Filmes Comentários

sexta-feira, 29 de março de 2013

As Igrejas contra o Estado Laico

___________________________


No jornal acima, de julho de 1933, podemos ver que as batalhas das igrejas contra o Estado Laico não são novas.

Na realidade há uma luta constante e sistemática, desde o fim do Império e a instalação da República em 1889.

Veja como Breiner da Costa Valcanti relembra um daqueles que resistiram aos ataques das igrejas ao Estado Laico, o jornal A Lanterna:
Nas páginas de A Lanterna a maior ênfase é dada ao combate à religião, apesar do jornal possuir textos relacionados a outros assuntos, como religião e movimento operário, seus artigos são em maior número dentro de uma postura anticlerical. Através de um discurso mais radical os anarquistas denunciavam nas páginas de A Lanterna a correlação existente entre os clérigos e os capitalistas, pois os primeiros seduziam os operários com seus discursos religiosos tornando-os passivos.
Em edição de 1913 já é possível perceber que A Lanterna já intervêm contra o clericalismo:
Luta contra os padres, para mostrar as contradições da sua vida com a sua doutrina [...] Discussão filosofica e historica dos dogmas e mitos, isto é, o anti-religiosismo, luta contra a base teorica da Igreja [...] Luta contra a influencia politica da Igreja – pela acção directa, pela propaganda extraparlamentar [...] Propaganda para mostrar o poder economico da Igreja, a Igreja como empresa, como auxiliar da exploração capitalista, como divisora do proletariado [...] (A Lanterna, 1913, Ano 13, n. 181: p.1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário