Filmes Comentários

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

JORNAL COMENTADO 32


tony PACHECO*

5:43 – 08.01.2013 – Terça-feira

" Lobão confirma reunião, mas diz que 'não há nenhuma emergência' "

(Folha de S. Paulo)

"Possibilidade de racionamento de energia inquieta o setor industrial baiano"
(A Tarde On Line)

"Risco de racionamento de energia leva Dilma a convocar reunião"
(Correio)

Assim, as autoridades brasileiras vêem a nós, o povo...

Assim nós deveríamos ver as autoridades brasileiras...

A questão principal nesta reunião que acontece amanhã, quarta-feira, 09.01.2013, é que 10 entidades ligadas à Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia enviaram EM MAIO DE 2012 uma carta à presidente Dilma, alertando sobre problemas graves no setor elétrico. A resposta foi NENHUMA e as providências foram UM NADA.
Agora, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, uma herança de Lula deixada para Dilma, vem a público dizer que “NÃO HÁ NENHUMA EMERGÊNCIA”. Sim, e eu sou botocudo e sei que:
1)    no Brasil não há problema de secas periódicas, pois NÃO ESTAMOS NUMA ZONA TROPICAL MERIDIONAL do planeta;
2)    no Brasil não temos secas periódicas influenciadas pela temperatura das águas do Pacífico (El Niño e La Niña);
3)    no Brasil não temos tido ausência de investimentos na área de produção de energia elétrica nos últimos anos;
4)    no Brasil não há uma descontinuidade no processo de distribuição de energia elétrica, haja vista que todos os nossos sistemas estão interligados. Uma perfeição que assombra o mundo;
5)    no Brasil não se remunera de maneira milionária a distribuição de energia, e nem se exige investimento paupérrimo aos distribuidores e, claro, nada fica sob a responsabilidade do governo. A culpa é toda do mordomo.

Enfim, amanhã acontece a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), a presidente Dilma quer ouvir (pelo visto, não leu o alerta de MAIO DE 2012) pessoalmente o que cada sub-setor energético tem a dizer.
E por falar nisso, um recado singelo e humilde ao ministro Lobão: ontem, aqui em casa, em Salvador, em pleno dia, faltou energia elétrica. Está faltando quase todo dia, em horários diversos. De madrugada, de manhã, de tarde. E pelo que me dizem, em muitas áreas do Brasil. Claro que isso é uma interpretação errada da realidade que nós, o povo, fazemos da realidade. Desculpe, Excelência!

"GM convoca proprietários de Onix por problemas nas rodas e pneus"
(Correio)

Olhe bem! Uma rebarba interna nas jantes do novíssimo modelo da Chevrolet, o Onix, que pretendia bater o Gol em vendas, pode arrebentar o pneu por dentro e esvaziá-lo imediatamente, impedindo o controle do veículo em movimento. 
Imagine isso numa rodovia, você a 100 quilômetros por hora (velocidade máxima permitida)!!!
Pois é, a indústria automobilística brasileira, além de ser um oligopólio que nos oferece os mais SIMPLÓRIOS  carros do mundo AO MAIOR PREÇO QUE O MUNDO JÁ VIU, não tem nenhuma fiscalização no fabrico. É um planeta à parte na nossa economia, que faz o que quer e como quer.
Não seria o caso de punições para quem fabrica produtos que ameaçam a vida do cidadão?
Sei lá, acho que não, né?

* Formação acadêmica em Jornalismo, Psicanálise, Radialismo e Economia, não necessariamente nesta ordem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário