Filmes Comentários

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Capitães de Areia o Filme

Ricardo Líper
Não gosto de transformar e empresariar as características e os tipos populares de nenhuma cidade ou Estado, como muitos fazem, por exemplo, se escorando no bahiismo. Tem coisas que gosto na Bahia como outras que gosto em muitos outros lugares como costumes, tipos populares etc. Portanto, o tema Bahia e o filme ser feito aqui, com atores daqui não me levariam a gostar, por isso, do filme. Entretanto, o filme é muito bom. A história é muito atual. Traduz como Jorge Amado mostrou ,de forma muito competente, a beleza e a humanidade do povo pobre e excluído com um bom humor que só os grandes escritores conseguem ter. Como Jorge amado tem a habilidade de  mostrar a injustiça e o ridículo dos poderosos, enfim, isso foi revelado no filme de forma exemplar com imagens muito bem dirigidas, com uma trilha sonora muito boa. A diretora e toda a equipe são muito bons. Gostei de tudo. Nada a reclamar. O  filme, que já é um sucesso de público. Não sei se de crítica porque não costumo ler as críticas de cinema. O que eu sei é que  gostei muito e recomendo ser visto porque quem gosta de cinema e não de espasmos intelectuais, muitas vezes chatos e incompreensíveis, de algum geniozinho da moda que só são supostamente apreciados pelos que só vão ver, fantasiados, na maioria das vezes, com a moda alternativa da época, para sugerirem, com gestos vagos e caras e bocas, que são intelectuais. Eu não suportava ver filme brasileiro. Um ou outro me agradava. Algumas comédias  como O Homem dos Sputnik  e alguns esporádicos como os baseados em Nelson Rodrigues, mas agora os vejo com o mesmo prazer e, muitas vezes, até mais do que os vindos de outros países. Mas repito: arte para mim não tem, a priori, nacionalidade nem autor ou ela me  proporciona  prazer ou não considero arte. 

6 comentários:

  1. é assustador, mas verdadeiro...

    se faz necessário o registro, portanto, sobre esse mesmo moço que denunciou às atrocidades do sistema capitalista em seus romances e teve sua pessoa aliada às figuras mais esdruxulas para a raça humana:

    1. josef stalin (ditador russo e seus expurgos);

    2. getúlio vargas (o ditador mais amado do brasil, sic?!);

    3. luís carlos prestes (aspirante à ditador-mor da república socialista soviética brasileira)


    3. fidel castro (eterno ditador-em-chefe de cuba);

    4. josip broz tito (marechal-ditador da iugoslávia).

    ResponderExcluir
  2. o professor- filosofo- cinéfilo esqueceu de citar a grande amizade que unia o "amado jorge" à uma das mais nefastas figura da política baiana: o sr. toninho malvadeza, os dois eram unha e carne...

    "tutti gli amici molto buoni"

    ass: acéfalo do j. c.

    ResponderExcluir
  3. Vamos ter de deixar de ler as obras de George Orwell porque ele foi trotskista ? Vamos deixar de elogiar Edgar Morin porque ele foi stalinista ? Afff... Daqui a pouco vamos ter de tomar cuidado até para falar de Proudhon, porque algum dia ele sentou num barzinho para tomar cerveja com Marx. É melindre demais.

    ResponderExcluir
  4. ... ainda bem que consigo ficar melindrado diante de alguns déspotas históricos:

    na década de trita do século 20, o "compa" trotskista orwell estava lutando de armas em punho ao lado dos operários na conhecida guerra civil espanhola; e o sr. amado sempre ao lado das atrocidades cometidas em espanha por stalin..., bem como utilizando-se da sua hábil verve "revolucionária" na defesa do pacto entre stalin e hither (molotov-ribbentrop).

    ass: acéfalo do j. c.

    p.s.:

    "tutte le persone buone"

    ResponderExcluir
  5. Um anônimo aí de cima censurará o professor quando este escrever uma postagem parabenizando algum ambientalista que defenda a preservação de algumas espécies como os tubarões, jacarés ou mesmo algumas serpentes ou onças sob a justificativa de que o ambientalista é um mau sujeito e amigo destas espécies.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com seu comentario Liper!
    O fil´me é bom e recomendo também.
    No começo tem-se alguns problemas na atuação e nos dialogos mas ao longo do filme nós espectadores esquecemos totalmente disso devido ao fato de que a historia é incrivelmente boa e empolgante!
    A trilha sonora se ajustou muito bem. O filmé é muito bom e foge um pouco ao cinema brasileiro comercial geralmente feito de comedias ridiculas e cheias de clichês!

    ResponderExcluir