Filmes Comentários

sábado, 8 de outubro de 2011

Steve Jobs: Nosso Herói ?

______________________________


Carlos Baqueiro
cbaqueiro@terra.com.br

Eu tava agora aqui, depois dos times baianos terem se desbundado pra empatarem com seus adversários, pensando no porquê de quererem transformar Steve Jobs num herói.

É um tal de elogio prá lá, elogio prá cá. E o cara é o gênio nisso, e é o gênio naquilo. Construiu o Apple I, há não sei quantos anos atrás. Fez Ipod, fez IPad... E a gente fica até emocionado com a emoção de jornalistas como Sandra Annenberg, ou William Bonner.

Será que a causa da morte dele tem a ver com essa unânime comoção por Jobs ? Putz. Morrer aos 56 anos de câncer de pâncreas é dose mesmo. Acho que dá uma dor no coração de todo mundo quando vemos alguém sofrer por uma doença dessa.

Mas não foi só isso. A construção do heroísmo de Steve Jobs me parece ter outros motivos. Criar um herói capitalista. Prá mim é isso. Ele foi sim o danadinho do empreendedorismo. Afff... fico com essa palavara na cabeça desde que me forçaram a assistir aulas de uma matéria chamada “Empreendedorismo” lá no 3º semestre do curso de jornalismo.

O sujeito é a cara do sucesso que o espírito capitalista diz estar esperando por todos nós. Ele desenvolveu um bocado de coisas na cabeça, construiu uma porrada de bugingangas e ficou rico. Daquele jeitinho dele, com calça jeans, e camisa preta, mas ficou rico. E acho, com sinceridade, que é a isso que o discurso da Grande Mídia (e das pequenas também) homenageia.

Tá me parecendo uma homenagem global e unânime. E como bem se sabe, toda unanimidade é burra. Como diria o amigo do General Médice, Nelson Rodrigues.

Jobs tinha uma visão capitalista do mundo e, vamos e convenhamos, só deveríamos idolatrar um sujeito como ele se fóssemos intransigentemente a favor do capitalismo.

Lembro do dia em que vi a imprensa toda elogiando a criação do IPod... eu fiquei abismado com tamanha propaganda em cima de um equipamento que aparecia para tentar diminuir as perdas da indústria fonográfica com a pirataria.

Nossa. Agora me lembrei de coisa mais antiga ainda. Poucos aqui devem conhecer um computador chamado MSX que viria para tentar criar um padrão de aparelhos. O MSX parecia ter a função de baratear os computadores com o uso da mesma tecnologia para todos os aparelhos.

Quem disputava a hegemonia com o MSX, mas sem o princípio de compatibilidade e de barateamento ? A Apple, de Jobs, é claro. Os “princípios” capitalistas empurraram a idéia do MSX para o abismo mais fundo que se pudesse ir. E a Apple e a IBM, junto com as grandes corporações do Extremo Oriente, enriqueceram.

São as grandes empresas de informática e seus proprietários e diretores que estão hoje loucos para destruir a insipiente "democracia" que existe no mundo da Internet. Não me surpreenderia se soubesse que a Apple estivesse envolvida em lobbies para mudar as leis norte-americanas em detrimento da liberdade de expressão na Internet (ou de um maior controle sobre o que se expressa nela).

Se nós, que as vezes nos caracterizamos como de esquerda, queremos homenagear alguém que já morreu vamos procurar melhor. Eu, por exemplo, homenagearia Mikhail Bakunin, pelo simples fato de que ele percebeu o que seria a ciência a partir do Seculo XIX. Fez suas críticas e mostrou o que para ele seria o melhor para todos:
É preciso que a ciência não permaneça mais fora da vida de todos, tendo por representante um corpo de cientistas diplomado; é necessário que ela se fundamente e se dissemine nas massas. A ciência, chamada doravante a representar a consciência coletiva da sociedade, deve realmente tornar-se propriedade de todo mundo.

5 comentários:

  1. por que transformar o homem (com suas falhas e limitações) num herói ou mesmo num santo para adoração e incensação?

    acredito que este jogo de cena que estão fazendo com a figura do homem (steve jobs) que apregoava o que aí pode ou não (!?), tem um objetivo imediato mais premente, qual seja o de criar uma cortina de fumaça para, mais uma vez, tentar escamotear a inviabilidade sócio-econômica do auto-destrutivo sistema capitalista.

    está em andamento, neste nosso mundinho globalizado, mais uma crise de insolvência (crédito de alto risco) dos governos europeus que de 2008 para 2011 queimaram trilhões de créditos (dólares, euros, libras etc.) das suas reservas cambiais para salvar alguns bancos em aperto contábil, portanto um simplório atchim se transforma, em questão de segundos, numa pandemia em escala mundial...

    e que vare rapidamente para debaixo do tapete algumas centena de milhares de empregos.

    que "empreendedorismo" é este que está pouco se lixando para as conseqüências nefastas do sobe e desce diário nas bolsas de valores pelos quatro cantos do globo, e que tem como desdobramento o empobrecimento geral e irrestrito?

    meus queridos, abram bem os olhos, pois o empobrecimento geral e irrestrito, que nos leva sem paradas intermediárias ao caos social, é um remédio muito amargo para quem toma e, também, para quem prescreve e avia o receituário)?

    portanto, fecho questão com os sediciosos que ocupam às ruas e praças da grécia e, também, da wall street (coração histórico do maior distrito financeiro localizado na cidade de new york), que se auto-intitulam como anticapitalista e, também, contra o seu braço armado que é o ESTADO burguês.

    ResponderExcluir
  2. Concordo profundamente com suas reflexões. A
    reprodução ampliada do capital , planetária, agradece a Steve Jobs.
    Ele não é meu herói. Há tantos dignos de o serem!Dentro e fora do anarquismo. Uma Nise da Silveira, por exemplo, que dedicou toda a vida
    a criar métodos humanos de tratar a doença mental,(voltada aos doentes marginalizados da classe trabalhadora) desde a arte-terapia aos
    animais como co-terapeutas dos pacientes mais graves, que respondiam a isso de um modo incrível, criando arte também. Dentro do anarquismo , é claro, há muita gente que merece ser lembrado e que nos legou exemplos de vida maravilhosos,obras importantes e atuais, como
    Kropotkin, com sua crítica da competição como algo natural-enfatizando a solidariedade como base da vida. E Reclus, que já nos davauma outra
    visão sobreos animais, como companheiros de jornada no planeta e não coisas para serem usadas e mortas em massa, para alegria do agro-
    negócio.Bakunin também, Robin, o primeiro a praticar uma outra educação, para formar seres autônomos e solidários, nem servos nem senhores. Ferrer, Faure, Leuenroth, tantos, Maria lacerda de Moura, Emma Goldmann, e todos os anônimos que afastaram por vezes as fronteiras mais cruéis da história. Valeu a crítica!Saudades e abraços a todos!Doris

    ResponderExcluir
  3. tambem vcs do inimigos sao uns chatonildos critica a tudo e a todos -- o capitalismo só é ruim mesmo pra nós fudidos brasileiros que nao temos grana nenhuma - somos roubados diariamente pelos nao plantonistas de brasilia etc...etc...etc..mas a tecnologia e seu avanço é muito bom tb ...um aparelho desse pode ate salvar uma vida assim como o telefone publico....etc..etc.. o que nos temos que brigar mesmo é por uma educação que insira a todos no mnercado de trabalho que nao produza so loucos consumistas , mas pessoas pesoas pessoas seres humanos dignos de concorrer competir e ganhar bem num mercado de trabalho saudavel onde a sanha de produçao exarcebada seja igualitaria como os nossos ganhos e onde todos tenham casa comida saude educação e emprego e em brasilia s...??? que saibamos educadammente e cilvilizadamente escolher melhor - a tecnologia seu avanço na medicina e em outras areas é maravilhosa e - precisamos acordar mesmo e escolher melhor os politicos que terao um dia vergonha de roubar tao descaradamente será que esse dia vai vir - o meu DEUS - que meus tetranetos alcance este dia..feliz cidade pra vcs...

    ResponderExcluir
  4. Jobs era um canalha..bom mesmo foram os socialistas Mao (70 milhões de mortes) , Stalin (30 milhões de mortes) e Fidel (100 mil mortes).

    ResponderExcluir
  5. Resposta para o comentário anterior: Ditadura é diferente de Socialismo. Leia mais e informe-se.

    ResponderExcluir