Filmes Comentários

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Brasileiro não é otário. Otária é a classe média.

tonY Pacheco

É comum nestes tempos de caça aos corruptos mais notórios, a indignação da mídia (toda a mídia, da esquerda à direita) com uma suposta INDIFERENÇA do povo brasileiro em relação ao descalabro em que os políticos nos meteram de 1985 para cá. Até meu amigo Alex Ferraz, nosso companheiro de blog, fica injuriado porque os estudantes (a UNE, UBES e outra siglas menos cotadas), a OAB, a ABI, a CUT e tantos outros organismos sociais ficarem MUDOS em relação ao inferno de Dante em que se transformou o Brasil.
Quero jogar uma tese para tentar explicar esta suposta indiferença.
Primeiro, no meu entender, os brasileiros não são os "carneiros" que os jornalistas pensam que eles são, nem tampouco têm a vida de gado de que nos fala Zé Ramalho.
Segundo, vejamos classe por classe.
Os brasileiros RICOS, como empreiteiros, banqueiros entre outros, nunca tiveram tantos lucros como nos últimos 16 anos (governos Fernando Henrique/PSDB e Lula/PT). O Brasil tem uma quantidade de milionários como nunca se viu antes na História deste País, parodiando o ex-presidente alegre e fagueiro. Os bancos, hoje em dia, além de disporem de nosso dinheiro à vontade, ainda são liberados para cobrar taxas de manutenção das contas. Explico: você coloca seu dinheiro numa conta corrente casada com poupança e tem, no máximo, ao final do mês, 0,4 ou no máximo 0,7% de rendimento. No entanto, este mesmo dinheiro que você deixa lá à disposição do banqueiro, ele empresta a outro cidadão a 13% AO MÊS no cheque especial. Quer dizer, o lucro é de mais de 1.200% (hum mil e duzentos por cento). Não bastasse isso (emprestar o seu dinheiro com 1.200% de lucro, o que deixa os agiotas com cara de Madre Tereza), o Banco Central libera a cobrança de centenas de taxas dos correntistas de bancos. Tudo que você faz com sua conta é cobrado. Na verdade, o banco deveria TE PAGAR para ter seu dinheiro lá para emprestar a algum "argolado", mas, não, o BC deixa os banqueiros ganharem e "reganharem". Do que, então, reclamariam os banqueiros?
Já os empreiteiros e outros grandes empresários, fazem tudo com dinheiro oficial (através do BNDES e outros organismos estatais de crédito), com juros ridiculamente baixos. Nunca pagam impostos, pois têm departamentos de Contabilidade (ou seria QUANTA HABILIDADE?), que buscam frestas na legislação que lhes permite sonegar sem medo de errar. E têm, também, departamentos de Direito que acabam tirando dinheiro do governo em vez de pagar.
De quê os empresários reclamariam nas ruas, então?

OS BOLSA FAMÍLIA

Falamos da galera do alto da pirâmide, que não tem nada a reclamar. Agora, vejamos a base da pirâmide.
Ao contrário do que querem os jornalistas-ativistas, as classes populares nunca foram tão ATIVAS como atualmente. Se um ônibus não está bem, aqui ou no Rio, o povo vai lá, queima o ônibus e exige um ônibus novo e consegue. Se a energia elétrica fica cara, o povo queima meia-dúzia de pneus, trava o trânsito e consegue que os "gatos" não sejam fiscalizados e o governo federal ainda dá um desconto monstruoso nas contas de energia, que ficam quase de graça. A água é subsidiada por uma tarifa "social". Se a escola do menino começa a ficar esculhambada, os pais quebram tudo, nas favelas de São Paulo ou do Recife, e o governo corre atrás para consertar. Se as ruas ficam esburacadas (como recentemente, aqui, em Salvador, em Águas Claras), o povo bota fogo em pneus, tranca a rua e o governo corre atrás de asfaltar as vias.
Quer dizer, as classes populares, no Brasil, estão ATUANTES e VITORIOSAS. Além de ganhar dinheiro "DE GRÁTIS" através de programas ditos de "transferência de renda".
As classes populares, portanto, não são formadas de carneiros. Pelo contrário, são verdadeiros leões.

A CLASSE MÉDIA É QUE É OTÁRIA

Na verdade, a única classe brasileira que não está levando nada pra casa, paga tudo e fica calada, é a classe média. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), são 95 milhões de pessoas. Claro que este cálculo inclui a "nova classe média" vinda das eras FHC e Lula, gente que ganha entre R$1,5 e R$2,5 mil por mês.
Esta galera paga 40% de impostos em tudo que ganha. É a única classe que não tem favorecimento algum. Pelo contrário. Os governos federal, estaduais e municipais cobram SOBRETAXAS sobre imóveis, automóveis, gasolina, IPVA, energia, água etc. quando são consumidos pela classe média.
Dou dois exemplos: um automóvel de classe média, um 2.0, tem mais de 50% de seu preço aumentado por impostos. Já uma motocicleta para as classes populares tem renúncia fiscal do governo para que fique mais barata.
A conta de energia elétrica das classes populares tem desconto que a reduz a míseros 17 reais ao mês. Já a conta de energia da classe média, tem uma sobretaxa para CUSTEAR o desconto dado às classes populares.
Isso sem falar no IPTU nas metrópoles, por exemplo, que NÃO É COBRADO nos bairros populares, mesmo que o sujeito tenha uma casa de quatro andares, como se vê nas favelas, mas é COBRADO COM FÚRIA nos bairros de classe média, tendo aumentos sobre aumentos, todos os anos, mesmo que seja um apartamento de um quarto só...
Quer dizer, as classes médias no Brasil são as únicas que deveriam estar revoltadas, pois além dos impostos indiretos embutidos no palito de fósforo, na cerveja, na roupa e no automóvel, tem o Leão da Receita no seu encalço todo o mês, COBRANDO NA FONTE, no salário mensal, que já vem descontado.
É uma classe social que sustenta o Estado Brasileiro e NÃO RECEBE NADA em troca, pois não usa os serviços de saúde, educação, transporte ou qualquer outro oferecido pelo Estado. E é uma classe que NÃO TEM representação política alguma, pois os senadores e deputados, apesar de só estarem representando a si mesmos, PUBLICAMENTE SÓ FALAM EM ESTAR REPRESENTANDO AS CLASSES POPULARES, o discurso do "dando mais a quem precisa mais".

RESUMO DA ÓPERA

Nem os ricos nem os pobres no Brasil estão parados, nem são carneiros indo para o abate. Pelo contrário, usufruem de tudo que o Estado Brasileiro pode dar e conseguem tudo como leões, seja com "lobbies" (os primeiros) ou com revoltas (os segundos): quem está parado e pagando a conta é a classe média. Só ela.

5 comentários:

  1. tadinha da classe média...

    sugiro que, como saída para esse impasse, abdique de suas vestes e passe a esmolar, como são frassisco de assis.

    fala sério, oh meu!!!!

    ResponderExcluir
  2. E é uma classe que merece o que passa. isso voce não escreveu. essa classe só tá proeoucupada com ela mesma. porisso se lenha.

    ResponderExcluir
  3. Assino embaixo... a questão dos impostos é uma grande safadeza.

    ResponderExcluir
  4. eu sou um otario que pago direto da minha "fronte" e fonte e ainda declaro sou duplamente otáaaaaaaaariooooo..............

    ResponderExcluir