Filmes Comentários

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

JORNAL COMENTADO 31



Assad: ele pode ser feinho, mas está sentado em reservas de gás que interessam às grandes potências

TonY PachecO*

6:39 – 07.01.2013 – Segunda-feira

NA REAL, O QUÊ ESTÁ POR TRÁS DA CRISE SÍRIA?

Assad discursa e diz que pretende apenas defender a Síria dos inimigos

Presidente do país também agradeceu China, Rússia e Irã por não interferirem na política da nação

(O Estado de S. Paulo)

O que está por trás da tachação de sociopata carimbada em Bashar al-Assad, presidente da Síria, segundo a ONU responsável por mais de 60 mil mortos nos últimos meses???
A Síria já foi muito importante, pois antes incluía a própria e mais: Líbano, Palestina (onde hoje é Israel), Jordânia, Sinai, Gaza e Iraque. Era imensa. A partir de 1946, passou a ser o país atual, com uma área do tamanho do Paraná, NÃO PARECE MAIS RELEVANTE, MAS É DEMAIS.  
O que ninguém consegue saber, pois a mídia esconde, é o quê se disputa na Síria na realidade. E a realidade é o controle de reservas de gás, a energia que pretende ser a mais importante neste séc. XXI, suplantando e complementando o petróleo. Síria, Líbano, Qatar e Egito são as maiores reservas de gás no Oriente Médio e a Síria, especificamente, já está no mapa de duas grandes potências econômicas como reserva para si: Rússia e China.
Não é à toa que o presidente Vladimir Putin e o presidente Hu Jintao apóiam sistematicamente o regime de Bashar al-Assad contra os americanos e europeus ocidentais que querem sua queda. Rússia e China estão num processo conjunto de tomada de fontes de energia (principalmente gás) em todo o planeta.
É isso que está por trás da guerra na Síria.
Só isso: gás.
Os EUA e Europa Ocidental querem dominar o setor de gás no séc. XXI depois de terem dominado o setor de petróleo durante o séc. XX. Só que, desta vez, não existem mais uma União Soviética burocrática e uma China atrasada do outro lado do cabo-de-guerra. Existem uma Rússia moderna e competitiva e uma China que tende a se tornar a principal economia do mundo. E Moscou e Pequim estão juntas nesta empreitada: o gás sírio será de russos e chineses e eles não abrem mão disso.
Nem EUA nem Europa estão interessados no povo sírio nem em liberdades democráticas para ele. Querem gás e pelo gás vão manter uma guerra para matar quantos sírios forem necessários.
Ponto final.

E O SR. MANTEGA RESISTE...

Restos a pagar do Orçamento devem chegar a R$ 200 bilhões este ano

Para especialista, aumento do valor combina ‘dificuldade de acomodar gastos, inoperância dos ministérios e bagunça orçamentária’

(O Estado de S. Paulo)

Esta notícia do “Estadão” carece de comentários. É apenas mais um ponto de reflexão sobre a incapacidade gerencial que acomete a economia brasileira. Quando você vê aeroportos congestionados, estradas mortais, portos ultrapassados (aqui na Bahia, os empresários dizem que não aguentam mais falar sobre a questão) e uma carga tributária cada vez maior, tudo isso é consequência da incapacidade dos gestores da Economia.
E o Sr. Mantega continua firme e forte...

* formação acadêmica em Economia, Jornalismo, Radialismo e Psicanálise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário