Filmes Comentários

sexta-feira, 26 de abril de 2013

ÔNIBUS QUE NÃO CHEGA. TRÂNSITO QUE NÃO DESTRAVA.


JORNAL COMENTADO 94

26.04.2013 – 7:06 – Sexta-feira

“Galera queima buzu em protesto contra PM”
(Jornal “Massa!”)

“Os assuntos que não interessam à mídia”
(não vai dar em nenhum site, TV, jornal, rádio ou blog)
Ninguém estranha o calor, já que os buzões não têm ar condicionado mesmo...

Ontem, a área da Av. São Rafael esquentou (sic), como nos conta o "Massa!". E, hoje, Pau da Lima acordou, sem ônibus. Desde as primeiras horas da manhã que o trânsito TRAVOU “por conta da chuva” e gente que estava nos pontos desde as 5:10, às 6:30 da manhã já estava telefonando para avisar que nesta sexta-feira seria impossível pegar no trabalho às 7 horas.
Fico pensando: se para donos de casa incomoda uma secretária do lar não vir pro serviço doméstico por conta de engarrafamentos e da AUSÊNCIA DE ÔNIBUS nos horários previstos, IMAGINE UMA EMPRESA QUE EMPREGA CENTENAS DE FUNCIONÁRIOS...
Mas, curiosamente, em Salvador da Bahia, não se vê empresários indignados de seus empregados não conseguirem chegar no horário e os atrasos se sucedem (e os prejuízos financeiros também, claro...) e ninguém reclama. Também não se vê a mídia incomodada com isso, mesmo que o fato atinja quase 100% da população, pois junta-se à falta de ônibus a ultrajante FALTA DE MOBILIDADE na capital baiana também para os que têm veículo próprio.
Eu diria que é a “Conspiração do Silêncio”, se eu fosse mais paranóico do que realmente sou...
E aí me lembro de quando era editor do caderno dominical “Lazer&Informação” do jornal “A TARDE”. Como éramos, por definição, um caderno preocupado com a parte lúdica e a parte séria da vida, coloquei uma repórter às 7 da manhã no Porto da Barra determinada a ficar até às 17 horas, num domingo, e depois, na segunda-feira seguinte, no mesmo horário anotando ônibus e linhas. Assim, ela contabilizou quantos ônibus passavam na área num dia de semana típico e num domingo. Estarrecida, verificou, primeiro, que os horários da maioria dos ônibus não eram obedecidos de acordo com a tabela disponibilizada e, segundo, que aos domingos, só 30% dos ônibus rodavam. Isto é, em bom Português: DE CADA 10 ÔNIBUS, SÓ 3 RODAVAM no domingo.
Fizemos a reportagem e, SUSTO! Os diretores de Redação e dois editores vieram nos advertir que “o L&I é um caderno de lazer” e que “já existia uma Reportagem Geral para cuidar dos outros assuntos”. Mas, como somos chatos, pontuamos (pra usar um termo inadequado, mas tão em moda...): mas o nome é “Lazer & INFORMAÇÃO”, não é só Lazer. Mas não adiantou. Tal como na Igreja Católica da Idade Média, falar de ônibus no jornal estava no “Index Prohibitorum”, como padre não pode falar de aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo ou virgindade de Maria...
No domingo seguinte fomos obrigados a publicar uma matéria de capa sob o seguinte título: “ÔNIBUS EDUCADO, DÁ BOM DIA E BOA NOITE”, elogiando os ônibus novos que rodavam entre Nazaré e o Canela, nas áreas nobres da cidade...
É POR ESTAS E POR OUTRAS QUE, ÀS VEZES (SÓ ÀS VEZES), EU ENTENDO OS PETISTAS que querem democratizar a mídia, pois em certos assuntos, é dose “a falta de interesse”. Huuummm!!!
Por exemplo, num dia como os desta semana, com toda a cidade travada, a mídia não se dedica a ESMIUÇAR, DEBATER, DENUNCIAR o péssimo serviço de ônibus (não digo de transporte, pois esta é a ÚNICA METRÓPOLE DO MUNDO que só tem um meio de locomoção pública) e o trânsito administrado de forma tão inadequada.
Mas, quem sabe muda.

