Filmes Comentários

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

JORNAL COMENTADO 29


tony pacheCo*

6:05 – 03.01.2013 – Quinta-feira

 “Aleluia assume com críticas a empresas de ônibus”
(Correio)



Antes de mais nada, vamos conversar sobre Capitalismo.
Primeiro: os grandes hospitais brasileiros são privados, portanto, são um negócio capitalista de vender cuidados de saúde. Por serem particulares, eles constroem seus prédios, equipam com tecnologia avançada, pagam a manutenção dos equipamentos, pagam a folha dos seus médicos, enfermeiros, pessoal de limpeza, de segurança etc. Nada mais justo, não? Afinal, é um negócio e o Estado Brasileiro não tem nada com isso.
Segundo: supermercado é coisa vital, pois não há ser vivo que possa continuar vivo sem se alimentar. No entanto, supermercado é uma atividade privada. Os donos têm que comprar o terreno, fazer o prédio, equipá-lo com o que há de mais moderno em conservação de alimentos, pagam seus funcionários, a segurança, a limpeza e ainda pagam os seus impostos. É justo, pois ficam com todo o lucro.
Terceiro: transporte no Brasil é coisa privada. Os donos de ônibus compram seus ônibus e pagam seus funcionários. Mas, a principal estrutura de funcionamento do negócio, as estações de transbordo, os donos de ônibus repassam para o ESTADO BRASILEIRO, neste caso, um ramo do Estado, as prefeituras. As estações de transbordo, sem as quais não é possível O NEGÓCIO ÔNIBUS, são construídas pela Prefeitura. A manutenção destas estações também é feita pela Prefeitura. Inclusive a limpeza e a segurança. E os pontos de ônibus? Como é que o ônibus iria pegar passageiros para ganhar fortunas transportando-os se não houvesse a estrutura dos pontos? Pois é, quem constrói os pontos é a Prefeitura e quem os mantém, também.
Portanto, para que o capitalismo brasileiro seja justo, é bom que o governo passe a manter também os hospitais particulares e deixe para os donos dos hospitais apenas o lucro, como o fazem com os donos de ônibus. E o mesmo com BomPreço, Extra, Carrefour etc. etc. O governo deveria edificar os supermercados, manter o ar condicionado funcionando (pagando a energia elétrica, inclusive), pagar os seguranças e a limpeza, enfim, fazer como faz com o NEGÓCIO ÔNIBUS, onde o governo paga toda a infraestrutura de funcionamento do negócio e os donos ficam com os lucros.
É esta a situação que Aleluia enfrentará no sistema de transporte de Salvador.
Até hoje, nos mais ou menos 50 campeonatos entre Ônibus versus Prefeitura, os ônibus ganharam os primeiros 50. Será diferente agora? Acompanhemos.

“PT afirma haver campanha para tachar Lula de corrupto”

(Folha de S. Paulo)

Concordo com o PT. É um absurdo o que se está tentando fazer (claro que será sem sucesso) com o ex-presidente Lula, aliás, presidente Lula, pois será presidente para sempre.
Este negócio de “Mensalão”, por exemplo, é uma invencionice da oposição que o Supremo Tribunal Federal encampou. Os juízes do Supremo deveriam ser investigados por terem concordado com a tese de que no primeiro governo Lula foram comprados mandatos parlamentares. É claro que isto é uma calúnia.
E agora, quem deveria ser investigada é a Polícia Federal com esta Operação Porto Seguro que nos deixa a todos inseguros. Dizer que a tal Rosemary tinha relações “especiais” com Lula e que vendia cargos, contratos e outros favores com a anuência do Planalto é torpe. Lula é um pai de família exemplar, um ser humano corretíssimo e tudo isso será devidamente investigado para desmoralizar a oposição que não o deixa em paz.
A verdade vencerá!

“Quilombolas fazem protesto em praia de descanso de Dilma”
(Correio)

Menino, como pobre é mal-educado! Primeiro convidam a moça pra vir à Bahia descansar de seus afazeres supliciantes. Sim, porque governar esta Bananalândia é problemático. Depois da moça assentada, começam a xingar a Marinha que a criatura chefia, pois é a comandante-em-chefe das Forças Armadas e esta mesma Marinha que a está tratando tão bem na praia.
Êta povinho ingrato e nada hospitaleiro, ao contrário do que diz a propaganda da Bahiatursa!

“Angola: culto religioso termina com 16 mortos”
(Correio)

O templo é da IURD, a nossa querida Igreja Universal do Reino de Deus. Mas, pelo visto, Deus ficou muito chateado de ser incomodado na virada do ano  pelos angolanos. Todo mundo descansa e faz festa no Réveillon, agora este povo evangélico acha que Deus não tem que ter descanso também e resolve fazer aqueles pedidos estapafúrdios até em noite de Réveillon.
Ah, planetazinha complicado, não se pode ser Deus num lugar desses! Será que existe um planeta só com Noruegas e Dinamarcas? Porque este negócio de Angola, Índia, Brasil, isso dá um cansaço em qualquer divindade...

* Tony Pacheco, pelo que se viu no último comentário, tem formação em Psicanálise. Coisa de doido!

Um comentário: