porque o Bahia só contrata perna-de-pau pra jogar;
3.    E, agora, uma outra CPI que atingiria 100% da população de Salvador, recuperando a imagem da OAB: CPI da Qualidade do Asfalto. Desde que trabalhei na “Tribuna da Bahia” e, depois, no jornal “A Tarde”, que venho me batendo por uma investigação sobre a capa asfáltica das ruas e avenidas de Salvador. Uma CPI deste tipo poderia ser proposta conjuntamente para a Assembléia Legislativa e para a Câmara de Vereadores, pois o asfalto aplicado em nossas vias é uma calamidade pública e só se ouve as autoridades dizendo que aplicaram ou vão aplicar “milhões” de reais na “recuperação”. Ora, eu cheguei à Bahia em 1976 e NUNCA VI ASFALTO BOM EM SALVADOR. Então, há muita coisa para a OAB descobrir aí junto com os parlamentares: 1) a quem interessa aplicar asfalto de PÉSSIMA QUALIDADE E MÍNIMA SOBREVIDA para que possa ser reaplicado meses depois, gerando mais despesas públicas? 2) por que o asfalto que foi usado na construção do Acesso Norte (final da Av. Bonocô) durou mais de 20 anos sem NENHUM BURACO e o asfalto aplicado na Av. Centenário e na Paralela no segundo mandato do prefeito João Henrique, durou apenas meses antes de apresentar os primeiros buracos? 3) por que nos primeiros 120 dias da atual administração municipal não foi feito o reasfaltamento das principais vias da cidade, conforme promessas de campanha e, agora, que as chuvas vieram com quase dois meses de atraso, é que se começa a falar em recuperação das ruas?
Quer dizer, a OAB tem muito com que se preocupar e os deputados também, para melhorar a vida dos baianos. Ou, então, advogados e deputados já não estão mais preocupados com a imagem que a população tem deles... Se for assim, retiro tudo o que disse acima.

QUE VERGONHA, VITÓRIA! JOGO DE COMADRES NA DECISÃO.

Eu nem ia postar isso, mas, fiquei instigado depois que vi os posts de Dr. Ruy Guimarães (Ruy G Botelho) no Facebook. Participei de cinco apostas e ganhei as cinco. Disse que o Vitória ia fazer qualquer tipo de acerto com o Bahia pra não dar goleada e que o Leão DESDENTADO ia perder de 1 gol ou empatar. Não deu outra. O Vitória dá uma goleada de 5 a 1, depois uma estratosférica de 7 a 3, e, no dia da festa maior, a do título de campeão, empata 1 x 1. É mais uma investigação de suspeita de manipulação de resultados que tem que ser entregue à Europol...

“Criminosos fazem arrastão em
café e restaurante em São Paulo”
(“Folha de S.Paulo”)

É, não tá fácil pra ninguém neste País... Aliás, está fácil para os nossos políticos e empreiteiros em geral, que só se divertem em Miami, Nova York, Paris e Londres e lá, claro, não são assaltados.
Vai chegar o dia em que o brasileiro não poderá sair de casa para o lazer mais chinfrim e bares e restaurantes fecharão as portas para sempre.
A guerra civil está instalada e só tenho pra vocês a música de Belchior cantada por Elis Regina: “Eles venceram/E o sinal está fechado pra nós...”


"Capitão PM é morto no lava a jato"
("A Tarde", on line)

"Capitão da PM morto após reagir a assalto"
("Correio")

Eu só espero que as autoridades de segurança do estado da Bahia não venham caluniar o morto como se tem feito ultimamente com quase todos os assassinatos que acontecem em Salvador e no interior, pois a Bahia já é uma das campeãs mundiais em vítimas da violência.
Lembremos que no caso do estudante da UFBA morto no Campo Grande, a Polícia Civil logo se apressou a dizer que ele poderia estar fazendo uma orgia no local. Já os mortos na Piedade, em frente à sede da própria Polícia, logo se apressaram dizendo que eram traficantes. Ou seja, como morto não fala, na Bahia parece que já foi instalada a pena de morte para uns tipos de cidadãos e para outros não...
De concreto, o pobre do capitão da PM estava esperando para lavar seu carro e acabou morto. Agora, imagine nós, cidadãos comuns, que o presidente Lula tirou nossas armas e andamos feito Alices, prontas para serem levadas para o buraco?...

 * tonY pacHeco é jornalista profissional.



2 comentários:

  1. Tudocomeçou a degringola em 1985...........daí pra ca nda mais deu certo.

    ResponderExcluir
  2. Tony, defendo também toda essas CPIs citadas, mas tenho absoluta certeza que nenhum deputado vai tocar nesses temas. Quanto ao futebol, como todos percebem na mídia, é paixão nacional e também dos políticos.
    Agora, descobre-se que somos especialistas em construir estádios modernos com modelo europeu, bonito por dentro, mas ordinários por fora, um horror no entorno, sem aquelas obras necessárias, e, claro, a chamada mobilidade urbana, nem pensar, pois aqui, nos eventos futuros, não sairá do papel.
    Um ponto positivo: podemos lançar novo segmento no País, a tecnologia de construção de ‘arenas’, que nada tem com futebol, pois lembra aquelas dos gladiadores contra leões. Agora todo dia inauguramos uma. Só que com direito a tudo incluindo o tradicional preço lá em cima, e coisas e tais!, que ninguém é besta. (de onde sai o dindim?)
    Vivemos em um país lenhado, mas que adora eventos, e vc bem sabe que, produção de evento é cara, alguém fatura e alguém tem de pagar a conta. Adivinha quem....?

    ResponderExcluir