Filmes Comentários

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

JORNAL COMENTADO 21


tonY pacHeco*

6:34 – 18.12.2012 – terça-feira

FIM DO MUNDO ANTECIPADO

Papai Noel entrega corda para enforcamentos
(deveria ser manchete nos jornais)



Quem pensou que o fim do mundo do Calendário Maia era na próxima sexta-feira, 21, enganou-se: nesta semana estão chegando correspondências na casa de todo mundo que tem cartão de crédito (seja de que bandeira for), convidando a gente para parcelar nossas faturas em 24 vezes. Eu disse VINTE E QUATRO VEZES uma simples fatura. É o fim do nosso mundo. Antecipado...
Se você fizer isso todo mês, haverá um dia em que você NÃO MAIS PODERÁ COMPRAR, só ficará parcelando faturas.
O Bradesco, por exemplo, oferece sua fatura de 1.000 reais em 24 vezes de 73,60. Vejamos: ao final de dois anos, os seus 1.000 reais terão se transformado magicamente em 1.766,40, isto é, o Bradesco vai ganhar 766,40 reais nominais em suas costas. Você terá pago 176% de juros em 24 vezes. Nem os piores agiotas judeus que na Idade Média a Igreja Católica QUEIMAVA NAS FOGUEIRAS tinham coragem de cobrar juros de 176% em 24 meses. Mas, agora, não é crime mais, nem contra Deus, nem contra o Estado, nem contra o Homem.
E para você ver como isso é GANANCIOSO e criminoso, a inflação média anual está prevista para 5%. Isto é, em 24 meses teremos inflação de, no máximo, 10,25%. Isto é, a inflação no período transformaria sua dívida de 1.000 reais em apenas 1.102,50. O BANCO VAI GANHAR, DESCONTADA A INFLAÇÃO, 663,90 reais (bem reais) em suas costas.
É por isso que bancos estão em crise na Europa e nos Estados Unidos mas, no Brasil, estão tendo lucros faraônicos.
É o lema dos governos brasileiros desde FHC, passando por Lula e agora por Dilma: PAÍS RICO É PAÍS DE BANQUEIROS MUITO RICOS.
Resumo da ópera: NÃO VÁ PRA ESSA NÃO. Se mate, rode a bolsinha entre Ondina e Pituba, mas não parcele suas faturas em 24 vezes. É ESPARRO!

A SINUCA DE BICO DO SUPREMO

“STF encerra mensalão com cassação de três deputados”
(O Estado de S. Paulo)

“Deputados condenados do mensalão perderão os mandatos”
(Tribuna da Bahia)

“Marco Maia insiste que última palavra sobre cassação de mandatos é dos parlamentares”
(O Globo)

E o Supremo Tribunal Federal pôs um ponto final (será?) sobre o Julgamento do Mensalão decretando o fim dos mandatos dos deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT). Só que o presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS), está insubordinando-se contra o STF e bate o pezinho dizendo que quem cassa mandato de parlamentar é parlamentar, o que, realmente, existe na Constituição. Está lá, com todas as letras, que é deste jeito que Maia falou, o que é, um absurdo, em termos, pois é como levar para um tribunal dentro da penitenciária o julgamento de um assassino. Assassinos seriam julgados por assassinos presos nas cadeias. Ladrões julgariam ladrões. Seria um mundo muito doido. Mas, em se tratando de parlamentares, como eles fazem as leis, fazem-nas para protegerem a si mesmos.
Mas, em outro trecho da mesma Constituição e, paradoxalmente, diz-se que a PALAVRA FINAL sobre qualquer assunto constitucional é do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Portanto, mesmo que Marco Maia tenha razão sobre a sua tese, a Constituição coloca o STF no topo da decisão final: NÃO CABE A NINGUÉM DISCUTIR DECISÃO DO SUPREMO em nenhum assunto, mesmo constitucional.
Isso só tem um perigo: o dia em que o Supremo só tiver juízes do naipe de uns dois que a gente viu no Julgamento do Mensalão, corremos o risco de o STF sair cassando mandatos do PSDB e do DEM sem quê nem pra quê. É um risco real. Aí, teríamos que acender velas rezando para haver vários Joaquins Barbosas para frear os juízes chapa-branca...
Esta é uma novela que vale a pena ver o final.

* Tenho formação acadêmica em Economia, Jornalismo, Radialismo e Psicanálise, o que não me impede de cometer erros...

Um comentário:

  1. O setor bancário é o que mais fatura no país. Os caras não fazem absolutamente nada e nem sabem mais onde colocam tanto dinheiro. Nossos governantes estão coniventes. Enquanto isso, os bancos são os que mais demitem e humilham funcionários e clientes; aliás os clientes são vitimas de extorsão; antes os bancos não cobravam nada e já faturavam do mesmo jeito.

    ResponderExcluir