Filmes Comentários

sexta-feira, 19 de abril de 2013

5 BOMBONS & DUAS BOMBAS - XIII

JORNAL COMENTADO 90

tony PAcheco*

7:38 – 19.04.2013 – Sexta-feira


5 BOMBONS NO DVD, NO YOUTUBE E NO CINEMA

Parece que vai continuar chovendo. Ótimo!!! Temos boas sugestões pra Você ficar em casa ou ir ao cinema.


Tilda Swinton, que é Eva no filme, com os três atores que fizeram Kevin criança, adolescente e entre 6 e 8 anos. 

 1.    "PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN"/"We need talk about Kevin", tem direção de Linne Ramsay e nos foi recomendado pelo jornalista Alex Ferraz. Baseado num romance de 2003, de Lionel Shriver, “Precisamos falar...” trata de um massacre numa escola secundarista contado pela personagem Eva Khatchadourian em forma de cartas ao marido. O filme de 2011 gira em torno de Kevin, filho da personagem Eva, e começa com ela ainda solteira numa luta de tomates típica da Espanha, a Tomatina, e é uma delícia assistir pensando que tomate, hoje, no Brasil, é uma jóia valiosa e na Espanha forma rios pelas ruas...
Os três atores que vivem o personagen Kevin: Ezra Miller (adolescência), Jasper Newell (6 a 8 anos) e Rocky Duer (criança) são a grata surpresa, pois conseguem passar com verossimilhança toda a maldade que há no coração de Kevin, gerando revolta na platéia. Tilda Swinton é a mãe, Eva, que conta a história e passa toda a amargura de uma mulher que poderia ser tudo e não é nada: casa-se porque “tem que casar, porque todo mundo tem que casar”, mas seus planos na vida não previam um filho tão cedo e, sim, sair de sua cidadezinha do interior americano e viver em Nova York como escritora e viajar a Paris e outros locais. E ela deixa isso claro quando começa a rejeitar o filho ainda no leito da maternidade. O filme vai lentamente construindo a tragédia que é o relacionamento da mãe com o filho, entre frustrações, manipulações e omissões (estas, do pai, vivido pelo ator, também britânico, John C. Rilley). E a pergunta final de Eva ao filho Kevin, você é quem vai responder: “Por que você fez isso?”
Obviamente que o filme incomoda crítica e público, pois TODOS OS PAIS se reconhecerão em diversas situações que CRIAM MONSTROS. Não ganhou nenhum prêmio maior, embora seja um dos maiores filmes já feitos, sem sombra de dúvidas. É inteligente demais pra ser premiado. Filmado em Nova York e numa cidadezinha de interior de Connecticut, “Precisamos falar sobre Kevin” poderia ter o argumento escrito por Sigmund Freud, pois balança entre as questões: Kevin é um sociopata ou Kevin é um psicopata? Responda você e, como diria o professor Ricardo Líper, tomando um delicioso vinho tinto, da cor de sangue pisado... Cotação: ***** (5 estrelas)
Pode ser visto de graça no Youtube, dublado:


2.   “BABEL”/“Babel”, direção de Alejandro González Iñarritu (“Amores Brutos” e “21 Gramas”), com idéia dele mesmo, com Brad Pitt, Cate Blanchett, Gael García Bernal e Rinko Kikuchi. Três situações, no México/EUA, no Marrocos e no Japão unem as personagens, mostrando as distâncias culturais e geográficas que separam e às vezes unem os seres humanos. Desesperador. Denso. Dramático. Fantástica a cena em que o marroquino que salva a mulher do americano recusa o dinheiro de recompensa. ***** (5 estrelas). 2006. 143 minutos. Só em DVD ou BlueRay.

3.   “CONTRABANDO”/”Contraband”, dir. Baltasar Kormakur, com Mark Wahlberg e Kate Beckinsale. Mark vive um ex-contrabandista com o pai na cadeia. Ele casou e teve dois filhos, só que cai numa cilada da qual seu jovem cunhado é parte inocente-útil e é obrigado a voltar a contrabandear. Filmado em parte no Panamá e parte em New Orleans. Frenético, violento e bem-feito. Cotação: **** (4 estrelas). Só em DVD, BlueRay e na Internet.

4.   “O LADO BOM DA VIDA”/”Silver Linings Playbook”, o delicioso filme com Robert DeNiro, Jennifer Lawrence e Bradley Cooper voltou às telonas na Sala de Arte do Museu, ali no Corredor da Vitória. Cotação: **** (4 estrelas)

5.   “ARGO”/”Argo”, direção de Ben Affleck, com ele próprio como ator principal. História real do resgate de americanos que estavam em poder dos homens-com-toalha-na-cabeça que dominam o Irã. Muito, muito bom. E está de volta ao telão na Sala de Arte Vivo. Cotação: **** (4 estrelas).

DUAS BOMBAS DE AÇÃO IMEDIATA

1.   “RESGATE NAS ALTURAS”/”Hijacked”, direção de Brandon Nutt. Embora tenha no elenco o excelente Dominic Purcell, de “Prison Break”, o filme é tão ruim e tão cheio de pontas soltas que tem certas horas que dá vontade de esmurrar os atores. Ninguém merece! Agora, se você gosta de filme “thrash”, assista: você vai rir muito com os erros e as más interpretações. Cotação: nenhuma estrela.

2.   “PARENTES PERFEITOS”/"Relatives Strangers", direção de Greg Glienna, com Kathy Bates e Danny DeVito. Jovem psicólogo lança livro de auto-ajuda e quando marca seu casamento os pais dizem que não são os pais verdadeiros. Ele, então, procura os pais biológicos e encontra um casal de caipiras intolerável. Comédia boba com pouquíssimas situações realmente hilárias. Cotação: ** (2 estrelas, em homenagem aos atores)

* tony Pacheco é jornalista e tem formação ainda em Psicanálise, Economia e Radialismo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário