Filmes Comentários

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O Sistema

______________________________


Ao contrário do que se afirma, os norte-americanos não são apáticos, mas constrangidos e moldados dentro das estruturas e das instituições e, por isso mesmo, estão convencidos, e não sem justificação, da impossibilidade de mudar, de modo significativo, o curso da sua própria existência.

A possibilidade de que dispunham nos últimos decênios, foi quase completamente usurpada pelas grandes sociedades multinacionais e pelos mastodônticos aparelhos burocráticos governativos, por uma tecnologia ao serviço do controle político, por uma economia e um Estado fortemente centralizados.

Até mesmo na esfera privada o cidadão norte-americano se sentiu dominado pelos grandes shoppings centers, pelas onipotentes máquinas das mídias de massa e por uma indústria energética monopolista que, em conjunto, decidem toda a sua vida (tipo de comida, moda, estilo de habitação, etc.).

Neste vasto complexo institucional - o "Sistema", como lhe chamamos - o cidadão tende a alijar os problemas que lhe dizem respeito diretamente e a refugiar-se na sua própria vida privada e familiar, nos seus amigos mais íntimos e nos prazeres cotidianos, isto é, no único mundo onde consegue ainda suplantar-se e compreender-se um pouco, se bem que apenas em parte.

Este refúgio, num mundo à sua própria dimensão humana, poderá ser interpretado como apatia, mas, na realidade, trata-se apenas de uma impotência social causada pelo "sistema" que, deliberadamente, impede as pessoas de se assumirem e assumirem o controle da sua própria existência e do seu destino social.

Murray Bookchin (1921-2006)
Textos Dispersos, Edição Socius
Lisboa, 1998

5 comentários:

  1. Se o "sistema" manda nas pessoas quem manda no sistema? Será que é um ser de outra espécie que controla o sistema? Será um marciano?

    ResponderExcluir
  2. Vocês vejam que entra e sai, sai e entra, e todo mundo quer FUGIR do discurso ideológico verdadeiro: o problema é o capitalismo e sua classe dominante. Sistema aqui ou nos EUA é um grupo de SERES HUMANOS espertos, desonestos, canalhas, mas MUITO INTELIGENTES que manipulam as outras pessoas para trabalharem em prol da riqueza da minoria. Sistema é uma invenção de seres humanos mais inteligentes e acanalhados que a maioria, que, claro, se fode. Pois para alguém se dar bem, alguém tem que se foder.

    ResponderExcluir
  3. Vixe, quanta teoria conspiratória "seu" Tony Pacheco. Deste seu ponto de vista basta substituir a categoria classe dominante por judeus, capitalistas ou a nomenklatura que dá tudo no mesmo.

    ResponderExcluir
  4. acéfalo do j.c.:

    vamos, ou não, votar para vereador???

    bookchin dizia que sim!?!?

    ResponderExcluir
  5. Por favor, Senhores Inimigos:
    Está impossível ler suas postagens, neste modelo (template) de blog escolhido (seja em tablet, netbook, notebook, etc).
    Desculpe-me a intromissão, mas sugiro que mudem (o quanto antes) por um modelo básico com fundo branco onde as ilustrações não sofrerão interferência, nem concorrência.
    O web-design atualmente é tão importante, quanto a qualidade dos textos.
    Obrigado!

    ResponderExcluir