Filmes Comentários

segunda-feira, 18 de março de 2013

ANÚNCIOS DE AUTOMÓVEIS ESCONDEM A VERDADE



JORNAL COMENTADO 74

tONy PACHeco*

6:29 – Segunda-feira – 18.03.2013

HYUNDAI ESCONDE A “CAVALAGEM” DOS MOTORES
 Tão bonito, né? Pois é, o Veloster só tem 121 cavalos, medidos no dinamômetro.
 Novo i30. Parece um HB20 "bombado", mas tem o mesmo "motorzin" de 128 HP

Esta você não vai ler em nenhum caderno de automóveis de jornal, em nenhuma “4Rodas” da vida, nem tampouco nos sites que vivem pedindo “pelamordedeus” pra serem convidados para test drive...
A Hyundai, que fabrica carros inegavelmente bonitos (a maioria, não todos, pois o Sonata não é bonito, é estranho...), deu para ESCONDER a quantidade de cavalos dos seus motores visto que, perto da concorrência, só tem carros com pôneis.
Nas págs. 4 e 5 de “Veja” desta semana, vemos o anúncio do “novo” i30, que chegou com preço astronômico: pulou de 52 mil o básico anterior para 75.000 o básico atual, sendo que o atual, só por ter ficado com cara de HB20 (o irmão menor que é feito no Brasil), , pode chegar a incríveis 90 MIL REAIS.
Com um detalhe: os dois carros têm o mesmo motor de APENAS 128 CAVALOS.
Mas isto você não lerá no anúncio da Hyundai e nenhum jornalista “especializado” vai dizer.
O novo i30, em síntese, é um HB20 “bombado”, mas com um motorizinho de nada que nem é parte do anúncio, que diz uma MENTIRA GROSSEIRA: “O mais potente e o mais econômico da categoria”. Ora, na mesma “Veja”, na pág. 33, está o outro hatch da MESMA CATEGORIA, o Peugeot 308 THP, com nada mais nada menos que 165 CAVALOS. São 37 INCRÍVEIS CAVALOS a mais do que o i30 da Hyundai, por apenas 74 mil reais, COMPLETÍSSIMO.
Aliás, com os 90 mil reais que a Hyundai cobra pelos 128 PÔNEIS do novo i30, você compra um Jetta da Volkswagen com nada mais nada menos que 200 CAVALOS. Eu disse, 200. E tanta ou mais tecnologia do que o modelo Hyundai.

O VELOSTER QUE É “LÉRDOSTER”

Na pág. 25 de “Veja” tem outro anúncio da Hyundai, desta vez, do Veloster, um carro com um design verdadeiramente revolucionário, mas que traz um motor mais pra UM PONTO ZERO (1.0) do que para carro esportivo. Mas a Hyundai cobra por ele 80 MIL REAIS.  Na Nascar Chips, em São Bernardo do Campo (SP), foi feita medição da potência do Veloster e, TOME UM SUSTO se leu o anúncio ou MORRA DE ÓDIO se comprou um Veloster: são APENAS 121 CAVALOS, embora a Hyundai tenha lançado o carro no Brasil dizendo que ele tinha 140. NÃO TEM.
Por isso é chamado de “Lérdoster” ou “Slowster”, porque só tem design esportivo, mas anda menos que um Peugeot 308 Allure, que vai pra sua garagem por 56 mil reais: 24 mil reais a menos que o Veloster e muito bonito também. Só que com estes 24 mil você emplaca o Peugeot 308, paga o seguro e ainda fica com uns 17 mil reais no bolso pra viajar pelo Brasil com os amigos nas suas próximas férias.

TUCSON, O SUV LERDO

Já na pág. 47, a Hyundai anuncia a geração anterior do Tucson, que já foi substituído em todo o mundo pelo ix35, com 178 cavalos a álcool. Como no Veloster e no i30 novo, o anúncio do Tucson não diz quantos cavalos tem o motor.
Pois é, um carro PESADÍSSIMO, com 1.690 QUILOS, isto é, mais de uma tonelada e meia, tem apenas 142 cavalos com gasolina e 146 cavalos com álcool.
É por isso que os anúncios não dizem a potência dos motores dos veículos Hyundai.

A ÚNICA EXCEÇÃO: HB20

Agora, CURIOSAMENTE, nos anúncios do HB20, o Hyundai “brasileiro”, a fábrica não esconde a “cavalagem”. Também, o belíssimo hatch pequeno tem 128 CAVALOS para apenas 1.100 quilos!
Em se tratando de carros “de entrada”, é o que tem mais “cavalagem” na indústria nacional, bate todos os outros: Gol, Palio, 208, Sandero, Onix, J3 etc.


 A namorada de Lutcho acha ele mais bonito que Neymar. Damos um pelo outro e não queremos troco...

Nem um nem outro

Na seção “Conversa”, da revista "Veja" desta semana, ficamos sabendo que a namorada do jogador Luciano “Lutcho” da Silva acha que ele é mais bonito que Neymar.
Queríamos parabenizar “Lutcho” por ter uma namorada tão amorosa, mas tão amorosa, que não enxerga que os dois são MEDONHOS: Neymar e “Lutcho”. Em noite de lua nova, encontrar estes dois elementos é viver cena de filme de terror.
Olhe bem as fotos. É ou não é?

* tony Pacheco é jornalista e tirado a gaiato.

3 comentários:



  1. 09:31
    Antônio Meira Jr.
    Bom dia, Tony. Vi seu texto sobre o Veloster compartilhado por Clesio. O caderno de veículo do Correio falou recentemente sobre o novo i30, citando a potência. Inclusive, a Caoa, importadora do modelo, traz apenas duas cores: preto e prata. Parabéns pelo blog e um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pior é quando a montadora vende o carro em uma promoção, tipo até IPVA grátis, e depois, no ano seguinte, o dito modelo sai de linha. O cara fica puto da vida...., perde de cara mais uns 30% do valor, ou não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo, Marinaldo.
      Isso acaba de acontecer com o i30. Ele ia ser mudado e a Hyundai deu um descontozinho sem avisar que o carro ia mudar total. Aí, quem comprou entrou no esparro da desvalorização.

      Excluir