Filmes Comentários

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Brasil não quer impedir morte de jornalistas


 tonY pacHeco

Quem ainda tem dúvidas sobre os rumos políticos que o Brasil está tomando nos últimos anos, por favor dê uma lida nesta matéria da "Folha de S. Paulo" sobre a decisão do governo Dilma/PT de não aderir ao programa da ONU para a segurança dos jornalistas, que morrem como moscas mundo a fora, mas, principalmente, em paises como o Brasil. Federação dos Jornalistas e sindicatos de jornalistas brasileiros, totalmente aparelhados pelo governo, estão silenciosos...
Leiam e tirem suas conclusões:

"O governo brasileiro se aliou aos da Índia e do Paquistão para impedir a aprovação imediata de um plano de ação da ONU cujo objetivo é tentar reduzir o assassinato de jornalistas no mundo e combater a impunidade quando muitos desses crimes são cometidos.

Segundo a entidade independente mais respeitada nessa área, o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), com sede em Nova York, 909 jornalistas foram mortos de 1992 até hoje no mundo. O Brasil ocupa a 11ª posição no ranking (cpj.org/killed ), com 21 mortos. A Índia está em 8º (28 mortos) e o Paquistão é o 6º (42 mortos).

A aliança entre Brasil, Índia e Paquistão se deu na semana passada, nos dias 22 e 23, numa reunião em Paris na Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Nesse encontro, o Conselho do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (PIDC) analisou o Relatório da Diretora-Geral sobre Segurança de Jornalistas e poderia dar sinal verde para a adoção do Plano de Ação da ONU sobre a Segurança dos Jornalistas.

Como Brasil, Índia e Paquistão não quiseram dar seu apoio imediato, a implantação desse plano de ação fica postergada para 2013, pelo menos, quando haverá uma nova reunião dentro da instância responsável pelo tema.

O Plano de Ação não contém nada de revolucionário. Defende mais divulgação, acompanhamento e controle de casos em que jornalistas são impedidos de exercer suas funções --sobretudo quando são vítimas de violência.

Sugere também a adoção de medidas que garantam a segurança de profissionais em missões jornalísticas.

De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério das Relações Exteriores, o Brasil é a favor do plano de ação, mas teve restrições quanto ao procedimento usado para aprovar a medida, bem como em relação a alguns trechos do texto.

No caso do procedimento, o governo brasileiro considerou que não teve voz suficiente na formatação do plano.

No caso das objeções ao texto, o governo brasileiro gostaria, por exemplo, de definição mais detalhada do que seriam "situações de conflito e não conflito" enfrentadas por jornalistas.

Outra objeção do Brasil foi sobre a expressão "diplomacia silenciosa" que deverá ser exercida por Estados-membros da ONU para incentivar a liberdade de expressão.

O texto do documento final que não foi sancionado por causa de Brasil, Índia e Paquistão pode ser lido, em inglês, no site da Unesco (bit.ly/PlanoUnesco ).

O Itamaraty enviou diretrizes detalhadas a seus diplomatas para a reunião da semana passada em Paris.

Num determinado trecho, o Itamaraty escreve: "Não se pode discutir a violência contra jornalistas no Brasil sem ter em mente (...) que a grande maioria dos casos verificados no Brasil não guarda relação direta com o exercício da atividade". Trata-se de informação errada, e há farta documentação a respeito."

6 comentários:

  1. De 2002 a 2006 - 72 petroleiros terceirizados morreram em acidentes na Petrobras... Em 2007 - houve 16 mortes de trabalhadores em acidentes na empresa, 15 eram terceirizados... 2011 - Desde o início do ano, já chegam a 11 as vítimas de acidentes de trabalho na estatal. De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), todos eram trabalhadores terceirizados.

    ResponderExcluir
  2. primiro os petralhas queriam s´0 censurar a imprensa. agora eles querem mesmo é a morrte dos jornalistas.
    mas vai piorar.

    ResponderExcluir
  3. eles não podem (e não querem) reconhecer que estamos em guerra civil (nos anos oitenta do século passado, alex ferraz, já nos alertava para esse mal que não tem fim!) desde os tempos dos homenzinhos (milicos) de verde-oliva, quando o plano megalomaníaco do deputado delfin neto (ministro dos homenzinhos de verde-oliva, e atual conselheiro espiritual de lula lelé e da soucheff) sobre o milagre econômico brasileiro deu com os burros nágua... e uma dívida que se paga juros ("rola") até a data de hoje..., e que não será quitada nunca!

    ResponderExcluir
  4. o "bolo" do delfim cresceu, estourou-se o champagne..., e o povo, pela enésima vez, ficou do lado de fora da festa e sem o seu prometido pedaço!

    ResponderExcluir
  5. É muito devaneio escrever uma mentira destas; só um sujeito que repete as merdas do PIG, como por exemplo, de que a eleição da Presidenta Dilma era uma ameaça à democracia escreve uma indecência destas.

    Mas também um sujeito que é "contra a corrupção" e não escreve uma linha sobre "seu" Dedé, sócio do contraventor trancafiado Carlihos Cachoeira, tem coerência, o que prova também que coerência não é uma virtude pois se o sujeito estiver atolado na merda e for coerente continuará na fossa eternamente.

    Mas também um sujeito que elogia a VEJA e seus sicários associados ao mundo do crime para forjar escândalos envolvendo adversários só poderia escrever uma merda destas bem como dizer que o governo queria impor censura.

    ResponderExcluir
  6. hj é dia do jornalista. dia dos otarios q se acham kkkkkkkkk

    ResponderExcluir