Filmes Comentários

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

JORNAL COMENTADO 45



TOny PacHeco*

5:57 – Segunda-feira – 28.01.2013


SUA BOATE PREDILETA É IGUALZINHA À QUE PEGOU FOGO!
Não se iluda. A boate ou casa de show que Você frequenta é igualzinha à Kiss. Entrada e saída no mesmo lugar e sem janelas, para evitar "penetras" . O empresário não quer perder um tostão e o poder público não fiscaliza. 

Desde crianças nossos pais dizem que “brasileiro só fecha a porta da casa depois que é roubado”. Na verdade, quando crescemos, e ainda mais se enveredamos pela Psicanálise, Psicologia ou Psiquiatria, vemos que não é bem só o brasileiro. Todos nós humanos agimos da mesma forma, aqui ou no Sri Lanka. Só depois que sofremos é que procuramos evitar a dor que nos levou a sofrer. Mas..., nem todos.
Procuramos evitar quando não somos oligofrênicos. Os oligofrênicos estão em toda parte do mundo, mas eu, como o falecido Millôr Fernandes dizia sobre os corruptos, acho que a maioria está no Brasil. Oligofrenia é uma incapacidade fisiológica do cérebro de NÃO APRENDER COM A EXPERIÊNCIA. 
Pense aí como Você conhece gente assim, que sempre erra nas mesmas questões...
Vejamos: mentalize aí, onde Você está agora, a última boate que frequentou... Mentalizou? Eu mentalizei a minha aqui. Agora, confira se não é igualzinha  à boate de Santa Maria (...).
É aquilo mesmo. Entradinha pequenininha pra NÃO HAVER PENETRAS. Saída pela própria entrada pra economizar e não ter uma outra equipe em outra porta. AUSÊNCIA DE JANELAS. Tudo é feito para evitar a EVASÃO DE RECEITAS. É um ambiente lacrado. Os banheiros não têm janelas também, pois os penetras podem entrar por ali. Enfim, é uma câmara de gás à espera de suas vítimas...
E, aí, vai o nosso discurso sobre a OLIGOFRENIA EPIDÊMICA BRASILEIRA: eu duvido, mas DUVIDO MESMO, que qualquer providência séria será tomada contra casas de show, boates, cinemas, camarotes do Carnaval de Salvador, do Rio, Recife ou qualquer outro lugar e quaisquer ambientes fechados no Brasil.
Aposto o que Você quiser. Aposto tudo contra quase nada seu.
Vai-se FALAR MUITO. Autoridades e famosos irão CHORAR. Mas, de concreto, ao final de pouquíssimo tempo,  NÃO TEREMOS NADA mudado na maneira de organizar eventos.
Não se fiscaliza. Não se pune. 
Então, ATÉ A PRÓXIMA TRAGÉDIA! Tchau, tchau!!!

“Horror” (Correio)

“Tragédia em boate superlotada” (A Tarde)

“Pavor, desespero e 248 jovens mortos” (Tribuna da Bahia)

“Em São Paulo, prefeitura não tem estrutura para fiscalizar eventos”


(Folha de S. Paulo)

Leia com atenção este textículo da “Folha”. Isto é na mais rica e populosa cidade do Brasil. Pode, depois, estender o seu entendimento para o resto do País, pois é daí pra pior. Veja...

“A Prefeitura de São Paulo não tem estrutura para licenciar e fiscalizar a segurança de eventos que reúnem grande público na cidade.

A conclusão é da CPI dos Licenciamentos, presidida em 2006 na Câmara por Antonio Donato (PT), hoje secretário de Governo do prefeito Fernando Haddad (PT).
Na ocasião, a CPI recomendou que a prefeitura contratasse 20 engenheiros ou arquitetos para o Contru, que verifica a segurança dos edifícios e dá alvará para a realização de eventos, e 800 técnicos para as subprefeituras.
Nada disso foi feito. Hoje, as subprefeituras têm cerca de 750 agentes vistores para fiscalizar irregularidades de obras, comércio, barulho, limpeza e, inclusive, eventos.”


Momento Memória

Quando Ricardo Líper me falou no domingo de manhã sobre a tragédia de Santa Maria, ele recebera a notícia de Alex Ferraz e imediatamente minha memória viajou ao Colégio Estadual Sebastião Patrus de Souza, onde fiz a segunda parte do Primeiro Grau (chamado, então, de “Ginasial”).
Ali, em Juiz de Fora, havia meu colega gaúcho-alemão Matusalém Kronenberg e instintivamente fui procurar a lista de mortos para ver se havia algum Kronenberg, rezando para que não houvesse nenhum filho ou neto de meu amigo de adolescência. Lembro-me nitidamente que ele não chamava sua terra natal de Santa Maria e, sim, de SANTA MARIA DA BOCA DO MONTE.
É uma compulsão meio neurótica: você quer saber, tenta se controlar para não saber, mas acaba cedendo e procurando na lista um nome conhecido.
Felizmente não encontrei. Ufa! 

* tenho formação acadêmica em Psicanálise, Jornalismo, Economia e Radialismo, mas tanto conhecimento não adianta nada diante das pulsões tanáticas que nos levam a um cubículo com cheiro de morte...

Um comentário:

  1. Somos um bicho estranhamente tomados pelo comodismo, se sentirmos que NADA podemos fazer, NADA faremos. Se sentirmos que o temos a fazer é confrontar o governos, NADA faremos. Mas não se preoculpem, nosso cérebro é tão perfeito que logo se encarregará de esquecer, com um fantástico sistema de defesa, para que não nos sintamos culpados por NADA FAZER!!!!

    ResponderExcluir