Filmes Comentários

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Maior atentado terrorista ?

______________________________


Carlos Baqueiro
cbaqueiro@terra.com.br

Olha só a chamada na capa da revista Época datada de 5 de setembro de 2011. 
DEZ ANOS DEPOIS: A reconstrução da vida em Nova York, o abalo no poder americano e as marcas deixadas em todo mundo pelo maior atentado terrorista da história. (o grifo é meu). 
Vamos lá. 

Vou tentar aqui ser racionalista suficiente para agradar a aqueles que consideram o racionalismo algo importante, mesmo sabendo que já se foi a época em que as pessoas acreditavam naqueles que usavam essa forma de pensar. 

Além disso longe de achar que a revista Época faz mais publicidade que jornalismo, espero deixar claro o que quero através de um pouco da lógica histórica descartiana. 

Deixa eu ver como é definido TERRORISMO em algum dicionário. Segue um dos conceitos que achei no site http://www.dicionarioinformal.com.br/: 
Modo de coagir, ameaçar ou influenciar outras pessoas, ou de impor-lhes a vontade pelo uso sistemático do terror. 
No atentado das torres novaiorquinas morreram 2.977 seres humanos que trabalhavam ou visitavam aquele lugar. Outro dia assistindo a um filme chamado Lembranças, a partir de uma só vida perdida ali, deu prá perceber o grande estrago que fez na mente dos americanos. Mas daí a chamar o evento de MAIOR ATENTADO TERRORISTA DA HISTÓRIA é mera publicidade. E, indo mais longe, mera e reles ideologia.

Quanta gente morreu nos ataques dos helicópteros americanos no Vietnã ? Ah, mas dirão: Ali foi uma Guerra. Aff. Quando é um Estado super bem armado contra o outro não é terrorismo. É Guerra !!! 

Quando os americanos de uma só tacada lançam bombas nucleares sobre o Japão em 1945 e morrem Centenas de Milhares de infelizes é apenas guerra. 

Prá jogar gasolina no fogo vou logo lembrando também das ações de Catequização e Evangelização dos “indígenas” do hemisfério sul, assassinados pelo bem de suas almas. Quando a Santa Madre Igreja não conseguia seu intento, e os nativos resistiam muito, estes últimos eram até mesmo lançados na fogueira. Uma verdadeira “Inquisição” pouco divulgada. Pouquíssimo divulgada. 

Tocava-se fogo às centenas, em fogueiras com 13 índios, cada uma delas. Para, obviamente, celebrar os 12 apóstolos e o filho do deus cristão. Mas isso é Evangelização. Não é terrorismo não. 

Sem falar na velha e conhecida Inquisição européia. Imagine a quantidade de gente morta pelas simples e estúpidas deliberações de outros seres humanos que se reuniam, em nome do deus cristão, para libertar o mundo do mal. 

Segue um dos artigos do Forum Conche, em 1189, segundo o livro A Europa na Idade Média, de Georges Duby: 
As alcoviteiras. Toda mulher de quem se venha a saber que é alcoviteira será queimada viva: se se tratar apenas de um boato, e se ela negar, será absolvida pela prova de fogo. 
Portanto, colegas jornalistas, não me venham novamente aplacar seus desejos subliminares reafirmando ter acontecido no 11 de Setembro de 2001 o MAIOR ATENTADO TERRORISTA DA HISTÓRIA. 

Não vamos cair no conto da carochinha de que a Nação é sempre vítima dos seus inimigos externos e internos, e o Estado e as Igrejas serão sempre seus defensores. Não vivemos mais nos tempos em que o jornalismo era monopólio de quem tinha dinheiro ou poder. 

Vivemos no tempo dos blogs e quem quiser agora pode escolher: Pode-se acreditar nos filhos do senhor Roberto Marinho, ou nos caras que tomaram a TV Estatal em Brasília, ou em mim... ou mesmo em ninguém, se nada agradar, e correr prá um site gratuito criando seu próprio blog e mandar todo mundo prá casa do caralho.

6 comentários:

  1. Este fundo preto com letras brancas é horrível prá se ler !!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Baka!

    Lembrando ainda que cada "história" tem também seu "maior atentado terrorista". A retórica midiática sobre esse tema é mesmo um lixo.

    ResponderExcluir
  3. Poisé meu amigo, tenhamos fé na nova geração. Eu também tremi de indignação ao ver esta capa e matéria sendo espalhada, é triste ver que a manipulação ainda continua escrachada, na nossa cara, rindo de todos.

    ResponderExcluir
  4. Poiseh companheiro, tenha fé na nova geração, não desistamos. Também tremi de indignação ao ver que ainda existe manipulação dessa forma, rindo da nossa cara, como um bully, que acha q não vamos fazer nada.

    ResponderExcluir
  5. queridos,

    é sempre bom lembrar que por traz desse nome genérico "mídia" existem pessoas de carne e osso; e que são 'emprenhadas' por uma ideologia assentada nos mitos, medos e razões da burguesia, e repetida, em forma de cantilenas, pela 'petit-bourgeois'...

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com o seu pensamento companheiro Baqueiro.
    E não tenho dúvidas de que, se os conquistadores(evangelizadores, libertadores ou seja lá como eles se auto-intitulavam) europeus não tivessem sido vitoriosos em sua empreitada, a história dos povos da América agora estaria repleta de referências aos atos Terroristas praticados pelos povos sanguinários da Europa.
    Infelizmente, a história é escrita ou reescrita pelos vencedores.
    O terrorista sempre será o outro, o fraco, o pobre, o perdedor.
    Os vencedores são os heróis, são os fortes, são os altruístas, são os idealistas, mas nunca, tiranos nem terroristas.

    ResponderExcluir