Filmes Comentários

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

JORNAL COMENTADO 16



TOny PAcheco

6:42 – 11.12.2012 – Terça-feira

“Dois ônibus queimados em protesto
contra morte de motociclista”
(Tribuna)

O que aconteceu, ontem, na Via Parafuso, mostra dois materiais sérios de reflexão: 1) a Polícia está cheia de gente sem nenhum controle emocional; 2) motocicleta é coisa de país paupérrimo, de povos sem futuro e, por causa disso mesmo, é um fator de GENOCÍDIO das populações jovens e pobres em países como o Brasil.
Não há mais dúvidas. As estatísticas GRITAM no Brasil. MOTOCICLETA NO BRASIL SÓ NÃO MATA MAIS DO QUE REVÓLVER. A maior parte dos recursos do SUS tem sido usada para atender motociclistas. A quantidade de ALEIJADOS que as motos têm feito no País nos últimos 10 anos é estarrecedora, obrigando também a Previdência Social a “aposentar” por incapacidade pessoas de 18, 19, 20 anos de idade. Motocicleta, destas porcarias de 50 a 150 cilindradas que se vendem no Brasil, são apenas ARMAS VOLTADAS CONTRA O PRÓPRIO PILOTO. Só uma pessoa descomprometida totalmente com o futuro do Brasil, como o ex-presidente Lula foi e é, poderia ter FACILITADO e ESTIMULADO a compra deste veículo para transporte de pessoas.
É a falência do Estado consubstanciada na admissão de que como NÃO TEM COMPETÊNCIA para incentivar o crescimento econômico e propiciar a todos uma vida digna, então, se parte para o caminho mais fácil para o Governo conseguir votos e, ao mesmo tempo, matar gente como se mata mosca. A alegação do ex-presidente Lula é que moto gera atividade econômica para os jovens das periferias. Mas o quê se pergunta é: A QUE PREÇO? Ao preço de MILHÕES DE FAMÍLIAS DE LUTO POR JOVENS ENTRE A ADOLESCÊNCIA E O INÍCIO DA VIDA ADULTA. Este é o preço. Ao preço de MILHÕES DE REAIS em assistência médica porque NUNCA É DEMAIS RESUMIR O QUE É UMA MOTO:
1) Automóvel tem pára-choque para defender o motorista. E qual é o pára-choque da moto? SÃO OS JOELHOS DO MOTOQUEIRO.
2) Automóvel tem barras laterais e air bags para evitar pancadas nos braços e pernas dos motoristas e passageiros. E o quê tem as motos? As barras laterais são AS COSTELAS DO PILOTO E DO CARONA.
3) Automóvel tem o pára-choque traseiro para defender as costas dos motoristas e passageiros. O pára-choque traseiro das motos SÃO AS COSTAS DO PILOTO OU DO CARONA, se tiver um carona na hora do impacto.
4) E o pára-brisa? O pára-brisa dos automóveis, hoje laminados e que não estilhaçam mais, defendendo a integridade física de motorista e ocupantes, nas motos o pára-brisa SÃO OS OLHOS DOS MOTOQUEIROS.
5) Finalmente, a carcaça de metal e outros materiais de um automóvel, servem de CASULO PROTETOR para motorista e passageiros, contra impactos e intempéries. E na moto? Tome-lhe chuva, derrapagem e PILOTAGEM COMO SE ESTIVESSE NUM CIRCO, SE EQUILIBRANDO EM DUAS RODAS.
É por estas e por outras, que também os pais têm CULPA nesta situação. O ex-presidente Lula queria MILHÕES DE VOTOS ao estimular a venda de motos no Brasil, agora, os pais querem se livrar da pressão de filhos que não podiam ter e para os quais não conseguem viabilizar um futuro digno. Aí, tome-lhe moto para ter uma fonte de renda qualquer, mesmo que percam a vida por 5 reais de uma corrida de mototáxi.
Estou sendo duro demais? ESTOU. Aprendi com meu pai. Éramos muito pobres. Quatro filhos adolescentes em casa e todos querendo moto. Meu pai foi simples e caceteiro: “Vocês têm plena liberdade de comprar moto. E sumam vocês e suas motos de minha casa.” Nenhum de nós quatro comprou motos e ainda estamos vivos...
Quanto à Polícia atirar num jovem motociclista que furou uma blitz, é mais daquilo mesmo que estamos vendo no Brasil: se não há controle na entrada destas pessoas nas corporações, se quando estão dentro não há acompanhamento para ver se estão ocorrendo surtos psicóticos ou dificuldades que acabem levando a isso e se não há punição (agora estão engatinhando nisso...), então, VEREMOS MAIS DISSO, pois não se pode CONTINUAR ERRANDO NOS MESMOS PONTOS E ESPERAR RESULTADOS DIFERENTES. Aí não é Psicologia, é Matemática pura.




Um comentário:

  1. O Calendário Maia prevê para daqui há poucos dias o fim do mundo. A culpa é de quem votou no PT e em Lula. Os caras inventaram o tal calendário só para acabar com o mundo, no caso de tal evento não ocorrer com as vendas das motocicletas.

    ResponderExcluir