Filmes Comentários

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

JORNAL COMENTADO 42


TONY pacheco*

6:37 – 22.01.2013 – Terça-feira

CRACK E A AMEAÇA NEONAZISTA
Vejam que pela magreza, as vítimas dos campos nazistas se parecem com os sacizeiros atuais.

'Não funcionou', diz homem que foi internado à força
(Folha de S. Paulo)

O debate sobre a internação obrigatória de viciados em crack que perambulam pelas ruas das cidades brasileiras não está sendo levado pela imprensa com a intensidade que merece.
Preocupadas em tirar das ruas tudo que enfeia o PaíS, já que estamos a apenas cinco meses da Copa das Confederações e a um ano e cinco meses da Copa do Mundo, as autoridades brasileiras, que sabem que os eventos seriam no Brasil desde 2007, isto é, há mais de cinco anos, tiveram TEMPO SUFICIENTE para construir tudo que tinham que construir, MAS NÃO O FIZERAM. Tiveram tempo para tomar as medidas sociais que se faziam necessárias, mas, claro, na TERRA DO JEITINHO (segundo o “Financial Times”, de Londres), NÃO O FIZERAM. Na terra onde tudo é feito nas coxas, de última hora, corre-se o risco de uma desmoralização internacional durante os dois eventos.
Esta remoção de pessoas viciadas para internação obrigatória, por exemplo, é uma violência NAZISTA. Não estou exagerando. 
Em 1935, Adolf Hitler adotou as Leis de Nuremberg, que deveriam tirar das ruas da Alemanha judeus, aleijados, ciganos, homossexuais, africanos, doentes terminais, comunistas e todos os tipos de cidadãos que externassem qualquer discordância com o poder nazista.
A alegação era CIENTÍFICA, porque sempre há um ou mais canalhas entre os cientistas para atestar a necessidade de cometer atrocidades. Da retirada destas pessoas para o início da política de extermínio, com os campos de concentração e os fornos de cremação, foi um tapa...
A política HIGIENISTA que se está ameaçando instalar no Brasil com a detenção dos viciados em crack, é historicamente vinculada às noções tradicionais de saúde pública. Tomar medidas coercitivas contra grupos rebeldes, como a esterilização obrigatória de seres humanos com características desfavoráveis ou subversivas, sempre  teve adeptos nos meios científicos e políticos. Por incrível que pareça, até Winston Churchill, Alexander Graham Bell, John Maynard Keynes e o ex-presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, manifestaram sua simpatia por políticas higienistas.
Mas foi Adolf Hitler e seu Partido Nazista que tiveram a coragem de transformar primeiro isto em política de Estado. "Os higienistas raciais desempenharam papéis fundamentais no Holocausto, o esforço nazista de limpar a Europa de judeus, comunistas, ciganos, homossexuais, dissidentes políticos, doentes mentais e insanos. Após a Segunda Guerra Mundial, tais tentativas têm sido amplamente colocadas como cruéis e brutais, racistas e pseudocientíficas." Ainda assim, algumas políticas de higiene racial perseveraram. Até mesmo a simpática Noruega adotou políticas higienistas, por exemplo, contra os ciganos, que foram forçados à esterilização a partir de 1934 e, por incrível que pareça, só suspenderam esta medida cruel e racista em 1977. Dá para imaginar um país como a Noruega com práticas nazistas até 1977? Pois é. Depois de Quisling, político norueguês que aderiu ao nazismo oficialmente, tudo se pode esperar da Noruega.
Só que vivemos no séc. XXI e hoje em dia estas medidas higienistas (afastar os indesejáveis do convívio social) são consideradas cruéis, racistas e pseudocientíficas MESMO. 
Enfim, é NAZISMO PURO, sem conversinha fiada.
A “Folha de S. Paulo” mostra que o educador Adriano Camargo, de 36 anos, só se tornou "limpo" (expressão comum dos que se sentem livres do crack) depois que procurou ajuda sozinho para o vício. Anteriormente, conta Adriano, "Já fui internado involuntariamente (a pedido de familiares) e compulsoriamente. Foram cinco vezes. A única que deu certo foi a última, quando fui por conta própria".
E segue a “Folha”, “Segundo Camargo, um juiz o internou porque ele estava cometendo pequenos furtos. "Me livrei só quando fiquei num lugar que me mostrou que, antes do vício, eu tinha conflitos internos, familiares. Tratei disso e parei com o crack."
É o óbvio. Toda a Psicologia moderna é unânime em dizer que ninguém cai num vício deste tipo porque é “gostoso”. Só procura bóia de salvação quem está se afogando. Você não sai de casa com uma bóia se nem sabe se vai navegar naquele dia. No caso dos viciados, o crack (ou álcool, ou cocaína, ou ecstasy, ou seja o que for, até trabalho ou sexo em demasia) é procurado porque o indivíduo está com problemas emocionais gravíssimos. Depressão, ansiedade e todo tipo de neuroses e psicoses levam o indivíduo a procurar o alívio de drogas ou de comportamentos que O ALIVIEM DAS DORES DESTE MUNDO.
Que são inconvenientes, ninguém discute. OS SACIZEIROS SÃO INCONVENIENTES DEMAIS. Mas alguns processados pela Justiça estão em pleno Congresso Nacional fazendo leis E FAZEM MUITO MAIS MAL SOCIAL QUE OS SACIZEIROS e ninguém propõe interná-los compulsoriamente. PENSE NISSO. Ninguém tem dúvidas disso. Mas recolher sacizeiros porque não se quer tratá-los como cidadãos é APENAS O INÍCIO de comportamentos ditatoriais. Depois será a vez dos tuberculosos, que passam a doença pelo ar. Depois dos leprosos. E os portadores do vírus HIV? Uau, estes deveriam ir para uma ilha deserta, né não? E os travestis, as putas, os traficantes, os policiais corruptos, os políticos que roubam? Eles podem influenciar seu filho a se tornar uma mulherzinha, um ladrão, um viciado, um corrupto. E os comunistas, anarquistas, socialistas, petistas e outros istas? Vivem falando de um tal socialismo, uma bobajada que quer tornar gente lenhada em gente frequentadora de shoppings e proprietária de automóveis. Hitler meteu todos em campos de concentração.
Portanto, o dirigente político que não quiser entrar para a História junto com Hitler, Mussolini, Quisling, Stalin, Pol Pot e Mao Tsé-tung, tome cuidado com este negócio de internar sacizeiro à força, pois como lembrou o genial baiano Ruy Barbosa, a lei que protege meu inimigo é a mesma que um dia me protegerá.
Um indivíduo como o Sr. Kassab, com a "fama" que tem em São Paulo, se fosse na Alemanha Hitlerista já estaria num campo de concentração prontinho pra assar. Como diria Alex Ferraz, ele seria Ka-ASSADO... Ele deveria ter o cuidado, até mesmo por auto-preservação, de não ficar defendendo políticas higienistas.
Agora, e O SILÊNCIO DA MÍDIA? Está ENSURDECEDOR, né mesmo?



“Para Aneel, há risco de faltar luz em cidades brasileiras durante a Copa do Mundo”
(Folha de S. Paulo)

Como vivemos dizendo desde 2007, quando o Brasil foi anunciado como sede da Copa do Mundo de 2014, nossas autoridades não iriam tomar as providências para que um evento deste porte não servisse para nos desmoralizar internacionalmente.
Não está dando outra.
A própria agência governamental de energia elétrica (a Aneel) está bradando que só não vai faltar luz no Recife e em Fortaleza. No resto vai.
E eu digo mais.  Em Salvador, com a sucessão de “apaguinhos”, vai faltar eletricidade (eu moro junto da nova Arena e aqui falta luz quase todo dia...) e, pior, VAI FALTAR ÁGUA.
As manobras da Embasa para tirar água de um bairro para colocar em outros, já deram... Não estão funcionando mais. Está faltanto água por todo lado, do Litoral Norte à Ilha de Itaparica, dos bairros periféricos aos bairros centrais.
Diz a “Folha”: “Na lista de empreendimentos há novas linhas de transmissão e de distribuição, além da ampliação e da modernização de subestações de energia. As obras visam evitar apagões tanto nos estádios quanto nos aeroportos e nas ruas das cidades.” Mas são 163 obras que nem a metade está no ritmo que deveriam.
E digo mais: EU TE DISSE, EU TE DISSE...


Entenda por que a França enviou suas tropas para o Mali

(Tribuna da Bahia On Line)

A parte Norte do Mali agora é Azawad e quer ser um Estado Islâmico, leia-se, base da Al-Qaeda

No site da “Tribuna da Bahia”, publicamos matéria sobre a operação de guerra da França para impedir a tomada do poder no Mali por guerrilheiros islâmicos. Entenda o porquê desta “preocupação” dos franceses com os destinos dos malineses. Você vai se surpreender...

Cole o link abaixo na sua barra de navegação e vá direto à reportagem sobre o Mali. Não tem vírus.

http://www.tribunadabahia.com.br/2013/01/21/veja-por-que-franca-estao-tao-interessada-em-proteger-mali


* tony Pacheco tem formação acadêmica em Psicanálise, Economia, Jornalismo e Radialismo, mas nem por isso deve ser levado mais a sério que seus avós, que às vezes têm idéias melhores sobre o mundo. Ouça-os!

Nenhum comentário:

Postar um comentário