Filmes Comentários

terça-feira, 23 de abril de 2013

EMPREGOS EXTINTOS E GOVERNO QUE GOVERNA PARA SI MESMO


JORNAL COMENTADO 92

tony pACheco*

23.04.2013 - 6:42 – Terça-feira

“8 milhões de brasileiros brigam por um cargo público”
(“Tribuna da Bahia”)

"Foram extintas 1 milhão de vagas de trabalho ano passado"
(manchete que Você nunca verá na nossa mídia)

Olhando as estatísticas de emprego no Brasil, nos vem à memória a frase de George Orwell, “Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário” e, no caso do Estado Brasileiro, nos últimos 49 anos, pelo menos, quando o Estado não está MENTINDO, ele está ESCONDENDO A VERDADE.
Um jornalista mais atento, mesmo que seu pauteiro ou editor não exija, pode se dar ao trabalho de pesquisar quantas vagas de trabalho foram extintas no governo FHC (1995-2002) e quantas foram extintas no governo Lula (2003-2010), MAS VAI TER UM TRABALHÃO.
No Brasil, a imprensa, que é tão criticada pelos donos do poder, está PREGUIÇOSA e ajuda o governo por omissão. Não se dá ao trabalho de pesquisar quando recebe um “release” do governo. Em relação aos empregos, por exemplo, o governo diz que criou 5 milhões de vagas de empregos entre 2003 e 2010, mas nunca diz quantas vagas foram EXTINTAS no mesmo período. Porque taxa de emprego numa economia tem que ser calculada subtraindo o número de vagas extintas do total de vagas criadas. Mas, pode observar, você nunca lê nada sobre vagas extintas.
E porque temos vagas extintas demais, o governo achou por bem criar a INDÚSTRIA DO CONCURSO PÚBLICO. Parodiando o ex-presidente Lula, nunca antes na história deste País se realizou tanto concurso público. Também, não é para menos. No governo Collor de Mello, um fortíssimo aliado do governo atual, o Brasil tinha APENAS 12 MINISTÉRIOS. Agora, no governo Dilma Rousseff, o Brasil tem 39 MINISTÉRIOS. Não existem ministérios sem funcionários e, portanto, a cada ministério novo que se abre, se criam: 1) superintendências regionais; 2) diretorias estaduais; 3) ouvidorias; 4) corregedorias; 5) serviços de pessoal; etc. etc. etc. Somente o presidente Lula criou 150 mil cargos públicos na esfera federal. Claro, todos pagos pelos outros 199 milhões e 850 mil brasileiros...
E o concursado ainda recebe um aviso: “Caso o órgão seja extinto, o servidor ficará em disponibilidade...”, porque todo mundo sabe que o primeiro governo sério que vier depois da atual era, não vai deixar isso barato... Por exemplo, em 2002, as universidade federais e os Centros Federais de Tecnologia tinham 45,9 mil professores e em 2010, último ano do governo Lula, este número subiu pra mais de 90 mil, segundo o Censo da Educação Superior do Inep. Aí eu pergunto: E A EDUCAÇÃO DO PAÍS MELHOROU POR CAUSA DISSO? Seus filhos puderam deixar de PAGAR pelo nível superior e tiveram acesso à educação GRATUITA E DE QUALIDADE? Responda por favor.
Eu respondo por mim: em minha família, vários sobrinhas e sobrinhos ficam sem estudar em universidade porque não têm dinheiro para pagar as ALTÍSSIMAS MENSALIDADES do ensino privado e as vagas nas universidades públicas são tão escassas que são só para gênios, pois a disputa é acirradíssima.
E se você é professor, passou a ter REMUNERAÇÃO DIGNA E EXCELENTES CONDIÇÕES DE TRABALHO ou é esta tosqueira que é a UFBA e outras universidades federais?
E você, caminhoneiro, com estes milhares de servidores públicos, viu os principais corredores rodoviários do Brasil serem duplicados e terem seus traçados otimizados? Huuuummm! Du-vi-de-o-dó!
E você vítima de assalto, um em cada um brasileiro, deixou de ter medo de ser assassinado com estes milhares de funcionários públicos acrescentados ao Estado Brasileiro?
E a senhora, dona Maria, encontrou facilidade para fazer o tratamento de saúde depois da suspeita de câncer de mama? Huummm, acho que vi a senhora num programa de TV destes que chafurdam na miséria alheia..., então deduzo que a resposta é NÃO!
Este é o Estado Brasileiro, o Estado para Si, ao contrário do Estado para Todos de que nos falava Montesquieu em sua teoria de organização dos governos.
Amanhã eu volto, pois esta manchete da “Tribuna da Bahia” de hoje é de arrepiar os cabelos...

* tonY pacheco é jornalista profissional e tem ainda formação em Radialismo, Economia e Psicanálise.

2 comentários:

  1. O que acho engraçado eque vcs tem acessos como a zorra, mas os petralhas estão desistindo de responder o que vcs colocam porque socialista libertario geralmente diz a verdade e verdade não tem muito como contrariar. Sigam adiante que estamos com vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tucanalha, escroto, baba-ovo de Grampinho e de Paulo Souto.

      Excluir