Filmes Comentários

quarta-feira, 29 de maio de 2013

A Síndrome de Angelina Jolie




                                          Dr. Frankenstein vive...



Ricardo Líper

Não tenho nada contra a operação radical que fez essa atriz tão bela e competente. Não a critico em hipótese alguma, ela é resultado de um paradigma: Thomas Khun foi quem falou que a ciência estabelecia paradigmas, protocolos, se quiserem, que depois serão abandonados aleatoriamente. Não precisamos nem ir a Foucault nesse artigo, podemos ficar só em Khun. O problema do paradigma atual é que é mais cômodo para os médicos brincarem com a tecnologia de exames cada vez, diz o paradigma, mais sofisticados e eficientes.
 Claro que quem já leu Marx sabe que por detrás desses exames industrialmente sofisticados existem os interesses do capital. Daí os planos de saúde viverem em profundo desespero e serem tão caros. Quando você vai a um médico e se queixa de alguma coisa sai com um monte de papeis nas mãos. Parece que tem lógica? Tem alguma ou nenhuma. Os sintomas para eles nada significam a não ser como uma indicação de pedir exames. Os mais burros ou ansiosos pedem tudo que existe porque tira o dele da reta. Evita o raciocínio e o paciente que se foda fazendo centenas de exames, alguns dos quais. o podem levar a morte. Mas o resultado mais cinematográfico, de ficção científica e filme de terror, foi o de Angelina Jolie. Dr. Frankenstein vive.

Não estou lhe dizendo que não faça exames e não vá aos médicos. Não. Porque sua culpa seria tanta que o atormentaria a você e sua família durante toda a sua encarnação e nas outras. Todos como bons carneiros se submetem e sofrem e ponto final. Angelina está certíssima. Se eu tivesse peitos femininos (nunca os quis ter), diante do que ela leu no exame, eu faria o mesmo. Tanto que encontrou médicos para fazê-lo. Quando o exame chegar aqui muitos homens arrancarão a próstata aos 20 anos. Eu tenho uma amiga que há anos faz várias endoscopias. Já fez aquele via ânus. Nada comprovado. E aí vem a solução do médico. Nenhuma reposta. Ela há anos sofre de azia, má digestão, come regrado e nada revelado pelos exames, portanto fica abandonada com seus sofrimentos e fazendo endoscopias. Já foram várias. O plano de saúde dela muitas vezes pede um tempo. Quando o tempo passa e o plano permite, ela começa a fazer exames de novo. Vários. É sentir qualquer coisa e ir ao médico sai com uma pilha de exames. Tudo que ela sente continua a sentir e enfim ela sofre, assim como seus médicos, da Síndrome de Angelina Jolie. 
Este artigo não lhe aconselha a não ir a médicos. Eu mesmo vou e faço alguns  exames, claro, sabendo de tudo isso, mas empurrado pela culpa de não fazê-los.  O problema, meu caro Watson, é psicológico: o médico tem medo de não pedir os exames disponíveis e o paciente, diante do pedido, para se tranquilizar, o faz. Há se eu pudesse inventar um novo exame bem caro para poder ficar rico e me mandar daqui para viver em uma ilha paradisíaca como um eremita.  

2 comentários:

  1. Prezado Ricardo, bela análise do drama atual que nós pobres mortais enfrentamentos e celebridades também. Eu ri muito sobre as endoscopias de sua amiga, pois euzinho aqui mesmo sofri pra caramba realizando endoscopias, procedimento chato e incômodo. Hoje, prefiro conviver com refluxo e azias, mas não faço endoscopia, que agora tmbém mata.

    ResponderExcluir
  2. Digo: que nós pobres mortais enfrentamos...

    ResponderExcluir