NOSSA BOLA DE CRISTAL
“SUS passa a realizar cirurgia de retirada e reparação de mama”
(“Correio”)

Publicamos no Jornal Comentado de terça-feira: “E a senhora, dona Maria, encontrou facilidade para fazer o tratamento de saúde depois da suspeita de câncer de mama? Huummm, acho que vi a senhora num programa de TV destes que chafurdam na miséria alheia...”
E hoje tomamos um susto bom: o governo federal acaba de autorizar tratamento de câncer de mama completo para as brasileiras (e brasileiros também, pois está surgindo câncer de mama em homens, segundo amigos meus naturalistas, por causa dos AGROTÓXICOS QUE EMPESTIAM NOSSA ALIMENTAÇÃO E POR CAUSA DOS TRANSGÊNICOS, como me alertou a amiga jornalista Sônia Araújo, do jornal “MASSA”).
Isto é, a paciente retirou a mama, logo que tenha condições físicas, a recuperação plástica da mesma será feita.
Quer dizer, vamos aguardar pra ver se funciona, pois, no papel, o Brasil é, assim, uma NORUEGA, agora, na vida que nós levamos, com certeza é ANGOLA ou UGANDA, por aí...

COMENTAMOS COMENTÁRIOS
Coluna “Satélite”
(“Correio”)

Na excelente coluna vemos duas notas: “Conta do contra” e “Lista de cobrança”, ambas com um deputado do DEM de Camaçari esmiuçando a vida dos políticos do PT da cidade e suas travessuras flagradas pelo TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios.
Isto ainda é uma das coisas boas de nossa democracia que AINDA NÃO ACABARAM: o TCM foi emprenhado pelo falecido senador ACM (o patriarca) e os conselheiros não podem ser removidos. Assim, seja o PT ou que partido for que for analisado ali, se cometer travessuras será flagrado. Isto é ótimo. É sério.
Como disse Montesquieu: “É PRECISO QUE O PODER LIMITE O PODER”.

“Sucom recua, diz que vai haver São João, mas o alerta da Fifa é claro”
(“Tribuna da Bahia”)

Primeiro, parabéns “Tribuna”, pelo saque!
Pois é, a Prefeitura garante que vai ter São João em Salvador, embora a Fifa seja contra. Aliás, a Fifa mandou, inclusive, todavia, contudo, suspender aulas e até mesmo atividades econômicas nos dias de jogos aqui neste cantinho do Atlântico Sul, porque sabe que NOSSA MOBILIDADE URBANA É NULA, não fizeram metrô nenhum, nem melhoraram o serviço dos caquéticos buzões-saunas, nem obras pra diminuir os engarrafamentos, então, a Fifa não quer ninguém estudando, trabalhando nem dançando forró nos dias de jogos pra não impedir o movimento das equipes nem tampouco dos convidados VIPs, pois NÃO HÁ HELICÓPTERO PRA TODO MUNDO kkkkkkkkkk
Como cerveja só pode ser de uma marca, o nosso tradicional isopor não pode E NEM TAMPOUCO ACARAJÉ, então, esse negócio de que vai haver São João a gente tem que ficar com um pé atrás. Não sei não... Acho que a "Tribuna" acertou na mosca. A conferir.

* tonY Pacheco é jornalista profissional (DRT-BA 966) e estudou também Economia, Psicanálise e Radialismo o que não o torna melhor que ninguém. Pelo contrário. 



Um comentário:

  1. Cruel. Você é cruel.

    Maria Consuelo Castro.
    mariaconsuelo@bol.com.br

    ResponderExcluir