Filmes Comentários

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Nunca tive opinião de cabresto

Ricardo Líper

Os inimigos do rei não são contra o PT nem nenhum outro partido qualquer a priori. Não é um blog de política, no sentido vulgar e superficial do termo, girando no que políticos fazem ou deixam de fazer.
Quem lêr os inimigos do rei com regularidade lê sobre vários assuntos e muitos tratam de comportamento, de pequenas e grandes injustiças. Cada vez mais eu concordo com Foucault na sua análise do poder. Situo-me mais em um pós-anarquismo como Todd May e outros se situam.
 O que gosto no PT foi ter tirado do poder uma elite reacionária, pelo voto de um povo cansado do autoritarismo acadêmico, racista, antifeminista, homofóbico e classista. Lula é um homem do povo que teve uma trajetória espetacular. Negar isso é ser cego. A nossa presidenta também. Heróica, inegavelmente. Uma mulher que enfrentou a ditadura militar e pela lei, pelo voto, chegou à presidência. Dilma é uma heroina. Não estou elogiando, estou apenas sendo justo. Não quero agradar ninguém. Pensei, digo. Nunca tive medo de dizer o que penso. Tiramos o doutor e colocamos um representante legítimo do povo e depois uma revolucionária de extrema coragem.
Tony, nosso companheiro de longas datas, na primeira eleição votou em Lula e fez campanha no jornal que trabalhava na época sendo ameaçado de ser demitido por isso. Eu votei nos dois. Lula e Dilma. Agora, não podemos, a cada peido que qualquer petista ou outro político der, dizer que é cheiroso. E se ainda estamos em uma democracia e não em uma democradura, tenho o direito de dizer livremente, sem ameaças, o que penso. O fascismo começa quando se quer uma opinião única e não se admite a menor ponderação sobre qualquer coisa que os ditadores dizem ou fazem. Dizem que na ditadura de Stalin ninguém parava de aplaudir as manifestações do governo a não ser quando um mangangão dizia para parar. As mãos ficavam doendo porque quem parasse de aplaudir era suspeito de ser contra o governo e seria perseguido. Deu no que deu. Eu critico o que me chateia e me deixa indignado e elogio o que não me perturba  e contribui para que todos sejam felizes e vivam bem. 

2 comentários:

  1. Tem que pedir licença para falar mal do PT? Tem que fazer mea culpa e elogiar dilma? ta com medo da patrulha facista? Quando vc disse que odiava FHC foi insultado ou ameaçado?
    Petistas, quando são oposição, criticam sem piedade, e quando sobem ao poder, odeiam críticas. Recue bem, peça desculpas (ainda que de maneira velada) que um dia eles , de tanto tentar, vão conseguir calar jornalsitas.

    ResponderExcluir