Filmes Comentários

segunda-feira, 1 de abril de 2013

UM DIA PERIGOSO PARA ANUNCIAR ÔNIBUS COM AR CONDICIONADO


JORNAL COMENTADO 79

tony PacheCo*

01.04.2013 - 6:44 – Segunda-feira

“Cidade terá novo traçado viário para ônibus”
(“Tribuna da Bahia”)

Lembro-me quando a empresa Oceânica, que fazia linha entre Lauro de Freitas e Salvador ficou proibida de pegar passageiros dentro de Salvador em direção à Estação da Lapa e vice-versa porque cobrava mais barato pela passagem e seus ônibus eram dotados de ar condicionado. Os empresários de Salvador guerrearam e venceram: nada de ar condicionado para o povo soteropolitano. Ar condicionado só nos Land Rovers e BMWs...
Agora, vejo o prefeito ACM Neto (DEM-BA) anunciando na “Tribuna”  que todos os ônibus urbanos de Salvador terão que ser dotados de ar condicionado.
Se ele conseguir implantar isso em 100% da frota antes de acabar seu mandato, já terá valido o voto que se deu a ele, pois SÓ QUEM NUNCA ANDOU DE ÔNIBUS é que não se preocupa com a falta de respeito que são estas SAUNAS AMBULANTES que andam pelas cidades brasileiras. Todas as cidades brasileiras. Ele prometeu a meia-passagem aos domingos e já colocou em prática. Tomara que consiga vencer a nova batalha.
Vá, Tony Neto, mete bronca!

EMPRESÁRIOS ESCORCHADOS
Joseph Blatter quer todo mundo trabalhando de graça e que donos de ônibus doem as passagens e garante: "A FIFA não é uma organização criminosa ou mafiosa". 

Agora, estou com muito ódio no coração desta tal FIFA, que não exige do Governo do Estado as 5 mil vagas de estacionamento na Arena Fonte Nova (só vai haver 2 mil...), mas EXIGE TRABALHO DE GRAÇA E TAMBÉM ÔNIBUS DE GRAÇA pra seus trabalhadores.
Este organismo internacional, cujas ações estão sendo investigadas pela polícia européia (Europol), além de botar centenas de trabalhadores VOLUNTÁRIOS para fazer o seu serviço, ainda está a exigir que as empresas de ônibus das cidades-sedes NÃO COBREM passagem dos seus voluntários.
Em suma, já é uma otarice trabalhar de graça num NEGÓCIO MULTIBILIONÁRIO como a Copa do Mundo e ainda querem que os empresários de ônibus PERCAM DINHEIRO num negócio multibilionário. Se eu fosse dono de ônibus em Salvador só diria uma coisa: "VÁ COMPRAR SEU SALVADOR CARD Sr. JOSEPH BLATTER E DISTRIBUA ENTRE SEUS VOLUNTÁRIOS que isso aqui é empresa não é casa de caridade."
Este negócio de Copa do Mundo da FIFA é negócio bambu, Blatter entra com a pi... e o resto entra com o ...

“Batalha dos ingressos”
(“Correio”)


Meio "déjà-vu", mas numa capa que me deixou gratificantemente (neologismo, sorry!) surpreso, o “Correio” meteu o pau no que aconteceu durante a compra de ingressos para o BA-VI na Arena (crendeuspai!) Fonte Nova. Era aquilo mesmo que se esperava. A população baiana ainda não se deu conta que aquele equipamento que saiu do bolso dela (impostos) não será para ela usar. Será para uma fina elite. O povo que anda a pé ou chega de carro e depois tem que ir a pé, vai ralar. Mas a elite que chegará DE HELICÓPTERO, com certeza vai se deleitar. No domingo, recuperado de uma gripe que me deixou seis dias de cama, fui ao Mercadinho do França comprar cebolinha, salsa e coentro para um Escondidinho de Mariscos que cozinhei com amigos para comemorar o aniversário de Salvador e nos deparamos com os novos passeios do entorno da Fonte Nova. Sim, fizeram novos passeios! Ridículos e com trechos deles em PEDRINHAS PORTUGUESAS, estes verdadeiros ATENTADOS À ACESSIBILIDADE, visto que maltratam as mulheres, os deficientes e os idosos, pois aquelas porcariazinhas que só Caetano Veloso gosta (pois não anda a pé pelas cidades desde o século passado...) são feitas apenas para jovens atletas andarem.
E mais, como já prevíamos, a “ilha” debaixo da sinaleira da Ladeira da Fonte Nova, juntinho da própria Arena, na esquina com a Av. Joana Angélica, já está com suas pedrinhas portuguesas ARRANCADAS. Por que simplesmente não usaram CONCRETO ESCOVADO com detalhes de granito, como na Barra? Quem-souber-morre! Oligofrenia e incompetência, quando juntas, matam.
Aliás, a apenas seis dias da inauguração com o BA-VI, o prédio modernoso está lá, com a maior parte do seu entorno cercada por MUROS DE PENITENCIÁRIA que ESCONDEM a própria obra do público. É de uma BURRICE que entrega a oligofrenia de quem fez a obra. É gradeado lindamente numa parte e na outra (a mais bonita, por causa das belíssimas mangueiras) tem MURO DE PENITENCIÁRIA adornado com um passeio de 1 metro de largura com postes no meio.
As ruas em volta, que virarão, TODAS, estacionamentos, como a minha, o Boulevard Suisso, estão CHEIAS DE CRATERAS, provando que as duas empreiteiras (e seus engenheiros alienados ou ineptos – escolham!) e o Governo do Estado da Bahia não têm o menor compromisso com a Cidade do Salvador. Fizeram o estadiozinho deles e o resto QUE SE LIXE! As ruas do entorno estão esburacadas ou com imperfeições horríveis no asfalto. Os passeios ou são esburacados e irregulares ou são com pedrinhas portuguesas que já soltaram antes da inauguração.
Na cabeça dos meus amigos e minha chegamos à seguinte conclusão: NÃO VAI SER SÓ WAGNER QUE CHEGARÁ À ARENA DE HELICÓPTERO, será uma REVOADA DE HELICÓPTEROS, pois só isso justifica tantas ruas esburacadas e tantos passeios irregulares em torno da Arena. Ponto.


