Filmes Comentários

sexta-feira, 5 de abril de 2013

SEIS BOMBONS E DUAS BOMBAS - XII


JORNAL COMENTADO 83

tony PaCheco*

05.04.2013 – 10:08 – Sexta-feira

TRÊS BOMBONS LITERÁRIOS

Chegando ao fim de 3 livros fantásticos
(especialmente dedicado à minha amiga Mara Velasco e ao meu amigo Baqueiro)
1.    “UM INIMIGO DO POVO”, de Henrik Ibsen
Ao contrário do que a rapaziada que escreve “trousse” no ENEM e ainda recebe nota máxima do MEC pode pensar, a Noruega não produz apenas jovens atiradores que matam os colegas em ilhas de veraneio e o peixe bacalhau, que não é uma espécie de peixe e, sim, cinco tipos de peixe diferentes que podem ser chamados de bacalhau depois de processados. Passada a temporada de cultura inútil, vamos falar da obra mais polêmica do genial norueguês Henrik Ibsen (1828-1906). “Um Inimigo do Povo” é uma peça teatral à qual fui apresentado por meu amigo jornalista Alex Ferraz e a peça me deu a inspiração para criar o nome “O Inimigo do Rei”, para o jornal anarquista que nós montamos na UFBA nos idos de 1977. Fizemos uma “brain storm” na qual estavam presentes, entre outros, Sebastião Santa-Rosa, Ricardo Líper, Alex Ferraz, Carlinhos Rodrigues, Eduardo Nunes e eu e, então, cada um apresentou um nome e o mais votado foi “O Inimigo do Rei”. Mas, nesta época, eu ainda não tinha lido a peça “Um Inimigo do Povo”, só sabia de sua existência.
Fui lê-la agora, entre final de 2012 e este abril de 2013, porque leio sempre três livros ao mesmo tempo.
Não vou adiantar começo, meio e fim. Você lerá de uma assentada só, se é do tipo que lê um livro de cada vez. Pra você ter uma idéia, é uma peça teatral que critica AS ELITES SOCIAIS, OS GOVERNOS, OS PARTIDOS POLÍTICOS e, principalmente, O PENSAMENTO ÚNICO, tão caro ao meu amigo Carlos Baqueiro, que é o maior especialista na Bahia nesta AMEAÇA REAL E IMEDIATA.
Pra vocês terem uma idéia, esta peça quando estreou no final do século XIX em Paris, causou repercussão na França, no resto da Europa e em todo o mundo civilizado de então.
Vale a pena ler. Parece que a gente conhece as personagens, de tão parecidas com a nossa realidade brasileira...

2.    “PSICOLOGIA DA MENTIRA - NUNCA MAIS SEJA ENGANADO”, de David J. Lieberman
Se você, mulher, já ouviu as frases “A reunião terminou tarde” e “Eu estava com meus amigos”, este é o seu livro.
Se você, homem, já ouviu as frases “Eu nunca enganaria você” e “Meus filhos amarão você como um pai”, este é o seu livro.
Se você, trabalhador(a), já ouviu as frases “O próximo a ser promovido é você” e “Ligamos para você amanhã”, este é o seu livro.
Enfim, se você já está de saco cheio ou de útero cheio de gente escrota que MENTE QUE NEM SENTE, “Psicologia da Mentira” vai lhe ensinar a descobrir quem está lhe enganando em apenas CINCO MINUTOS DE CONVERSAÇÃO.
Agora, claro, lembre-se do que Sigmund Freud disse sobre a Psicanálise: não se pode analisar idiotas, pois eles não entendem as premissas da Psicanálise. O mesmo se aplica a este livro: se você se sente burrinho(a), não perca seu dinheiro comprando, pois você não vai entender nada. Agora, se é ousado(a), determinado(a) e sagaz (Dilma diria “sagaza”), então ESTE É O LIVRO QUE VAI MUDAR SUA VIDA.

3.    “SUPERCONTROLADORES”, de Gerald W. Piaget 
(uma releitura)
Você entrou num casamento apenas porque o sujeito tinha um papo tão sedutor que você caiu como uma pata e hoje você não passa de uma lavadora de roupas que ainda vai pra cama de noite?
E você, entrou num relacionamento com uma mulher que te telefona de cinco em cinco minutos, transformando seu celular em controle remoto?
E você, rapaz, fez Engenharia porque seu bisavô, seu avô e seu pai fizeram Engenharia, mas o que você queria mesmo era comprar um barquinho e catar mariscos em Cacha-Pregos e ser feliz?
Então, este é o livro de vocês. Mas, não se iluda, EU NÃO ESTOU DO SEU LADO.
Lendo “Supercontroladores – Como lidar com essas pessoas sem enlouquecer” você estará também DIANTE DE UM ESPELHO, como eu estive nos últimos três meses pela segunda vez relendo. Você verá, NÃO SEM ESPANTO, que todo mundo tem um pouco de controlador, por mais passivão ou vítima que seja. Portanto, o livro serve para você identificar o quê te escraviza: as outras pessoas e você mesmo...

TRÊS BOMBONS EM DVD
(Estas dicas são pra minha irmã Maria Thereza e pra meu amigo Ítalo Augusto)

1.    “O LADO BOM DA VIDA”/”Silver Linings Playbook”, direção de David O. Russel, que não vou fingir que conheço só pra te impressionar. Com Bradley Cooper, o engraçadíssimo astro de “Se Beber Não Case” e a lindinha Jennifer Lawrence, que ganhou o Oscar 2013 com o desempenho neste filme. E mais, Robert De Niro, que faz um paizão muito doido de Bradley Cooper aqui. A história é simples e boba, mas é MARAVILHOSA, para os dois públicos: feminino e masculino. Mostra como a vida é sem sentido, mas quando a gente tem paciência com as outras pessoas e sabe enxergar o que elas têm de legal, este inferno que é a vida se torna uma coisa bem mais interessante e divertida. 105 minutos de puro prazer.

2.     “TED”, direção de Seth MacFarlane. Com Mark Wahlberg, Mila Kunis e o próprio Seth MacFarlane. Você já viu na TV fechada “Uma Família da Pesada”/”Family Guy”? É um humor escrachado, diríamos assim, escroto. “Ted” também é assim porque o ursinho que ganha vida no filme tem a voz de MacFarlane, que é o criador de “Family Guy”. Este filme é mais para meus amigos safados e para minhas amigas “piriguetis”, pois ele é violentamente politicamente incorreto. Mas é uma homenagem à nossa inteligência e eu dei risadas demais. Espero que você também se divirta.

3.    “AMIGOS INSEPARÁVEIS”/”Standup Guys”, direção de Sidney Kimmel, com Al Pacino, Christopher Walken e Alan Arkin. Pacino foi parar na prisão por um crime cometido por ele e seus dois amigos Walken e Arkin. Ele fica uma vida na cadeia para não incriminar os amigos e, ao sair, vê que Walken foi contratado pelo pai da vítima para matá-lo. E, aí, começam as emoções de um thriller psicológico dos melhores que já vi. Um trabalho excelente de conhecimento da alma humana e de como a honra masculina é construída. Este é mais para homens, não é para deputado pentecostal que alisa o cabelinho...

UMA BOMBA EM DVD E OUTRA NOS TELÕES

1.    “G.I. JOE  2 – A RETALIAÇÃO”, direção de Jon M. Chu, com o ONIPRESENTE (está em todos os filmes de ação de Hollywood na atualidade...) Bruce Willis e The Rock, que agora quer ser conhecido como Dwayne Johnson. O cartaz mostra o belíssimo Channing Tatum, que fez “strip tease” em “Magic Mike”, que passou recentemente em Salvador, mas não se iluda: matam ele nos primeiros minutos do filme e ele é o melhor personagem do primeiro “G.I. Joe”, portanto, é uma roubada. E não falo apenas por mim, fui com um grupo de seis pessoas onde havia três entre 19 e 22 anos, e nenhum gostou também. Repetitivo, bobo, só salva pela cena de luta entre ninjas no alto de montanhas nevadas. Mas isso só dura menos de 5 minutos e, portanto, não vale o ingresso.

2.    “O HOMEM  DA MÁFIA”/”Killing Them Softly”, com Brad Pitt, Ray Liotta e James Gandolfini. A idéia é ótima: um sujeito que trabalhava num cassino clandestino rouba os jogadores. A Máfia se irrita, pois isso pode desacreditar seus pontos de jogatina. Então, ela encarrega Brad Pitt de eliminar o sujeito. A partir daí, o diretor perde a mão e o filme se arrasta tentando imitar “Pulp Fiction” de Tarantino em termos de violência, mas sem o “timing” que só Tarantino tem. É chato, chato, chato. Não alugue, a não ser que você seja do tipo que só assiste filme que os críticos dizem que é ruim... 
O título em Inglês tem tudo a ver: mate eles devagarzinho. É isso mesmo, matando a gente de tédio bem devagarinho...

* tonY pacheco é jornalista mas também estudou Psicanálise, Economia e Radialismo (sim, isso existe e dá diploma - eu tenho).



Um comentário:

  1. Adorei "matando a gente de tédio bem devagarinho"kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir