Filmes Comentários

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Os amigos-da-onça da presidenta


                                            Péricles atualíssimo: agora são gêmeos, Bahia e Rio.

tOny pachecO

Para desespero de meus amigos, continuo admirando o estilo de Dilma Rousseff. Claro que não sou tão idiota a ponto de não ver que ela tem derrapado (na bobajada de defender a ditadura sanguinária dos irmãos Castro em Cuba, ao proibir o kit anti-homofobia e, agora, ao dizer que não aceita anistia para os policiais militares da Bahia). Mas, ela tem potencial para nos surpreender ainda. Ou não.
Neste caso das PMs, por exemplo, confirmando o que dissemos aqui no post "Os amigos-da-onça do governador", os assessores da presidente, parece, induziram-na a erro, como os assessores do governador da Bahia. Qualquer pessoa medianamente inteligente sugeriria negociação imediata. Agora, são TODAS as polícias do Rio de Janeiro também em greve. Pensaram que desmoralizariam os grevistas via Rede Globo e a coisa reagiu como fermento: bateu, CRESCEU. Aliás, o erro vem lá de trás, ao não pagarem, há anos, as gratificações que já tinham sido acertadas desde a greve de 2001. E o caso Prisco, então? A Justiça já DETERMINOU, por duas vezes, que o rapaz seja REINTEGRADO à PM e, no entanto, o governo nunca obedeceu à Justiça, mostrando que o apego ao Estado de Direito é SELETIVO:  o governo só obedece ao Judiciário quando lhe interessa. No caso Prisco não interessava e a determinação judicial foi solenemente ignorada.
Agora, eu quero ver o que a presidente fará: continuará mandando Força Nacional para o Rio, como fez com a Bahia? Tem efetivo de Força Nacional suficiente? E as Forças Armadas? Forças Armadas são para nos defender de ataques de inimigos externos ou vamos voltar à ditadura militar de 1964, quando os generais DECIDIRAM que Exército, Marinha e Aeronáutica são para perseguir a própria população brasileira?
Tudo isso, em resumo, é falta de assessoria. Parece que nossos governantes atuais são cercados pelos mesmos bobos-da-corte da época de Luis XVI e Maria Antonieta: quanto mais bobagem eles fazem, mais os puxa-sacos aplaudem.
Vamos ver aonde isso vai dar. Tudo indica, que é o começo do fim de uma era, como aconteceu com o carlismo aqui.

Um comentário:

  1. não acredito nessa estória de má acessória ...

    o "homem" é da tribo dos hamurabi onde impera a lei de talião: olho por olho, dente por dente!


    ass.: acéfalo do j. c.

    ResponderExcluir