Filmes Comentários

sábado, 22 de outubro de 2011

Por que o baiano odeia chuva?

Quando visitou Salvador, a rainha Silvia da Suécia pegou um dos nossos torós e disse que "nunca tinha navegado de automóvel antes"  


toNy paCHeco

Fizemos uma reunião de jornalistas regada a muita cerveja e vodka nesta sexta-feira e notei, como sempre, a verdadeira ojeriza de todas as baianas e todos os baianos à chuva. As pessoas, aqui, ficam apavoradas de sair à rua quando chove e como aquela sexta-feira era o terceiro dia consecutivo de chuva fina e intermitente, chegaram todos apavorados à minha casa.
Aí, me decidi a essa reflexão, sobre o que acho que o baiano pensa das chuvas e porquê pensa.
1)    Todos aqui são bombardeados, desde a mais tenra infância, por uma informação distorcida de que Salvador é uma “Cidade Verão”. Isto faz bem às classes dominantes locais, que vivem de vender esta imagem para turistas incautos de todo o Brasil e até do exterior. Somos a cidade do “sol eterno” e de tanto repetir isso, o baiano acaba acreditando e, por isso, nunca pesquisa por conta própria a quantidade de chuva que cai em sua cidade todos os anos. Ora, Salvador tem média anual de precipitação de 2.226 mm, muito próximo dos 2.889 mm de Belém do Pará, uma das cidades em que mais chove no Brasil. E mais, Salvador tem menos insolação (número de horas em que a luz do Sol chega ao solo sem interferência de nuvens) que Fortaleza, Brasília ou, por incrível que pareça, Porto Alegre, onde o Sol brilha mais tempo que aqui. É mole? E Londres, que o baiano pensa que é uma cidade mais chuvosa que Salvador? Só 600 mm de chuva por ano. Quase quatro vezes menos água do que cai na capital baiana. Mas, por acreditar que aqui não chove, você, rarissimamente, vê um jovem baiano com um guarda-chuva na mão. Aqui é considerado coisa de maluco ter um guarda-chuva. Isso numa das cidades em que mais chove no planeta.
2)    Visto que o baiano ignora que aqui chove, normalmente, mais do que na maior parte do mundo, passamos para o caso mais delicado: o medo da chuva. Por que todo mundo fica apavorado em Salvador em sair em dia de chuva, seja para trabalhar, estudar ou a lazer? Porque somos governandos por sucessivas classes dominantes incompetentes e ignorantes que vivem de nos iludir sobre a chuvarada que a natureza nos propiciou. Chove em Londres, mas não há enxurrada em Londres. Casas não desabam por causa da chuva. O asfalto, perfeito, não esburaca com a chuva e seu carro não tem o pneu furado por causa disso. O metrô não inunda. Enfim, a chuva num país civilizado é apenas mais um componente do clima e da vida como um todo.
Aqui, não. Você sabe que chovendo, a maioria das avenidas vai inundar. Várias barreiras vão mergulhar no vazio, como aconteceu com a Ladeira do Cacau, em S. Caetano/Lobato, mais uma vez nesta semana. Você sabe que o asfalto fruto da corrupção generalizada na sua aplicação vai derreter e seu carro vai perder os amortecedores ou os pneus. Você sabe que os sinais de trânsito antiquíssimos e obsoletos vão deixar de funcionar e você ficará engarrafado horas e horas.

Resumo da ópera

O baiano é catequizado pela mídia, pelas escolas, por seus pais, enfim, por todos, que Salvador é uma Cidade Verão, onde chove pouquíssimo. As próprias autoridades acabam acreditando na mentira que vendem aos baianos e ao mundo e, por isso, abrem avenidas, por exemplo, sem construir redes pluviais embaixo do asfalto, daí todas alagarem. Vejam que o baiano só está construindo, agora, 500 anos depois, galerias para água da chuva nas avenidas Centenário, Jorge Amado e Vasco da Gama. Os governantes acham natural abrir uma avenida sem colocar galerias pluviais embaixo delas.
Como a cidade é campeã de chuva e como não tem nenhuma infraestrutura para enfrentar esta chuva, o baiano parte para o que os psicanalistas chamam de NEGAÇÃO. “Não. Aqui não chove tanto não”. E quando perdem os horários na chuva, seus carros caem em crateras etc. e tal, ficam em pânico e amaldiçoam os céus.

Já não está na hora de aprendermos que aqui chove demais e precisamos preparar Salvador para SERMOS FELIZES mesmo DEBAIXO DE CHUVA?

5 comentários:

  1. perfeito. mas um otimo jeito de arranjzsr milhões de inimigos.

    leandroleal2007@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vc n trabalha na SET? Então, qdo chove todas as sinaleiras ficaram apagadas na semana passaDA. Como vc explica?

    ResponderExcluir
  3. Esclarecedor. Verdadeir aula.

    Maria Celeste Arruda (professora)

    - não consegui entrar com meu email

    ResponderExcluir
  4. Tem um jeito sim de resolver os problemas de Salvaodor. Se picsr daqui. Sugiro Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito o comentário, o povo é tão ignorante que acha que em Salvador só existe m 2 estações inverno e verão, ridículo, e acha que no inverno não vai chover, ficam espantados porque será que está chovendo? se perguntam, ah sim é só uma frente fria.... dá raiva da ignorancia

    ResponderExcluir