Filmes Comentários

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

JORNAL COMENTADO 17


tony PACHECO*

6:17 – 12.12.2012 – Quarta-feira

“Sonho de orla”
(Correio)

E o futuro governo de ACM Neto/DEM mostra as suas cartas. O primeiro projeto real que apresentou, ontem, já antecipa a que veio. Nada de obra faraônica de 1 bilhão de dólares que só vai dar lucro a empreiteiro, que não vai entregar a obra ou vai entregar meia-boca. O  projeto de Neto é simplesmente um calçadão enorme, do antigo Clube Espanhol até o Farol da Barra. Mão única neste trecho para veículos e PONTO FINAL.
É assim, exatamente assim, que se faz um governo que motiva as pessoas. Projetos que podem ser tocados sem maiores dificuldades, mas que têm grande impacto, como teve a recuperação do Dique do Tororó em 1998, onde os moradores, pelo menos uma vez ao mês, encontrávamos o avô de Neto, o falecido ACM, que gostava de andar ali a pé e, naquela época, sem seguranças.
É uma BOA DICA para o governador Wagner/PT. Que tal o senhor, Excelência,  fazer como o falecido senador ACM e andar a pé em volta da antiga Fonte Nova que o Sr. está chamando agora de Arena e ver o ATENTADO À ACESSIBILIDADE E À MOBILIDADE URBANA que se está perpetrando ali EM SEU NOME!?
Não vá com suas comitivas de puxa-sacos que vão fazer tudo pra o Sr. NÃO VER NADA. Vá o Sr., SUA ESPOSA, que é inteligente e sensível, e seus seguranças, só. Da sede do call center da Oi, Dr. Wagner, até o Dique do Tororó, a nova Arena terá um passeio de UM METRO COM POSTES NO MEIO DESTE UM METRO. Por que, Deuses do Panteão Africano, não fazer ali um grande calçadão para que a Arena não fique como uma penitenciária cercada de muros de cinco metros de altura?
Eu só pergunto por que não há um engenheiro, arquiteto ou assessor de imprensa que enxergue isso? Vão gastar quase 1 bilhão de reais num equipamento público que será circundado por passeios pífios na Ladeira da Telebahia, na parte final da Ladeira da Fonte Nova e na “alça” que liga o final da Ladeira da Fonte Nova até a frente do estádio, na pracinha dos restaurantes do Dique: 70% do contorno da obra ESCONDENDO A ARENA.
Se TODA A ARENA fosse cercada por um cxalçadão de 6 ou mais metros de largura e a defensa do estádio fosse feita com gradis, ALTOS, FORTES E RESISTENTES à sacizagem, teríamos a obra VISÍVEL DE TODOS OS ÂNGULOS, mais um cartão postal de Salvador. Do jeito que estão fazendo, com aquele MURO DE PENITENCIÁRIA E PASSEIO DO TIPO “SAI DAQUI, NÃO PASSE AQUI”, vai ser um monumento ao autoritarismo e à falta de noção administrativa.
E eu só paro de falar nisso quando inaugurarem, aí, terei consciência que a oligofrenia venceu,


“Postos vendem gasolina adulterada”
(Tribuna)

Desde que Noé escapou do Dilúvio com seus animais, que se sabe que os distribuidores de combustíveis na Bahia e no Brasil como um todo adulteram nossa gasolina, colocando mais álcool e até água, abreviando a vida dos motores dos nossos carros.
E desde que Moisés desceu com as tábuas da lei de Deus que sabemos que a fiscalização da ANP – Agência Nacional de Petróleo é como tudo no Estado Brasileiro, um faz-de-conta. Faz-de-conta que você vende um combustível limpo e puro. Faz-de-conta que eu acredito que é limpo e puro e compro este combustível pagando UM DOS MAIORES PREÇOS POR LITRO DO MUNDO. E faz-de-conta que o Governo Federal, através da ANP, fiscaliza.
Aliás, um bom DESAFIO JORNALÍSTICO PARA OS COLEGUINHAS DA MÍDIA é buscar na ANP a lista dos postos e distribuidores que PAGARAM MULTA EFETIVAMENTE por estar colocando porcarias na nossa gasolina e outros combustíveis. Acho incrível que os pauteiros dos jornais, rádios e TVs não tenham tido ainda a curiosidade de fazer isso...
Não é lista de multados, é lista de quem EFETIVAMENTE pagou, quanto pagou e que dia pagou de multa ao Governo Federal por estar vendendo combustível adulterado. Eu acho que vão encontrar a mesma lista, em termos de quantidade, de políticos corruptos, juízes corruptos e policiais corruptos presos efetivamente. Meia-dúzia ou nenhum...

“Cinco ferries farão a travessia nas festas de fim de ano”
(Correio)

A garantia é do secretário de Infraestrutura do Estado e vice-governador Otto Alencar. No feriadão que ele garantiu três ferries, navegou UM FERRY e teve gente que ficou 10 horas à disposição da Agerba nas filas. Agora, ele promete cinco, devemos fazer um abatimento de 66% e então teremos TRÊS FERRIES. Isso se não ocorrer o que ocorre sempre desde que o vice-governador assumiu: alguns destes três darem probleminhas e ficarem à deriva, pegando fogo e a Agerba dirá que foi “apenas uma fumacinha”.
Depois perguntam porque Salvador deixou de ser um destino turístico...

* Tony Pacheco tem formação acadêmica em Economia, Comunicação, Radialismo e Psicanálise e tudo isso às vezes não é muito útil...

Um comentário:

  1. Vagner andando na rua a pé???????????????? eu quero é prova.

    ResponderExcluir