Filmes Comentários

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

JORNAL COMENTADO 22


tONY paCHEco*

6:34 – 19.12.2012 – quarta-feira

BRASILEIRO PAGA POR ENERGIA ELÉTRICA VINDA
DA ÁGUA O PREÇO DE ENERGIA VINDA DO DIESEL

“Sistema sem apagões só com luz mais cara, diz ONS”
(Correio)



O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Hermes Chipp, vem a público colocar em nós, CONSUMIDORES, a culpa das falhas de transmissão do sistema elétrico brasileiro, com sucessivos APAGÕES, sugerindo que estamos pagando energia elétrica barata, O QUE NÃO É VERDADE. Pagamos uma das energias mais caras do planeta Terra, pois nossa matriz energética é 85% vinda de ÁGUA REPRESADA. Água, a coisa mais abundante que temos.
Analisem o que Chipp diz nos jornais: “A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) não pode colocar todas as obras que a gente recomenda ao mesmo tempo, se não a tarifa vai lá para cima”. Não é uma gracinha? Só que NÃO HÁ VERDADE nas gracinhas dele.
Por que não trocam o chip do Sr. Chipp? Quem sabe trocando a gente veja ele dizendo que o que tem que ser diminuído é o LUCRO ESTRATOSFÉRICO das distribuidoras de energia elétrica, que cobram no Brasil por energia vinda da ÁGUA o preço da energia vinda do PETRÓLEO e do ÁTOMO nos países ricos. E também têm que ser diminuídos os impostos gigantescos que incidem sobre a energia.
É isso mesmo: quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) vendeu nossa distribuição de eletricidade para empresas estrangeiras, e Lula e Dilma (PT) estão aí há 10 anos sem se rebelar contra isso, aconteceu de estas empresas IMPOREM os parâmetros de preços de energia fóssil (petróleo, carvão, gás) ao modelo brasileiro, que é energia farta vinda de água corrente, a hidreletricidade.
Para não ficar DIFÍCIL O ENTENDIMENTO, vou simplificar. 
O México cobra 17 centavos por um kiloWatt de energia e o Japão, 46 centavos. Já o Brasil, 33 centavos. Ora, mas o Brasil produz energia hidrelétrica, vale dizer, 85% de toda a energia elétrica que é produzida no nosso País, vem da ÁGUA e uma usina tem, em média, uma vida útil de 100 ANOS. Já, no Japão, 39% da energia elétrica vem das usinas movidas a carvão; 16% são de energia nuclear; 15% de usinas movidas a gasolina (pode?) e 10% de usinas a diesel. Só 19% são oriundos de energia hidrelétrica. Então, pelos parâmetros cobrados pelas 64 DISTRIBUIDORAS de energia do Brasil, o Japão está cobrando baratíssimo, pois a energia deles vem de fontes CARÍSSIMAS e não-renováveis e a nossa vem da água dos nossos rios, que depois de instalada a usina, a matéria-prima (ÁGUA) é gratuita por 100 anos.
Nosso kiloWatt deveria ser mais barato que o do México, que está em apenas 17 centavos, ou dos EUA, que embora misture ÁTOMO, CARVÃO e PETRÓLEO, ainda assim, cobram 23 centavos por kiloWatt.
E, por fim, vem a GANÂNCIA do Estado Brasileiro, também conhecido como Leviatã Tropical, que mete no nosso fígado impostos de 31,5% sobre a tarifa elétrica que pagamos. Quer dizer, se você pagou 100 reais de energia este mês, 31 reais e 50 centavos foram parar nas mãos dos nossos lindos governantes, que não investem NADA no sistema de transmissão da nossa hidreletricidade e, aí, vêm os APAGÕES.
Esta é uma das raízes do nosso subdesenvolvimento, que, parece, NUNCA VAI ACABAR, pois quem nos governa nem tem conhecimento do que está por trás dos preços que pagamos. OU, PIOR, tem conhecimento e está lucrando COM O ATRASO DO BRASIL.
Por fim, este Sr. Chipp, é um gozador. Deve estar riquíssimo por defender distribuidoras de energia elétrica que não investem e têm LUCROS INTERGALÁTICOS no Brasil. E nós, aqui, consumidores, só nos...

* Penso que entendo alguma coisa destas coisas por ter formação acadêmica em Economia (UFJF e UFBA), mas posso estar enganado.

2 comentários:

  1. Só não entendo poruque a grande imprensa não bate nisso todo dia. Ddvia né não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque neste blog só tem gênios, imcompreendidos... Tony com seu ego do tamanho do planeta Marte.

      Excluir