Filmes Comentários

terça-feira, 9 de abril de 2013

A VIOLÊNCIA É A RUÍNA HISTÓRICA MAIS VISITADA PELOS TURISTAS NO BRASIL


JORNAL COMENTADO 85

toNY Pacheco*

09.04.2013 – 6:03 – Terça-feira

“Turista francesa fratura fêmur em assalto no Centro Histórico”
(“Correio da Bahia”)

“Governo da França aconselha turistas a não usarem van no Rio”

 “A falta de turismo é a ruína mais antiga dos países jovens”
(Sofocleto, pseudônimo de Luis Felipe Angell de Lama (1926-2004),  jornalista e humorista peruano)

Mais um turista estrangeiro sofre violência no Brasil. Desta vez, em Salvador, a “Terra da Felicidade”, e aí eu me pergunto: o quê uma senhora de 61 anos de idade de um país que é referência turística no mundo vem fazer na Sucursal do Inferno?
Não é que eu culpe a vítima pelo que lhe aconteceu. É que fica difícil entender que pessoas que pertencem a civilizações avançadas como a da França, insistam neste turismo amalucado no Brasil.
Hoje não vivemos mais nas trevas de antes da existência do Google. Muita gente se ressente com a Internet, mas é necessário dizer que esta é a maior revolução da Humanidade depois da roda.
Então, se o sujeito está num país desenvolvido e resolve vir ao Brasil, basta colocar no Google: “violência no Brasil”. Aí vai aparecer uma lista de 34 milhões e 500 mil artigos, pois nossas estatísticas sobre o assunto são DE ABALAR O MUNDO:
1)    o Brasil tem apenas 3% da população mundial, em vez dos 20% da China (de cada 5 cidadãos do planeta, 1 é chinês), no entanto, 9% DOS ASSASSINATOS QUE ACONTECEM NO MUNDO, ACONTECEM NO BRASIL;
2)    entre os anos de 2000 e 2010, os assassinatos no Brasil CRESCERAM 29% E ENTRE A JUVENTUDE O CRESCIMENTO É DE 48%. Comparando com o país da Sra. francesa que acaba de ser assaltada no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, o Brasil tem 88 VEZES MAIS ASSASSINATOS DE JOVENS do que a França;
3)    dos 35 países da América (Norte, Central, Caribe e Sul), o Brasil está em terceiro lugar na impunidade do assassinato de jornalistas e dentre os 200 países do mundo, somos o décimo primeiro em impunidade;
4)    na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), acontecem 2.000 roubos por dia e apenas 60, eu disse, SESSENTA, têm os ladrões identificados e a maioria deles não é presa depois de identificada;
5)    o Brasil só recebe 5,4 milhões de turistas por ano, embora seja o quinto maior país do mundo e o maior litoral não-congelado. Nem assim os estrangeiros têm coragem de vir aqui, mas vão 2 milhões por ano à Costa Rica, um país duas vezes o tamanho de Sergipe; ou vão mais de 70 MILHÕES por ano à França ou 40 MILHÕES à Espanha, países do tamanho da Bahia.
Estas são apenas cinco ESTARRECEDORAS informações sobre violência no Brasil das 34 milhões que estão no Google. Portanto, não há desculpas para estrangeiros virem passar férias aqui, a não ser que sejam Alices e que vivam num mundo dissociado da realidade, aí o problema é deles, não é de nós brasileiros, pois nós já sabemos, há muito tempo, que temos várias quadrilhas CONTAMINANDO todas as instâncias de poder no Brasil e, daí, vivemos em ALERTA 24 HORAS POR DIA, 365 DIAS POR ANO, pois as estatísticas estão aí: somos o povo que tem mais medo de ser assassinado no mundo. Vir pra cá passear “É BARRIL”!

P.S.: quer ver a impunidade acabar no Brasil? Acesse o site abaixo e faça como eu, EXIJA O FIM DA IMPUNIDADE –


* toNy pacheco é jornalista e tem formação acadêmica também em Economia.

2 comentários: