Filmes Comentários

quinta-feira, 14 de março de 2013

A BÚSSOLA ERRÁTICA DO ESPÍRITO SANTO


JORNAL COMENTADO 72

5:49 – Quinta-feira – 14.03.2013

tONY pacHeco*
**

"Papa Francisco visita basílica em Roma no
1º dia de pontificado
"

("Folha de S. Paulo")

"Papa argentino é recebido com bom humor na rede"
("Correio")


 ("A Tarde" on line)

O Brasil, durante décadas e décadas, o maior país católico do mundo, nunca teve um papa e, hoje em dia, caminha rapidamente para perder o título de maior país católico, pois 400 católicos, POR DIA, deixam de sê-lo em direção do crescente grupo dos “sem-religião” (o grupo que mais cresce no Ocidente e nas grandes metrópoles fora do Ocidente também).
Mas, no Brasil a preocupação teria que ser ainda maior por parte do Vaticano, pois parte dos 400 ex-católicos diários estão indo para os agrupamentos pentecostais, arquiinimigos do catolicismo. Estas igrejas com nome retangular, hexagonal, da graça, dos sem graça e da desgraça, são grupos espertos que usam a falta de esperança dos mais pobres ou dos mais desesperados por qualquer motivo, para construir fortunas e não vou citar nenhum nome: todo mundo sabe quais.
Em 1991, eram 83,8% dos brasileiros católicos confessos.
Em 2000, os católicos que se reconheciam como tais diminuíram para 70%.
Em 2010, o número baixou para pouco mais de 60%.
Não é preciso ser muito inteligente para notar que a escolha, neste momento, de um papa nascido no Brasil (não vou dizer brasileiro, pois prelados católicos são tão umbilicalmente ligados ao Vaticano que é bobagem fazer análises nacionalistas) seria a melhor resposta que a Santa Sé poderia dar à sangria de fiéis no maior país católico do mundo.
Seria um sopro revigorante.
Escolheram um bispo argentino que, na verdade, é um bispo italiano: Bergoglio. Sempre a velha e boa Itália no comando...
Mas, os interesses internos da Cúria Romana sempre se impõem nesta igreja que CAI EM NÚMERO DE FIÉIS vertiginosamente na América do Norte, na América do Sul e na Europa.
Em vez de pedirem a ajuda do astrolábio de Hipátia de Alexandria, para saber de onde exatamente deveriam tirar um novo papa, os prelados católicos usaram o velho Espírito Santo, que só usa bússola e bússolas apontam para o Norte, como todos sabem, e a Itália está ao Norte do Equador...
Os 400 brasileiros que abandonam todos os dias a Igreja Católica têm agora um motivo a mais para continuar saindo.

* tony Pacheco tem formação em Psicanálise, Economia, Radialismo e é Jornalista.

** Ilustração do blog afestadocaqui.blogspot.com

Um comentário:

  1. O aumento do número de pessoas que abandonam as religiões,principalmente o Cristianismo que é a mais nociva à formação do homem como indivíduo, deve-se a evolução da capacidade de reciocínio do ser humano. Tudo aquilo que a ciência não pode provar, deveria ser literalmente jogado no lixo, a começar com os líderes religiosos, principalmente das religiões que pregam o celibato e apóaim de forma sorrateira a pedofilia. O Vaticano é um paraíso habitado por pedófilos.

    ResponderExcluir