Filmes Comentários

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

JORNAL COMENTADO 30


toNY paCHeco*

6:12 – 04.01.2013 – Sexta-feira

QUEM VAI SALVAR GUIDO MANTEGA?
É, Mantega, a "jurupóca" é mesmo de bom tamanho...

“Assessores de Dilma defendem mudanças na equipe econômica”
(Folha de S. Paulo)

“Governo manobra e garante R$16 bi para cumprir meta fiscal”
(O Estado de S. Paulo)

“Quanta-habilidade”, assim meu amigo e jornalista Alex Ferraz define a capacidade de nós, economistas, de transformar números da Contabilidade até que eles fiquem do tamanho que precisamos para justificar nossos erros.
E é “quanta-habilidade” que o Governo Dilma/PT fez para fechar as contas do superávit primário de 2012. Só que não estamos na ditadura do general Garrastazú Médici, quando o Ministério da Fazenda fazia o que bem entendia com os números contábeis. Agora, sabemos que o Fundo Soberano foi sacado para cobrir rombos, mas as que foram mortalmente atingidas pelo saque foram a credibilidade da política econômica atual e a confiança no ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Muito provavelmente ele continuará ministro, para poder CONTINUAR ERRANDO. É que a presidente Dilma acha que afastá-lo é admitir que ela errou, já que no governo dela ela manda de verdade e controla tudo.
Se estivéssemos falando de Botswana ou do Suriname, menos mal, apenas alguns milhares de cidadãos sofreriam as consequências. Mas estamos falando de uma das 10 maiores economias do mundo e quase 200 milhões de pessoas que, mais dia menos dia, verão o que acontece quando se brinca com bilhões de reais em manobras contábeis.
Ah, antes que me esqueça: de tanto brincar com números, o ditador Garrastazú Médici foi obrigado a começar a desmantelar o governo militar colocando o general Geisel em seu lugar, um homem que começou a “abertura” política. “Abertura” porque o “milagre econômico” estava fazendo água por todo lado.
Sei que o PT tem economistas melhores que os atuais. Se eu fosse a presidente eu começaria um plano B agora. Aliás, ONTEM...

“Fogo destrói a Secretaria de Educação”
(Correio)

É..., o prédio da Secretaria de Educação de Salvador foi destruído por um incêndio, ontem, quinta-feira.
É prédio da Alfândega (Mercado Modelo) incendiado. É Água de Meninos incendiada. É prédio na Praça Castro Alves incendiado. É prédio do Ministério Público incendiado. É prédio do Instituto do Cacau incendiado...
É, parece que Hefesto (Hephaístos em grego, daí para faísca é um pulo...), o deus grego do fogo, tem uma predileção pelos prédios públicos de Salvador. 
Desde que cheguei aqui já vi este filme várias vezes.

*Formação acadêmica em Economia, Jornalismo, Radialismo e Psicanálise. E acho que por causa disso posso falar destes assuntos. Falta-me autocrítica.


Um comentário:

  1. Impressionante como voce seuge csda passo do governo. Voce fazia a mesma coisa quando o tucanato sde Fernando Henrique era que mandava no Brasil?

    ResponderExcluir