“Esgoto a céu aberto polui a Praia do Forte”
(“Tribuna da Bahia”)

Demorou! Nunca entendi direito por que cidades que vivem de suas praias, como Salvador e vizinhas da RMS, têm tantos esgotos na praia. Aquele ali do Costa Azul, aqueloutro da Praia dos Artistas etc. etc. etc.
Lembrei-me da viagem que fiz às Bahamas com os amigos Aldalice e Eduardo Gedeon, e a primeira coisa que notei naquelas praias paradisíacas foi a ausência total de corregozinhos, tão comuns em Salvador, lançando seus dejetos no mar. Aí o casal amigo lembrou-me que o Caribe vive de suas praias e as tratam como jóias. A assertiva me convenceu, contudo, a Bahia também vive de praias e, no entanto...

“Aniversário de Salvador”
(todos os jornais, rádios, blogs, sites, TVs)

Comemoramos aqui em casa o aniversário de Salvador ouvindo Caymmi cantando “Areia de Itapoan, areia/Coqueiro de Itapoan, coqueiro...” Em resumo, somos todos borderliners ou melhor, autistas, pois vivemos num mundinho só nosso. Um mundinho que está apenas em nossa cabeça.
Explico. Intelectuais que usam a escrita como forma de se comunicar (sim, aqueles, como nós, jornalistas, que Gore Vidal disse que são “dinossauros chafurdando num pântano eletrônico”), tendem a criar seus próprios mundos, no qual mantêm redes sociais e edificam prédios imaginários. Um destes “prédios” é a SALVADOR IDEAL. Todos nós vivemos de pensar que vivemos na Salvador dos anos 1970, quando saíamos a pé em direção aos cinemas Guarani, Tamoio, Tupi, Capri, Bristol ou Excelsior e na volta, tipo 11 da noite, caminhávamos alegremente até achar o primeiro bar e tomar a saideira enquanto resenhávamos a respeito do filme que acabáramos de assistir. Um dos melhores lugares para isso era a churrascaria no alto da Ladeira da Praça ou o chinês, do outro lado da rua.
Ninguém era assaltado e andar pelas ruas, de dia, noite ou madrugada, era a coisa mais gostosa do mundo. Como éramos felizes e nem sabíamos.
Ao ler várias matérias sobre o aniversário de Salvador, ontem, notei um certo ar esquizofrênico, pois as pessoas continuam achando Salvador “linda”, “acolhedora”, “gentil” e parecem estar vivendo num casulo cujo endereço eu não conheço.
A Salvador que conheço agora é aquela na qual o colega jornalista Hieros Vasconcelos foi agredido brutalmente por estar andando na rua de madrugada. E ainda ter que ouvir da Polícia que “não se pode andar na rua de madrugada”. Aliás, eu não sei o que é pior no Brasil atualmente: os vagabundos que nos assaltam e matam ou os responsáveis pela segurança pública que nos mandam não andar na rua, carregar o dinheiro do ladrão e fazer bastante barulho quando estiver sendo sequestrado num porta-malas de carro...
E por aí encerro minhas homenagens a Salvador. Aquela lá de trás, dos anos 1970, que JÁ ACABOU e NÃO VOLTA MAIS. NUNCA MAIS.
Agora é tempo de êpa. Chega de ôba, ôba. Isso aqui é filial do inferno e siga os conselhos da Polícia (sem nenhuma ironia) e fique em casa. Ponto.

* tonY pacheco é jornalista, aquela profissão que os petistas e evangélicos querem extinguir. 

Um comentário: