Filmes Comentários

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

JORNAL COMENTADO 44


tony PACheco*

6:27 – 25.01.2013 – Sexta-feira
APRENDA CONFERIR SE HAVERÁ MESMO REDUÇÃO NA SUA CONTA DE LUZ
Redução na conta de luz varia de 18,1% a 23,6%
(Zero Hora – Porto Alegre)

Você, semelhante a mim, deve estar espantado com este negócio de reduzir a conta de consumo de energia elétrica.
Isto vai significar renúncias fiscais do governo federal em torno de 8 bilhões de reais por ano, segundo Julião Coelho, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel.
Sinceramente? Eu não acredito. E por isso mesmo, uso meus parcos conhecimentos em Economia para ajudar você e me ajudar a mim mesmo pra ver se esta zorra será verdade ou não...
Confira se, realmente, sua conta de energia elétrica vai baixar. No caso da minha (Coelba, uma multinacional que compra a preço de banana o kiloWatt e me revende a preço absurdo aqui na Bahia), a empresa aumentou o preço da energia de dezembro para fevereiro e o governo (Aneel) simplesmente deixou passar.
No vencimento de 11.12.2012, eu paguei 61 centavos pelo kiloWatt que consumi em novembro. Já, agora, a minha conta que vai vencer em 11.02.2013 chegou aqui em casa e o kiloWatt subiu para 63 centavos. Quer dizer, como o governo pretendia me dar 11 centavos de desconto na conta de março pra cada kiloWatt consumido, 2 centavos já foram “GARFADOS” na conta de consumo de janeiro que vence em fevereiro e, assim, quando chegar em março eu já terei PERDIDO parte da redução.

VOU TE ENSINAR

Faça as mesmas contas aí em sua casa. É simples.
Pegue sua fatura da Coelba e leia o quadro no alto à direita “Total a pagar”. No meu caso, foram R$56,88 a fatura vencida em 11.12.2012. Aí você DIVIDE pela quantidade de kiloWatts consumidos. É fácil, a quantidade de Watts está no quadro “Histórico do Consumo”, um pouco abaixo do quadro “Total a pagar”. Você pega a primeira quantidade, que é a que se refere à sua conta. No meu caso, estava lá: “NOV 12 – 92 KWh”.
Dividi 56,88 por 92 e deu 61 centavos por kW.

Pronto. Agora,  pegue a sua fatura de fevereiro, que já deve ter chegado aí em sua casa. Nesta, meu “Total a pagar” deu R$107,76. Fui no quadro “Histórico de consumo” e o primeiro valor foi 169 kW. Então dividi 107,76 por 169 e encontrei 63 centavos de real por cada kW consumido. Subiu 2 centavos por kiloWatt, isto é, já PERDI parte do desconto que vão me dar em março...

A partir da conta de março, faça isso TODOS OS MESES e aí você vai conferir se houve uma redução, se ficou tudo no mesmo ou se simplesmente “garfaram” alguns centavos, como aconteceu de dezembro pra fevereiro.

Agora, veja bem. A redução, SE FOR VERDADEIRA, é grande mesmo. Minha conta de fevereiro, por exemplo, que pagarei 107,76 em 11.02.2013, SE JÁ ESTIVESSE COM A REDUÇÃO de 18%, ficaria por apenas 87,88. É uma redução de QUASE 20 REAIS na conta. É muita grana.

Se você verificar ao longo do ano que estão lhe “garfando”, BOTE A BOCA NO TROMBONE, no Facebook, telefone para as rádios e TVs, mande e-mails para os jornais, CONVERSE com os vizinhos, parentes, amigos. Não deixe barato!


“Chávez vai enfrentar batalha complexa contra câncer, diz chanceler”
(O Globo)

Para a felicidade de Hugo Chávez e seus correligionários-cúmplices, ele não vive no Japão, senão “facim facim” ele caía nas garras do ministro das Finanças, Taro Aso (72 ANOS), aquele que disse que os idosos em estado terminal deviam “se apressar e morrer” para poupar gastos do governo com a saúde pública.  Aliás, Taso já poderia ter cometido hara kiri há um bom tempo se seguisse os próprios conselhos, pois além de cuidados com a saúde, ele vive de ganhar uma fortuna como ministro, cujo salário é pago pelos impostos dos japoneses, né verdade?


“ Após se dizer bissexual, Andressa Urach muda o tom: 'Gosto mesmo é de homem' ”
(O Globo)

Sim. Num dia ela é “sapata” e no outro dia não é mais. Até aí deu pra entender, afinal de contas, papel sexual é bom pra isso mesmo, a gente poder mudar a hora que quiser.
Mas, a pergunta socrática é: quem é, pelo amor de Mithra, Andressa Urach???
Estas pessoas que são notícia justamente por não fazerem nada que justifique que sejam notícia me deixam intrigado.

* tony Pacheco tem formação acadêmica em Economia, Jornalismo, Radialismo e Psicanálise, mas isso, num país onde analfabeto pode ser Presidente da República, não adianta nada. Acho que vou fazer uma fogueirinha com meus diplomas heheheheheh

2 comentários:

  1. Eu vi um comentario do jornalista e Antonio Jorge Moura no Face que ele dizia que a Coelba subiu a conta dele de 60 e poucos reais pra mais de 100 e agora o governo diz que vai dar 18 % de reduç!ao. Quer dizer, primeiro eles aumentaram e agora diminuem. É conversa pra boi dormir muuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  2. A dica para calcular é de quem sabe e conhece Economia. Sabemos que se trata de um blefe mesmo. O mais desanimador é que isso já faz parte da campanha eleitoral de 2014. Alguém duvida ?

    ResponderExcluir